Jogadores de Pokémon GO estão revoltados com mudança na forma de ganhar pokécoins

Capa da Publicação

Jogadores de Pokémon GO estão revoltados com mudança na forma de ganhar pokécoins

Por Matheus Takahashi

O jogo Pokémon GO trouxe novidades sobre a obtenção das pokécoins, as moedas virtuais que são utilizadas para comprar itens na loja do game. A Niantic divulgou, na última quarta (6), que há novas maneiras de se obter as moedas. Mas, aparentemente, os jogadores não gostaram muito disso.

O novo sistema, que, apesar de ter sido anunciado como ainda sob testes pela Niantic, está sendo implementado Austrália, faz com que os jogadores possam ganhar moedas extras ao cumprir algumas tarefas, como acertar uma bola curva, fazer arremessos perfeitos com a Pokébola e por aí vai. O máximo de moedas possível para se obter por dia pularia de 50 para 55.

Saiba mais sobre Pokémon:

Revelado detalhe sombrio de Pokémon da Equipe Rocket

Artista cria fusões sensacionais entre Digimon e Pokémon

Artista cria fusões maravilhosas entre personagens de Dragon Ball e Pokémon

A ideia parece boa, mas ela trouxe uma situação adversa: o jogo teve um nerf no tempo necessário para a obtenção de moedas ao resgatar um Pokémon deixado em um ginásio, que tem sido o meio mais útil e prático de conseguir mais moedas. No novo sistema, o treinador vai ganhar 1 moeda para cada 30 minutos que um Pokémon permanecer num ginásio (no atual sistema, o treinador ganha uma a cada 10 minutos), ao passo que o cumprimento de tarefas darão 5 moedas extras por dia.

Numa conta rápida, o atual sistema faz com que o jogador gaste pouco mais que 8 horas por dia defendendo um ginásio para conseguir o máximo de 50 moedas. No novo, o treinador precisará defender por 25 horas para conseguir as 50 moedas, mais as 5 extras. São mais de três vezes o esforço necessário para conseguir a mesma quantidade de moedas num ginásio.

As reclamações dos fãs pelas redes sociais pipocaram desde o anúncio. Fãs de áreas rurais alegam que não contam com muitos ginásios disponíveis para conseguir jogar no novo sistema, enquanto os de grandes centros urbanos dizem que não conseguem gastar tempo o suficiente para conseguir as moedas. O principal questionamento é que, ao invés de trazer novas maneiras de conseguir moedas pelo jogo, o novo sistema ajudará os jogadores mais hardcore, ao defender seus ginásios com mais frequência, tirando a chance dos mais casuais, ou “menos” frenéticos, avançarem nos jogos. 

O atual sistema faz com que a obtenção de 50 moedas diariamente valha a pena – por exemplo, um passe de raide custa dois dias de esforço, ou 100 moedas. No novo sistema, o jogador vai ter muita dificuldade em conseguir o máximo de moedas, gastando mais tempo e esforço, mesmo jogando em casa, para progredir no jogo. Se a Niantic vai fazer algo a respeito dessa situação ou não, só saberemos em breve.

Veja também: