Tenet: Christopher Nolan explica inversão temporal do filme

Capa da Publicação

Tenet: Christopher Nolan explica inversão temporal do filme

Por Gus Fiaux

Com previsão de lançamento para o final do mês que vem, Tenet é o mais novo filme dirigido e escrito por Christopher Nolan (Trilogia do Cavaleiro das Trevas, A Origem). Desde que foi anunciado, o longa está envolto em mistérios e segredos, e muitos estão curiosos para a trama de espionagem internacional que envolve viagem no tempo.

Abaixo, veja mais notícias de Tenet:

Tenet: O que já sabemos sobre novo filme de Christopher Nolan

Sinopse oficial de Tenet é tão confusa quanto o trailer

Mulher-Maravilha 1984 e Tenet são adiados

Agora, o Entertainment Weekly divulgou novas imagens do longa-metragem, incluindo a capa da edição que contém uma matéria especial do filme. Além disso, saíram também declarações do diretor a respeito do filme e seus personagens.

Kenneth Branagh (Harry Potter e a Câmara Secreta, Assassinato no Expresso do Oriente), que também está no filme, falou um pouco sobre o que podemos esperar. Ele disse que o longa vai tratar de uma ameaça maior que um holocausto nuclear, e ainda comparou Tenet a outros filmes de sucesso dirigidos por Nolan:

“É um longa de espionagem com uma ameaça global. Um holocausto nuclear não é o maior desastre que poderia acometer a humanidade. ‘Tenet’ discute uma possibilidade ainda pior, e é narrado de uma forma bem complexa, que continua as ideias de Chris Nolan no cinema desde ‘Amnésia’, ‘Interestelar’ e ‘A Origem’.”

Logo em seguida, chegou a vez de Christopher Nolan falar um pouco sobre seu próximo filme. De acordo com ele, o longa vai lidar com a ideia de “inversão temporal” – algo que já havia sido estabelecido nos trailers e entrevistas posteriores. Aqui, Nolan tentou explicar melhor como funciona essa dinâmica de inversão:

“[‘Tenet’] lida com o tempo e as diferentes formas que ele pode funcionar. Não quero entrar em uma aula de física, mas a inversão é a ideia de que um material teve sua entropia invertida, então está ‘andando para trás’ no tempo, no que é relativo para nós.”

Em seguida, Nolan falou também a respeito de John David Washington, o ator que vai viver o personagem principal do longa – identificado como “Protagonista”. Ele disse que há paralelos entre o personagem e James Bond, da franquia 007. Contudo, Nolan diz que o Protagonista é uma figura mais “acessível emocionalmente”:

“Estamos lidando com um mundo de espionagem, de identidades secretas. [John David] interpreta um agente que é conhecido pelo termo ‘Protagonista’. ‘Tenet’ é o nome da organização à qual o Protagonista é induzido… Ele é uma presença no coração do filme, mas diferente de [James] Bond, ele possui uma acessibilidade emocional calorosa.”

O filme estava originalmente programado para chegar aos cinemas em 17 de julho, mas devido à crise do Coronavírus, o filme agora só chegará em 31 de julho, nos Estados Unidos. A Warner Bros. confirmou, através de seu Twitter brasileiro, que o longa chega em território nacional no dia 13 de agosto. Contudo, é importante ressaltar que essa data está sujeita a mudanças, devido à rápida ascensão do vírus no Brasil.

Confira as novas fotos do filme abaixo:

Tenet chega aos cinemas norte-americanos no dia 31 de julho. No Brasil, o filme está previsto para 13 de agosto.