Desenvolvedor explica porque PlayStation 5 pode não rodar jogos de PS3, PS2 e PS1

Capa da Publicação

Desenvolvedor explica porque PlayStation 5 pode não rodar jogos de PS3, PS2 e PS1

Por Evandro Lira

Será que o PlayStation 5 será compatível com os jogos de consoles passados? Até o momento, a Sony confirmou que o PS5 rodará alguns dos jogos de PS4, mas não deu nenhum posicionamento sobre os títulos de PS3, PS2 ou PS1.

Sobre esse tema, Marc-Andre Jutras, diretor técnico da Cradle Games – criadores de jogos como Hellpoint – acredita que dificilmente o novo console será compatível com jogos antigos e ele explica o porquê.

Veja também:

Horizon Zero Dawn 2 está sendo desenvolvido para o PlayStation 5

Preços do Playstation 5 e Xbox Series X podem ter sido revelados

Sony pode limitar a produção do PlayStation 5 nos primeiros meses

Para ele, é realmente frustrante que os jogos dos consoles passados não rodem no novo PlayStation, mas ele consegue entender as dificuldades dos desenvolvedores para tornar isso possível.

“Como jogador, é difícil entender essas coisas. Por que o PS5 não é compatível com o PS4, 3, 2, 1? Eu gostaria sim que eles pudessem encontrar uma maneira de lidar com isso e cobrir tudo, mesmo que não perfeitamente. Mas como desenvolvedor, no entanto, posso ver onde algumas coisas legais podem soar ruins nele, especialmente se o objetivo é vender jogos antigos em algumas lojas. Além disso, algumas empresas não existem mais e a licença desses títulos pode não ser tão fácil de conseguir. Também entendo que os consoles antigos podem ter algum tipo de DRM de hardware que pode impedir que os consoles mais novos leiam discos mais antigos.”

Por fim, Justras ainda tem esperanças de que a retrocompatibilidade seja uma realidade no futuro dos consoles:

“Mas para ser sincero, desejo que a compatibilidade com versões anteriores não seja mais uma novidade e apenas um recurso comum, que cobre todos os jogos.”

Por enquanto, a Sony não confirmou que o PS5 não rodará jogos de PS3, PS2 e PS1. Sobre isso, ainda podemos ter alguma surpresa. De qualquer forma, é melhor não esperar por isso, e focar nos lançamentos de PS5.

Fique com: