Capa da Publicação

Coringa de Joaquin Phoenix fez referência ao Batman de Tim Burton

Por Raphael Martins

Coringa pode não ter sido inspirado em nenhuma HQ específica do personagem, mas fez sim algumas referências discretas a outros trabalhos envolvendo o palhaço do crime na TV e no cinema. Algumas foram tão discretas que passaram batido, sendo encontradas apenas agora que o filme está disponível para o mercado de home video.

Uma dessas referências é bem difícil de ver e apenas um fã com olhos de lince notaria de pronto: a presença de um quadro no apartamento de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que também apareceu em uma das cenas de Batman, dirigido por Tim Burton.

No filme de 1989, o quadro é visto no museu de arte de Gotham City, quando o Coringa de Jack Nicholson invade o lugar para provocar caos e destruição, tudo para impressionar a repórter Vicki Vale (Kim Basinger). Confira:

“O mesmo quadro do Batman de 1989 é apresentado em Coringa, de 2019.”

E vocês, encontraram mais alguma referência ainda não descoberta por ninguém? Falem pra gente nos comentários!

Veja também:

Fã nota detalhe que ajuda a confirmar grande teoria sobre Coringa

Joaquin Phoenix afirma que controvérsia com Coringa diz muito sobre quem assiste o filme

Joaquin Phoenix fala pela primeira vez sobre sua indicação ao Oscar por Coringa

Fique com imagens dos bastidores de Coringa em nossa galeria:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael