Por que a Mulher-Maravilha precisa de um jato invisível?

Capa da Publicação

Por que a Mulher-Maravilha precisa de um jato invisível?

Por Gus Fiaux

Mulher-Maravilha sempre foi uma das heroínas mais icônicas das HQs. Sua mitologia veio carregada de vários traços e influências muito importantes da mitologia grega, além de ter introduzido vários itens e artefatos icônicos aos quadrinhos da DC Comics. Por exemplo, podemos citar o Laço da Verdade e o infame Jato Invisível. 

Porém, este último sempre deixou os fãs com a pulga atrás da orelha – afinal de contas, para que a Mulher-Maravilha precisava de um avião se conseguia voar? Bem, o CBR explica muito bem. Quando Diana Prince surgiu nas HQs, em 1941, ela não podia voar da forma que consegue hoje em dia. Dessa forma, ela precisava de um meio de locomoção para auxiliá-la em suas missões.

Veja mais notícias de HQs da DC Comics:

Nova HQ mostra que Arqueiro Verde terá um grande legado nas histórias da DC Comics

DC Comics divulga data e capa de Batman: Três Coringas

HQ confirma que Dragon Ball existe no universo da DC Comics

A partir daí, os criadores da heroína – William Moulton Marston Harry G. Peter – criaram o jato invisível, que servia não apenas para levar a heroína aonde quisesse, como também agia furtivamente nas missões da princesa Amazona. Com o tempo, o jato foi se tornando inútil, depois que a heroína ganhou, de fato, os poderes de voo.

Com o reboot da Crise nas Infinitas Terras, a própria origem do jato foi estabelecida de uma forma diferente. Em uma história de John Byrne, intitulada Wonder Woman: Secret Files, é revelado que o avião é o presente de um povo subterrâneo que foi salvo por Diana Prince. A partir daí, o jato ganhou novas propriedades.

Ele era feito com um material alienígena invisível, e podia tomar qualquer forma à vontade de Diana, além de disparar rajadas de energia e torpedos. O jato também tinha alta capacidade de fabricação de oxigênio, fazendo com que fosse o transporte ideal em viagens pelo espaço. Além disso, a nave possui uma espécie de elo telepático com a Mulher-Maravilha. 

Entretanto, a nave acabou sendo destruída em uma história publicada em 2004. Na trama, o avião acaba se transformando em um grande amplificador para aumentar o choque causado pelos braceletes de Diana. Essa onda de choque impediu um tsunami que estava prestes a afundar a Ilha Paraíso, mas a nave foi completamente despedaçada no processo.

Então a resposta oficial para a pergunta é: a Mulher-Maravilha encontrou vários usos no jato invisível além do voo. Por mais que a função primordial seja a de um veículo, o Jato Invisível também se tornou um grande ícone da mitologia da heroína – motivo pelo qual passou tanto tempo nas histórias da personagens.

Após sua destruição em 2004, o jato ainda retornou algumas vezes em outras versões. Suspeita-se inclusive que a nave aparecerá em Mulher-Maravilha 1984. E, como muitas coisas em nossas vidas, parece que esse artefato tinha um valor sentimental bem maior do que seu valor prático, tanto para a heroína quanto para os fãs.

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa notar no primeiro trailer de Mulher-Maravilha 1984:

Mulher-Maravilha 1984 chega aos cinemas no dia 13 de agosto.

Via: CBR