Criador de The Walking Dead diz ter sido tratado como lixo pela Marvel

Capa da Publicação

Criador de The Walking Dead diz ter sido tratado como lixo pela Marvel

Por Gus Fiaux

No ramo dos quadrinhos, muitos sabem que a Marvel e a DC Comics são um ponto alto para a carreira de muitos escritores e ilustradores. Ainda assim, as duas empresas mostram um grande controle criativo que irrita muitos artistas do meio dos quadrinhos. Recentemente, Robert Kirkman, o escritor de The Walking Dead, falou um pouco sobre sua péssima experiência trabalhando para a Marvel.

Abaixo, veja mais notícias envolvendo Robert Kirkman e The Walking Dead:

The Walking Dead: Robert Kirkman revela como quase inseriu alienígenas nas HQs

The Walking Dead: Robert Kirkman afirma que já mudou o final dos quadrinhos

Criador de The Walking Dead se arrepende de ter enganado fãs das HQs

Recentemente, Robert Kirkman deu uma longa entrevista ao ComicTropes, onde falou um pouco sobre como foi o período de 2004 a 2010 em que trabalhou na Marvel. O escritor já havia começado seu trabalho em The Walking Dead e foi chamado para a Casa das Ideias, onde assumiu títulos como Zumbis Marvel Ultimate X-Men. Na entrevista, ele disse que sempre teve choques criativos com os editores da empresa:

“Eu pensava: ‘Por que você colocou um balão de fala na capa da minha HQ sem me dizer ou me pedir, ou sem me deixar escrever o diálogo? Ou, eu não sei, me deixar fazer o balão de fala?’ Tipo, ‘Esse é um balão de fala feito, eu não gosto desse diálogo, eu teria tomado um tempo para fazer isso do jeito certo. Eu não sei por que vocês não me deixaram fazer isso’.”

Kirkman fala que a inimizade entre ele e o editor-chefe Joe Quesada chegou a um nível tão alarmante que a Marvel parou de promover muitas HQs suas, que eram consideradas pouco lucrativas. Apesar disso, ele admite que sempre foi realista a respeito de seu alcance, enquanto trabalhou com a Marvel:

“Chegou ao ponto em que eles não queriam promover algumas HQs minhas. Porque minhas HQs eram de ‘baixo nível’, e há um orçamento para o marketing. Isso só faz sentido se os quadrinhos vão dar lucro, em oposto aos quadrinhos que não vão dar nenhum tipo de lucro. E há outra coisa: eu estava sendo completamente realístico sobre o meu alcance – ou falta disso – na Marvel, quando eu estava lá.”

Em seguida, Kirkman também comparou o trabalho na Marvel – que, de acordo com ele, era “muito restritivo“, ao trabalho na Image Comics, a editora que publicou originalmente The Walking Dead e outros títulos do escritor. De acordo com ele, muitos editores viam seu cuidado com as HQs como uma espécie de arrogância, e isso causava conflitos constantemente:

“Você quer que eu escreva essas HQs e tente não vendê-las? Eu não entendo. Veja, o ponto é que eu era um escritor auto-publicado que tinha ido trabalhar na Image, e a Image é um ambiente muito livre. Se você já publicou algo por conta própria, a Image é o melhor lugar para se estar, porque você é capaz de fazer tudo. Então, quando eu fui para a Marvel, era tipo: ‘Eu não posso fazer nada disso. Estou tentando tomar conta das coisas. Estou tentando ajudar’. E isso não foi uma boa ideia. Eles entenderam isso como arrogância. Como se eu estivesse dizendo: ‘Eu sou melhor que eles e posso fazer isso’. Não, eu só ligo para as HQs, muito mais que muitos escritores ligam. Eu ligo para todos os aspectos de um quadrinho.”

Por fim, ele relembrou um grande atrito que teve com Joe Quesada. Na época, ele estava escrevendo Ultimate X-Men e havia um grande evento envolvendo os Filhos do Átomo e o Homem-Aranha. Ele conta que a editora queria forçá-lo a escrever uma cena muito importante do Noturno, mas que seria compilada em um encadernado do Homem-Aranha, o que forçaria os leitores de Ultimate X-Men a comprarem as revistas de outro herói.

Ele explica que, ao confrontar Quesada sobre isso, o editor tomou uma linha defensiva e disse que ele só estava se preocupando com o dinheiro. Ainda assim, ele admite que nunca fez um bom lucro na Marvel, ao contrário de seu trabalho na Image, com títulos como Invincible e o já mencionado The Walking Dead:

“Como roteirista, se você está escrevendo ‘Ultimate War’, você não vai escrever uma história muito importante do ‘Homem-Aranha’ que é integral para a continuidade e que vai estar faltando quando você ler os encadernados do Homem-Aranha. E quando você está escrevendo ‘Ultimate Six’, você não vai fazer uma cena gigante dos X-Men que vai estar faltando nos encadernados dos X-Men. Então, estávamos planejando um evento do Universo Ultimate e eu disse: ‘Isso vai ser um evento dos X-Men, vai ter o Homem-Aranha. Como isso vai se encaixar?’ Então eu sei que teremos uma grande história com o Noturno, eu não vou tocar nesse evento, porque esse evento será reunido nos encadernados do Homem-Aranha. É uma questão básica, eu acho. E então Joe Quesada me manda um e-mail dizendo: ‘Por que você não se preocupa com a história antes de se preocupar com os seus royalties dos X-Men? Quem liga para onde uma história é encadernada e quem está pegando os royalties dessa história? Por que você não foca na escrita, o que há de errado com você?’ E a minha resposta, eu não acho que disse exatamente isso, mas a minha resposta foi: ‘Eu estou ganhando centavos por vocês, seus babacas. Eu estou fazendo muito dinheiro, no momento, com ‘Invincible’ e ‘The Walking Dead’, as minhas histórias estão indo bem. Eu estou ganhando migalhas aqui na Marvel e sou tratado feito lixo, e reclamam comigo o tempo inteiro por tentar colocar um nível extra de cuidado nos quadrinhos. E chegamos a isso: Eu acho que eles ficaram magoados com o fato de que eu não precisava deles, e isso era um problema constante’.”

Até o momento, a Marvel não comentou sobre o assunto. Joe Quesada já não é mais o editor-chefe da Casa das Ideias, e Kirkman não é o único roteirista que admite ter tido conflitos com ele. Ainda não sabemos se a empresa vai se posicionar sobre o assunto e dar uma réplica ao autor.

Abaixo, veja 10 mortes que adoramos ver na série de The Walking Dead: