Diretora do primeiro Matrix explica porque não está retornando para o quarto filme

Capa da Publicação

Diretora do primeiro Matrix explica porque não está retornando para o quarto filme

Por Gus Fiaux

Em 1999, as Irmãs Wachowski mudaram o cinema com o lançamento de Matrix, um de seus primeiros filmes. O longa mistura ação e ficção científica, e foi um grande pioneiro no campo do cyberpunk em Hollywood, criando uma legião de fãs e uma vasta franquia. Agora, mais de vinte anos depois, estamos prestes a ver Matrix 4 chegando aos cinemas – mas dessa vez, só a diretora Lana Wachowski retornou para a franquia.

Abaixo, veja mais notícias de Matrix:

Matrix 4 terá envolvimento dos diretores de John Wick

Vídeo dos bastidores de Matrix 4 revela perseguição de carros

Matrix 4: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Lily Wachowski falou um pouco sobre os motivos que a afastaram do mercado cinematográfico. Ela disse que tinha muita liberdade no começo, mas com o passar dos anos, a indústria foi ficando cada vez mais dominada por executivos e comitês de produtores, que controlavam cada passo dado na produção de um filme:

“Eu entrei quando os filmes estavam em seu auge, antes dos comitês e do mercado encontrarem uma forma de estrangular os filmes. Eventualmente, essas pessoas e instituições entravam em uma sala com você, atrás da máquina de escrever, atrás das lentes e atrás da sala de edição. Isso criava uma tensão comigo, pessoalmente. Eu cheguei a esse ponto de ruptura onde tive que deixar para trás [o cinema].”

O último trabalho de Lily nos cinemas veio com O Destino de Júpiter – o último filme que as irmãos dirigiram, escreveram e produziram juntas. Atualmente, ela trabalha mais no campo televisivo, tendo produzido e roteirizado a série Work in Progress para o Showtime. Ela não deve ter nenhuma associação com a produção de Matrix 4, nem como produtora ou roteirista.

Abaixo, veja os 10 melhores filmes de ficção científica cyberpunk:

Matrix 4 está previsto para chegar aos cinemas em maio de 2021.