Explicado como o Homem-Aranha pode grudar nas paredes

Capa da Publicação

Explicado como o Homem-Aranha pode grudar nas paredes

Por Matheus Takahashi

O Homem-Aranha é, provavelmente, o personagem mais popular da Marvel, apresentando várias histórias, vilões e personagens marcantes em sua mitologia. Seus poderes são únicos, como a habilidade de escalar paredes. Mas alguns se perguntam: como o Amigão da Vizinhança consegue tal proeza?

Saiba mais sobre o Homem-Aranha:

Homem-Hídrico ganha visual bem diferente em arte de Homem-Aranha: Longe de Casa

Supervisor de efeitos de Homem-Aranha: No Aranhaverso diz qual traje foi o mais difícil de animar

Revelado o motivo do número 42 aparecer tantas vezes em Homem-Aranha: No Aranhaverso

Desde a sua primeira aparição nos quadrinhos (via Comic Book Resources), em 1962, nunca foi explicado de maneira específica como o Homem-Aranha é capaz de subir pelas paredes, mas sua mitologia apresenta bastante material que nos ajuda a chegar numa resposta mais viável.

No livro The Official Handbook of the Marvel Universe, é dito que o herói é capaz de aumentar a atração inter-atômica nas superfícies em que pisa, aumentando a fricção entre ele e a superfície. Em suma, isso ajuda Peter Parker a andar e até mesmo correr em paredes.

Porém, o herói já teve essa habilidade neutralizada pelo vilão Electro na edição número 134 de The Spectacular Spider-Man, ao negativar a estática elétrica de todo o lugar onde ele estava enfrentando o herói, indicando que também há uma interação energética na habilidade de escalar paredes.

Alguns cientistas, tentando trazer uma explicação mais real para a sua habilidade, fazem uma comparação com a capacidade de lagartixas em se segurarem nas paredes. Em suas patas, os lagartos sobem nas coisas baseado na Força de Van der Waals, que explica como a eletrostática funciona para ajudar nesse sentido.

Mas os fãs mais saudosos da trilogia de filmes do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi lembra que, durante a descoberta de seus poderes e habilidades, Peter Parker nota que pequenos ganchos se formam em sua pele, que o ajudam a escalar as paredes pela primeira vez.

No final das contas, não há um consenso geral sobre como o Homem-Aranha sobe as paredes, variando sempre conforme o roteirista ou a obra. Mas buscar esses tipos de respostas não deixa de ser uma atividade bastante interessante, por ajudar a nossa imaginação a trabalhar a ideia de trazer nossos heróis favoritos à realidade. Até chegar o dia em que saberemos a real razão de Peter subir pelas paredes, é melhor aproveitarmos os inúmeros conteúdos que a Marvel nos oferece sobre o Cabeça de Teia.

E pra você? Qual teoria faz mais sentido pra você? Compartilhe suas ideias conosco, e não deixe de conferir, também: