Saiba por que a Marvel não faz um filme solo do Hulk

Capa da Publicação

Saiba por que a Marvel não faz um filme solo do Hulk

Por Gus Fiaux

Considerado um dos personagens mais populares da Marvel nos quadrinhos, o Hulk tem uma presença muito marcante fora das HQs. O herói já protagonizou séries animadas, games e até mesmo alguns filmes – um deles inclusive situado no Universo Cinematográfico da Marvel.

Porém, alguns fãs ainda acham estranho o fato de que, depois de O Incrível Hulk, de 2008, o Gigante Esmeralda nunca mais teve um filme solo – se tornando o único personagem do MCU a não contar com sequências de sua própria aventura nos cinemas. E isso acontece por uma questão bem simples.

Veja mais notícias do Hulk nas HQs e no cinema:

Mark Ruffalo não sabe se o Hulk retornará ao MCU

Nova HQ da Marvel mostra Hulk com uniforme de herói inusitado

Thor, Hulk, Loki e mais personagens aparecem com visuais alternativos em artes de Ragnarok

Nos anos 90, a Marvel estava à beira da falência, e para se salvar, vendeu os direitos de adaptação de seus personagens mais populares para outros estúdios. Os X-Men e o Quarteto Fantástico ficaram com a Fox, o Homem-Aranha ficou com a Sony e o Incrível Hulk ficou com a Universal Pictures. 

Porém, o acordo entre a Casa das Ideias e a Universal inclui não apenas os direitos de produção dos filmes, como também a distribuição desses filmes – que inclui custos e lucros com marketing, divulgação e campanhas publicitárias, além do lançamento nas salas de cinema.

Os direitos de produção do personagem retornaram para Marvel, mas os de distribuição continuaram com a Universal. Quando a Marvel passou para as mãos da Disney, em 2009, o estúdio do Mickey Mouse viu pouca vantagem em continuar a produzir filmes solos do Gigante Esmeralda, já que isso implicava em um lucro menor.

Por isso, desde então, o personagem não ganha um filme solo, e é limitado à sua participação em filmes de equipes e crossovers no MCU, como Os Vingadores e Thor: Ragnarok. Dessa forma, a Disney pode usar o personagem à vontade sem ter que dividir o lucro com outro estúdio, como seria caso um filme solo do personagem fosse desenvolvido.

No entanto, vale mencionar que há rumores de que a Marvel já conseguiu de volta os direitos completos do personagem – algo que ainda não foi confirmado por nenhuma fonte oficial. Se esse for o caso, é possível que o estúdio desenvolva algo para o herói no futuro, mas até o momento, parece que o personagem está com o futuro incerto no Universo Cinematográfico da Marvel. 

Na galeria abaixo, fique com algumas artes conceituais do herói em Vingadores: Ultimato:

Se o Gigante Esmeralda não vai ganhar nada em breve, vale lembrar que a Mulher-Hulk terá sua própria série solo no Disney+.