Warren Ellis, escritor de Castlevania e Homem de Ferro, responde acusações de assédio

Capa da Publicação

Warren Ellis, escritor de Castlevania e Homem de Ferro, responde acusações de assédio

Por Evandro Lira

Warren Ellis, um popular roteirista de quadrinhos e séries de TV, respondeu às acusações de má conduta sexual feitas por várias mulheres recentemente (via CBR).

Veja também:

Castlevania: Produtor revela os planos originais para a série

Castlevania tem quarta temporada confirmada pela Netflix

Roteirista de Castlevania diz que quarta temporada já está em desenvolvimento

A declaração de Ellis surge depois da escritora e editora Katie West afirmar que o artista lhe enviou textos de cunho sexual e pediu que ela lhe mandasse fotos nuas quando ela ainda era uma adolescente. Horas depois que West postou sua acusação, a musicista Meredith Yayanos e a editora Jhayne Holme também compartilharam suas próprias experiências abusivas com Ellis.

Agora, Ellis decidiu falar sobre o tema através de um comunicado no Twitter.

“Eu nunca me considero famoso ou poderoso, a ponto de fazer muitas piadas ruins sobre isso há vinte e poucos anos”, escreveu Ellis. “Realmente nunca me ocorreu que outras pessoas não pensavam da mesma maneira – que eu não estava engajado como igual quando dotado de atenção, mas agindo de uma posição de poder e privilégio. Não levei isso em consideração em várias de minhas interações pessoais e isso foi um erro que eu admito. Embora eu tenha feito muitas escolhas ruins no passado e tenha dito muitas coisas erradas, deixe-me esclarecer, nunca coagi, manipulei ou abusei conscientemente de alguém, nem nunca agredi ninguém. Mas eu ignorava de onde estava operando em um momento em que isso deveria estar claro e por isso tomo 100% dessa responsabilidade”.

Sem citar nomes, Ellis pede desculpas as pessoas a quem ele afirma ter magoado e também às pessoas a quem ele está associado, como amigos e colegas de trabalho.

“Sempre tentei ajudar e apoiar as mulheres em suas vidas e carreiras, mas magoei muitas delas que não tinha intenção de magoar. Eu sou culpado. Eu assumo a responsabilidade pelos meus erros. Farei melhor e, por isso, peço desculpas. Peço desculpas aos meus amigos e colaboradores por ter criado essa situação e espero que sejam tratados com gentileza. Erros e más escolhas da minha vida pessoal não estão neles, mas apenas em mim. Temos uma responsabilidade um pelo outro, todos os dias. E, no meu passado, decepcionei muitas pessoas. Espero que um dia seja digno da confiança e bondade que me foram depositadas por colegas e amigos.”

Por fim, o roteirista promete que vai continuar ouvindo, sempre em busca de ser um humano melhor.

“Vou continuar a ouvir, aprender e me esforçar para ser um ser humano melhor. Eu tenho procurado fazer as pazes com as pessoas, pois tenho consciência das minhas transgressões, e continuarei a fazê-lo. Pedi desculpas, peço desculpas e continuarei a pedir desculpas e a assumir total responsabilidade por minhas ações sem equívocos. Vou ficar quieto agora, ouvir mais do que falo, pois outras vozes importam muito mais do que as minhas agora.”

Warren Ellis é o criador de obras da DC como The Authority, Planetary e Transmetropolitan, bem como Ultimate Fantastic Four e Astonishing X-Nen da Marvel. Ellis também é o roteirista da série animada Castlevania.

Fique com: