Avatar: Ordem de leitura das HQs da franquia

Capa da Publicação

Avatar: Ordem de leitura das HQs da franquia

Por Melissa de Viveiros

A franquia Avatar surgiu com A Lenda de Aang em 2005, mas se expandiu para muito além do desenho original com o passar dos anos. Além da sequência, A Lenda de Korra, a trama da série teve uma continuação mais direta por meio de quadrinhos dedicados a explorar mais a fundo o que aconteceu com Aang e seus amigos após a derrota do Senhor do Fogo Ozai. Posteriormente, a história de Korra também ganhou uma continuação nos quadrinhos.

Nesta lista, apresentamos as HQs e a ordem de leitura para quem quer se aventurar nesse mundo. Vamos lá?

Imagem de capa do item

Team Avatar Tales

Antes das HQs que dão sequência à trama, a série conta com alguns volumes únicos. A maior parte destes são histórias bem curtas, lançadas ao lado de histórias de outras franquias em edições especiais gratuitas de um evento chamado Free Comic Book Day.

Outras estão contidas em um volume chamado de Team Avatar Tales. A primeira delas cronologicamente é Relics, que apresenta uma curta história seguindo Aang, Katara e Sokka durante a primeira temporada da animação. Origami, outra história curta presente na coletânea, também se passa durante a série, mas em algum momento da terceira temporada.

Outros contos apresentados, como Sokka's Poem e Toph and the Boulder não deixam explícito em que ponto se passam, por serem bem separados da trama principal. Ainda assim, deixá-las para após a série parece ser a melhor opção.

Além dessas histórias, são apresentadas também Rebound, Shells e Sisters, todas ocorrendo depois da série animada. Vale notar que Rebound lida com os eventos de The Promise, então é importante ler essa outra HQ antes dela.

Imagem de capa do item

Katara and the Pirate's Silver

Em ordem cronológica, Katara and the Pirate's Silver se passa antes mesmo de algumas das histórias presentes em Team Avatar Tales. Mais especificamente, a trama dessa HQ se localiza após os eventos do nono episódio do Livro 2, Trabalho Amargo. Esta foi a primeira obra lançada em volume único, ou seja, uma história maior e completa, diferente dos contos anteriores, e que não foi dividida em três partes como a maioria dos quadrinhos da franquia.

Quem protagoniza a narrativa é Katara, que acaba sendo separada do restante da equipe quando eles atravessam um bloqueio da Nação do Fogo. Ao evitar projéteis de seus inimigos, Appa joga a garota na água acidentalmente.

Sem conseguir se reunir com os outros, a dobradora de água precisa evitar ser capturada por meio de uma aliança com um bando de piratas. Mas, para que eles a levem para além do bloqueio, ela precisa provar que é forte o bastante para enfrentar qualquer um.

Imagem de capa do item

Suki, Alone

Apesar de ser o lançamento mais recente, tendo estreado em julho deste ano, Suki, Alone é uma das primeiras histórias em ordem cronológica. Isso porque a trama, como o título indica, é toda sobre Suki, se passando especificamente no período que antecede o episódio 14 do Livro 3, A Rocha Fervente. Assim como a HQ de Katara, essa é uma história em volume único.

A premissa da história é que, tendo sido capturada pela Nação do Fogo, Suki é levada para a prisão mais segura do país. Lá, ela precisa lidar com estar completamente sozinha, sem o Time Avatar ou as outras Guerreiras Kyoshi.

Em meio a isso, ela decide construir uma nova comunidade com os outros prisioneiros. Isso não é tarefa simples, no entanto, já que confiança não é algo facilmente encontrado entre pessoas assustadas. Assim, ela precisa encontrar um meio de alcançar seu objetivo com mais do que palavras de encorajamento.

Imagem de capa do item

The Promise

The Promise é a HQ que deu início à série de sequências diretas, sendo lançada em 2012. Ela continua a história de Aang e seus amigos, tendo início pouco depois do fim do desenho. Aqui, o principais personagens são o Avatar e Zuko, o novo Senhor do Fogo.

Apesar de a guerra ter acabado, os dois precisam lidar com a tensão ainda presente no mundo nesse período de grande mudança. Tentando resolver a situação em uma das antigas colônias da Nação do Fogo antes que a situação piore, eles adotam abordagens um pouquinho diferentes. Isso leva os dois personagens, que se tornaram grandes amigos no fim da animação, a um caminho perigoso que pode colocá-los um contra o outro novamente.

Para tornar tudo ainda mais dramático, Zuko pede a Aang que faça uma promessa a ele: caso ele comece a seguir o caminho de seu pai, Ozai, ele quer que o Avatar garanta que irá pará-lo a qualquer custo -- mesmo que precise matá-lo. É dessa promessa que vem o nome da HQ, que conta com três partes, assim como a maioria das publicações da série.

Imagem de capa do item

The Search

A segunda HQ da série foi lançada em 2013, e também é composta por três partes. Dessa vez, o foco da trama é um dos grandes mistérios deixados pela série animada: a busca pelo que aconteceu com Ursa, a mãe de Zuko.

Como resultado, o foco dessa vez é a família real da Nação do Fogo, incluindo a história de Ursa e Ozai desde sua juventude. Aqui, Azula também volta a aparecer, já que a trama mostra um pouco mais de seu destino após a animação, revelando que ela foi colocada em uma instituição de saúde mental.

Apesar do estado da personagem, ela acompanha Zuko na busca pela mãe dos dois. Aang, Sokka e Katara também aparecem na busca, que finalmente responde o que aconteceu com Ursa.

Imagem de capa do item

The Rift

Em seguida, vem a HQ The Rift, de 2014. A história volta a dar ênfase ao time Avatar aqui, além de dar alguns passos na construção do universo que vemos em A Lenda de Korra. Assim como as outras, ela é composta por três partes.

Nesse ponto da história, Aang já é um garoto de 14 anos, e dá início à criação da Cidade República. Toph também tem maior participação nessa trama, que lida um pouco com a relação dos dois e a oposição entre se apegar demais a tradições e ligar apenas para o futuro, sem se importar com o passado.

Na trama, a equipe Avatar se prepara para o Festival de Yangchen, celebração tradicional dos Nômades do Ar que não acontece há mais de 100 anos. Nesse período, Aang começa a receber mensagens misteriosas do espírito da Avatar Yangchen, dando início a uma investigação sobre o que está acontecendo no local.

Imagem de capa do item

Toph Beifong's Metalbending Academy

Outro quadrinho com um único volume, Toph Beifong's Metalbending Academy foi lançada no começo deste ano, em fevereiro. A história se passa entre as trilogias principais, mais especificamente após The Rift e antes de Smoke and Shadow.

Na trama, Toph passa a viver uma vida simples transformando dobradores de terra em dobradores de metal. Sua academia conta até com a infraestrutura apropriada, mas ela começa a se entediar das tarefas diárias. Assim, os antigos alunos dela, Penga, Ho Tun e The Dark One, passam a ajudá-la com sua carga de trabalho.

Além da dobradora de terra, Suki e Sokka também aparecem na história.

Imagem de capa do item

Smoke and Shadow

Nessa história em três partes, a história volta a ter foco nos personagens da Nação do Fogo. Smoke and Shadow foi lançada entre 2015 e 2016, e dá sequência aos eventos dos quadrinhos anteriores.

Dessa vez, Zuko precisa lidar com um novo desafio como Senhor do Fogo: a parte dos cidadãos que ainda apoia Ozai. Com o auxílio de Aang e Mai, ele enfrenta um misterioso grupo que se denomina Sociedade Nova Ozai, cujo objetivo é derrubar o novo governante e restaurar seu pai ao trono.

As coisas se tornam ainda mais complicadas com a atuação dos misteriosos espíritos malignos chamados de Kemurikage, que colocam em risco diversas crianças da Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

North and South

Em seguida vem a HQ North and South, lançada entre 2016 e 2017. O foco dessa vez é em Sokka, Katara e suas relações familiares, bem como as duas Tribos da Água.

No início da trama, os irmãos retornam à sua tribo, encontrando um lugar em desenvolvimento que se tornou muito diferente da pequena vila onde eles cresceram. Os dois logo encontram seu pai, Hakoda, que é o atual chefe da tribo, descobrindo também que Malina, uma mulher da Tribo da Água do Norte, teve um grande papel nas mudanças em seu lar.

Em meio a todas essas mudanças, os dois precisam lidar com o que elas significam para eles. Além disso, as coisas se tornam um pouco mais pessoais com o envolvimento romântico entre Hakoda e Malina.

Imagem de capa do item

Imbalance

Imbalance dá sequência aos eventos anteriores em mais uma HQ dividida em três partes. Lançada entre 2018 e 2019, a trama tem início com a tensão sendo formada entre dobradores e não-dobradores.

Na história, o Time Avatar se reúne novamente, chegando a uma indústria onde não são bem recebidos. Isso acontece por causa das crescentes disputas entre aqueles que são capazes de utilizar dobras e os que não são. Isso os leva a tentar resolver o conflito, que continua se tornando cada vez pior. Assim, o Avatar precisa encontrar uma solução que deixe ambas as partes contentes.

Como o resumo indica, a base para muitos conflitos importantes que ocorrem em A Lenda de Korra começa a ser estabelecida aqui. Além disso, a história lida com a industrialização, outro tema muito presente na segunda série animada.

Imagem de capa do item

Free Comic Book Day

Assim como as HQs de A Lenda de Aang, a história de Korra recebeu algumas histórias curtas como parte da celebração do Free Comic Book Day.

A primeira delas, Friends for Life, conta como a protagonista conheceu Naga, sua cão-urso-polar. Assim, a história mostra Korra ainda criança, se passando antes dos eventos principais do desenho dela.

Já as outras duas histórias, Lost Pets e Clearing the Air tem alguns elementos que são mostrados apenas no último livro de A Lenda de Korra, sendo melhor lê-las após assistir ao desenho.

Imagem de capa do item

Turf Wars

A primeira HQ que dá sequência aos eventos de A Lenda de Korra de modo direto é Turf Wars, que tem início exatamente onde o desenho termina. Assim, vemos Korra e Asami juntas, explorando o mundo espiritual.

Lançada entre 2017 e 2018, a história se aprofunda no relacionamento das duas, bem como no impacto que a conexão direta entre o mundo humano e o mundo dos espíritos tem em ambos os lados. Desse modo, Korra precisa lidar com novas ameaças enquanto navega esse novo relacionamento e como outras pessoas reagem a ele, além de cumprir seu papel de Avatar, sendo a ponte entre os conflitos de humanos e espíritos.

Imagem de capa do item

Ruins of the Empire

A segunda trilogia de HQs de A Lenda de Korra (e última até o momento), foi lançada entre 2019 e 2020. Sua história lida com a queda do império formado por Kuvira, dando sequência também à trama apresentada em Turf Wars.

Aqui, o futuro do Reino da Terra é ameaçado por seu passado às vésperas das primeiras eleições da nação. Enquanto Kuvira tenta recuperar sua honra, o comandante Guan ameaça a paz construída por Korra ao tentar tomar o poder para si. Para evitar isso, Korra e Kuvira precisam trabalhar juntas, só assim podendo garantir o futuro do Reino da Terra.