Morre Kazuhisa Hashimoto, o criador do famoso “Código Konami”

Capa da Publicação

Morre Kazuhisa Hashimoto, o criador do famoso “Código Konami”

Por Raphael Martins

Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, Start. Este é o famoso “Código Konami”, usado em dezenas de jogos da desenvolvedora Konami durante era dos 8 e 16 bits para conseguir vantagens diversas, como vidas extras, mais continues e por aí vai. Hoje, Kazushisa Hashimoto, o criador do código, faleceu.

Veja também:

Novo trailer do remake de Final Fantasy VII apresenta a música-tema do jogo

CD Projekt Red pode desenvolver novos jogos de Cyberpunk e The Witcher no futuro

Imagens da animação cancelada de The Last of Us são liberadas online

Os fãs de games, sobretudo os mais velhos e que usaram bastante esta complicada combinação de botões para se dar bem nos jogos, receberam com tristeza a notícia do falecimento de Kazuhisa Hashimoto.

A notícia foi dada no Twitter oficial da Konami, que comunicou com muito pesar o falecimento de um de seus mais talentosos programadores:

“Estamos entristecidos por sabermos do falecimento de Kazuhisa Hashimoto, um produtor profundamente talentoso que apresentou ao mundo o código Konami. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Hashimoto-san neste momento. Descanse em paz.” 

O “Código Konami” foi criado por Hashimoto durante o desenvolvimento da versão para o Nintendinho de Gradius, jogo de nave conhecido por sua dificuldade extrema. Após descobrir que nem mesmo ele próprio conseguia passar das fases, Hashimoto inventou então este código, para ajudar a si próprio a seguir em frente no game e testá-lo adequadamente.

Depois de Gradius, o “Código Konami” tornou a aparecer em dezenas de outros títulos da empresa, como Contra, Castlevania e muitos outros. O cheat também foi referenciado e homenageado em muitas séries, animes e filmes, como Detona Ralph, da Disney.

Não esqueça de conferir: