Por que Avatar: A Lenda de Aang não teve uma quarta temporada? 

Capa da Publicação

Por que Avatar: A Lenda de Aang não teve uma quarta temporada? 

Por Melissa de Viveiros

Avatar: A Lenda de Aang foi um dos maiores sucessos da Nickelodeon, dando origem a toda uma franquia. Além de A Lenda de Korra, a série continuou a ser desenvolvida por meio de quadrinhos, e ganhará novas produções no futuro, contando com um estúdio dedicado a isso. Todo esse impacto, no entanto, não garantiu que a produção recebesse uma quarta temporada, algo que confundiu muitos fãs. Afinal, se são quatro elementos e um livro por elemento, não deveriam ser quatro temporadas?

Existem muitos rumores sobre o planejamento da série contar com uma temporada que nunca foi desenvolvida, e até mesmo de temas e desenvolvimento que essa suposta adição traria à trama. Aqui, explicamos o que realmente aconteceu, quais eram os planos dos criadores da série e qual seria a história da quarta temporada de Avatar.

Por que Avatar não teve uma quarta temporada?

A história de Aang e seus amigos teria quatro temporadas?

A história de A Lenda de Aang é dividida em livros, cada um representando um elemento. Enquanto a primeira temporada é o Livro 1: Água, o segundo e o terceiro livros são TerraFogo, respectivamente. A ausência do Ar sempre levou a muitas especulações sobre uma quarta temporada que teria sido descartada, e esses rumores foram reforçados quando o líder da narrativa na série, Aaron Ehasz, foi ao Twitter falar sobre seus planos para ela.

Em resposta a alguns questionamentos sobre esses planos, Ehasz sugere que sempre acreditou que o projeto teria quatro temporadas. Apesar disso, pouco depois ele volta atrás, dizendo que houve um momento onde a quarta temporada era dada como certa, acrescentando que isso mudou por causa do filme live-action dirigido por M. Night Shyamalan.

Após os fãs pedirem por mais explicações, ele disse:

“Eles [Mike DiMartino e Bryan Konietzko] originalmente planejaram 3. Nós discutimos uma quarta e pareceu que íamos fazer. Então M. Night veio e eles voltaram para o plano original. Foi isso que aconteceu!”

Assim, de acordo com o que o roteirista afirma, a quarta temporada de Avatar teria sido cancelada para o desenvolvimento do filme live-action. Isso, no entanto, foi desmentido pelos criadores da série, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. Em entrevista à Polygon, eles foram questionados sobre estes rumores. Em sua resposta, Konietzko foi categórico ao afirmar que a suposta quarta temporada nunca foi planejada:

“Nunca haveria uma temporada 4, nem da nossa parte, nem da Nickelodeon. Mike e eu planejamos Avatar para ser um arco de três temporadas lá no nosso projeto inicial em 2002, e em 2008 nós finalizamos a história que nos propusemos a contar.”

DiMartino complementa, relatando que eles sequer tinham planos de continuar a história de Aang até receberem a proposta de fazer as histórias em quadrinhos:

“Nós terminamos a série exatamente como pretendíamos. Não consideramos continuar a história de Aang até a Dark Horse Comics nos propor a ideia de retornar a Avatar por meio de graphic novels. E nesse ponto trabalhamos com o escritor Gene Luen Yang para expandir a história além da série animada.”

Criadores de Avatar negaram que live-action teria sido motivo para cancelamento de uma quarta temporada do desenho.

Vale notar também que os criadores de Avatar não estavam envolvidos com o desenvolvimento do longa, já que não trabalharam no projeto. Em 2014, a dupla comentou em entrevista sobre o live-action demonstrando sua insatisfação e afirmando que sequer queriam que o filme fosse feito:

“A) Nós não queríamos que fosse feito de jeito nenhum. Antes de qualquer um estar envolvido com o projeto, nós não queríamos. E então, B) Se estava sendo feito, nós queríamos fazer, mas eles não deixaram. C) Quando escolheram Night [Shyamalan], nós só pensamos, ‘Bom, isso é o que recebemos. Vamos só oferecer ajuda quando nos pedirem, e se não pedirem, vamos ficar fora do caminho’. No começo, foi mais positivo e oferecemos ajuda, mas então tivemos uma grande briga e, tanto faz, é uma longa história.”

Desse modo, apesar do que o roteirista afirmou anteriormente, os próprios criadores da série negam que chegaram a pensar em uma quarta temporada, ou mesmo que a Nickelodeon tenha tentado desenvolver essa ideia. Isso significa que a produção do filme de M. Night Shyamalan não teve impacto algum na decisão, já que esse sempre foi o plano dos showrunners da série.

Qual seria a história da quarta temporada de Avatar?

Como explicado, nada além do relato de Ehasz indica que realmente haviam planos para uma quarta temporada. Assim, tudo que se sabe sobre a possível história vem do que o roteirista disse. A versão dele, porém, entra em conflito com a dos criadores da série, o que pode indicar que esses planos não ocorreram de verdade.

Suposta quarta temporada traria arco de redenção de Azula, de acordo com roteirista.

Ainda assim, ao falar sobre o assunto, o principal roteirista de Avatar enfatizou que a quarta temporada daria grande desenvolvimento a Azula, apresentando um arco de redenção para a personagem. Em seus tweets, ele começa dizendo que este sempre foi seu plano para ela, e explica que seria um desenvolvimento longo e mais complexo que o arco de Zuko.

Ehasz também afirma que o príncipe da Nação do Fogo teria um papel importante na jornada de sua irmã, servindo como guia e apoio, tal como o Tio Iroh foi para ele. Ele explica:

“Apesar de tudo, seu irmão Zuko estaria lá para ela. Acreditando nela, apoiando ela, fazendo seu melhor para entender e ajudá-la a segurar essa dor que ela não consegue mais segurar sozinha. Zuko — paciente, misericordioso, e incondicionalmente amoroso — todas qualidades que ele ganhou do Tio Iroh. É assim que ela iria sair dali, e mudar. Com a fé e o amor de alguém que ela havia machucado, mas que ficou ao seu lado apesar disso. Do mesmo jeito que ele foi salvo pela fé e amor de alguém que ele havia machucado, mas que ficou ao lado dele. E eu sempre imaginei que após chegar ao outro lado, ela seria uma dessas pessoas que compartilha seus sentimentos demais o tempo todo de maneira hilária, e que ela pediria desculpas com um pouco de exagero. Como uma versão Canadense da Azula.”

A história de Avatar: A Lenda de Aang vai ter continuação?

A história de Aang já possui continuações. Além de A Lenda de Korra, que é uma sequência indireta, existem os quadrinhos, que lidam diretamente com o que aconteceu com o protagonista e seus amigos após os eventos do desenho. Nas HQs, muitas das mudanças na sociedade, que foram apresentadas no segundo desenho, tem sua base estabelecida, além da trama mostrar os personagens aprendendo a navegar sua posição em um mundo que está se recuperando da guerra e controle exercido pela Nação do Fogo.

História da série original tem continuação em HQs publicadas pela Dark Horse.

Ainda assim, existe a possibilidade de que eventualmente a narrativa receba uma continuação em série animada. Este ano, a Nickelodeon anunciou a fundação do Avatar Studios, divisão voltada para este universo sob o comando dos criadores dele, Konietzko DiMartino. Já se sabe que o projeto pretende expandir o universo criado pela dupla, embora ainda não tenha sido revelado se isso ocorrerá somente por meio de novas produções. É possível que, por meio do estúdio, aconteça um retorno à história de Aang, explorando eventos que ainda não aconteceram ou dando sequência direta ao desenho original.

Fique com: