The Last of Us: Part II pode ter sido banido em alguns países

Capa da Publicação

The Last of Us: Part II pode ter sido banido em alguns países

Por Matheus Takahashi

The Last of Us: Part II está na lista dos jogos mais aguardados de 2020, principalmente pelo sucesso feito no primeiro jogo. Porém, a Sony e a Naughty Dog, distribuidora e produtora do game, respectivamente, estão sendo notificadas de que o título não será lançado em alguns países, principalmente alguns que se localizam no Oriente Médio.

Saiba mais sobre The Last of Us:

The Last of Us Part II será um jogo divisivo, segundo diretor

The Last of Us Part II tem sua história detalhada em novo vídeo, assista

Sony já encontrou responsáveis pelo vazamento de The Last of Us Part II

Informações divulgadas no Reddit, (via CBR) afirmam que o jogo não está mais disponível para venda na PS Store nos Emirados Árabes e na Arábia Saudita. Apesar disso, avatares e temas relacionados a The Last of Us: Part II ainda estão disponíveis nesses países.

Algumas pessoas acreditam que o motivo pelo bloqueio se deve ao fato do jogo conter cenas de nudez e conteúdo sexual, de acordo com a ESRB. Porém, jogos como Cyberpunk 2077, que tem uma classificação indicativa similar, continua disponível para pré-venda digital.

Isso faz com que os fãs e a comunidade geek em geral acreditem que o banimento se deve à rejeição de temas LGBTQ+ que o jogo deverá explorar durante sua campanha – países do Oriente Médio são bastante conhecidos por suas políticas adversas ao tema. A protagonista do jogo, Ellie, foi confirmada como homossexual pelo diretor e roteirista de Part II, Neil Druckmann, e isso deverá ser uma parte importante na trama da personagem.

Tal notícia pode ser frustrante para os fãs do jogo nesses países, mas não seria a primeira vez que esses países bloqueiam conteúdo de mídia por conter cenas ou personagens LGBTQ+. Filmes como Star Wars: a Ascensão Skywalker e Dois Irmãos: uma Jornada Fantástica já tiveram cenas removidas ou foram simplesmente proibidos nesses países.

Para o resto do mundo (pelo menos onde o jogo não for barrado), The Last of Us: Part II estará disponível para ser jogado no PlayStation 4 no dia 19 de junho.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Matheus Takahashi

Geógrafo. Amante da cultura geek/nerd, mas ama mesmo super-heróis, jogos de luta e futebol. Conversa fácil sobre (quase) qualquer coisa

IG: t1takahashi TT: takamatheus