Capa da Publicação

Watchmen: Roteirista revela planos para adaptar filme para os dias atuais

Por Matheus Takahashi

Algo que faz parte da elaboração da trama de Watchmen, tanto no filme quanto na obra original das HQs, é a ambientação da história para os anos 80. Porém, um dos roteiristas da adaptação cinematográfica, David Hayter, revelou que haviam planos para trazer a trama para os tempos atuais, além de mostrar um final alternativo para os eventos do filme.

Veja mais sobre Watchmen:

Watchmen: Explicado como a máscara do Looking Glass foi feita

Irmã Noite ganha versão alternativa em arte conceitual de Watchmen

[Quiz] Watchmen: Você sabe tudo sobre a HQ?

Em entrevista a um podcast (via Comic Book), o roteirista comentou sobre os planos não-utilizados na elaboração do roteiro de Watchmen. Em um final alternativo, por exemplo, o roteirista diz que Ozymandias seria morto pelo Coruja, com o auxílio de sua nave, e o Doutor Manhattan teria um vídeo divulgado ao público onde ele estaria armando as bombas que destruíram as principais cidades do mundo – obviamente, um vídeo forjado para culpá-lo pelos ataques.

Hayter também explicou que, caso a trama fosse trazida para os dias atuais, a história teria que ser elaborada de uma forma bem diferente:

“Nós sabíamos que seria muito difícil criar o final dos quadrinhos”, disse. “O 11 de setembro também havia acontecido, e eu não achei que deveríamos mostrar corpos na Times Square, achei que seria inapropriado. Isso me inspirou em dizer que as pessoas deveriam apenas explodir e virarem sombras, como foram pintadas as sombras de Hiroshima na HQ original”.

Desta forma, David Hayter explica que a trama poderia ter tido um tom e uma ambientação bem diferente. Porém, ele afirma que boa parte da obra original foi mantida para que a mensagem do diretor Zack Snyder pudesse ser passada. A fala do roteirista também mostra como surgiu a ideia para uma das cenas finais, onde metrópoles do mundo todo são destruídas em explosões nucleares, diferente da HQ em que temos um ataque de uma lula alienígena gigante. 

Você acha que Watchmen poderia dar certo se a trama acontecesse nos tempos atuais? Comente o que você acha para nós, e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Matheus Takahashi

Geógrafo. Amante da cultura geek/nerd, mas ama mesmo super-heróis, jogos de luta e futebol. Conversa fácil sobre (quase) qualquer coisa

IG: t1takahashi TT: takamatheus