Terry Gilliam, diretor de Os 12 Macacos, critica os filmes da Marvel

Capa da Publicação

Terry Gilliam, diretor de Os 12 Macacos, critica os filmes da Marvel

Por Gus Fiaux

2019 está quase acabando, mas ainda há tempo para cineastas falarem mal dos filmes de super-heróis e do Universo Cinematográfico da Marvel. Dessa vez, quem não poupou farpas foi Terry Gilliam, diretor premiado por filmes como Os 12 Macacos Brazil.

Agora, em entrevista ao IndieWire, Gilliam falou sobre como despreza os filmes de super-heróis, justamente por não tomarem apostas reais e por “fantasiarem” demais com suas histórias, trazendo poucas consequências reais. Para ele, é um absurdo que tudo só possa ser resolvido por super-heróis, e não por “pessoas normais”:

“Se você é tão poderoso, deveria lidar um pouco mais com a realidade. O que eu não gosto sobre eles é que todos precisam ser super-heróis para fazer algo digno. Isso me deixa louco – o que esses filmes estão dizendo para pessoas mais jovens. Para mim, eles não confrontam a realidade, a ‘condição humana’. Você sabe o que é ser um humano normal em situações difíceis e sobreviver resolvendo-as. Eu não posso culpá-los pelo espetáculo, exceto pelo fato que é repetitivo. Você sempre precisa explodir uma cidade.”

Ele então falou um pouco sobre seu ódio em relação a um filme específico: Pantera Negra. De acordo com ele, o longa passa a “mensagem errada” para crianças negras e explora o continente africano de uma forma muito pouco realista:

“Eu odeio Pantera Negra. [O filme] me deixa louco. Ele dá às crianças negras a ideia de que isso é algo para se acreditar. E é pura mentira. Eu acho que as pessoas que fizeram o filme nunca pisaram na África. Eles só conseguiram alguns estilistas que usaram tecidos e estampas africanas. Mas eu só odiei o filme porque a mídia estava falando sobre a importância dessa mentira.”

Gilliam não é o primeiro – e provavelmente não será o último – a reclamar dos filmes da Marvel Studios e de super-heróis, de forma geral. Só nesse ano, diretores como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Pedro Almodóvar e muitos outros expressaram seu descontentamento com o atual cenário dos filmes de super-heróis.

Veja mais notícias do Universo Cinematográfico da Marvel:

Atriz de Viúva Negra conta sua reação ao ver as cenas já finalizadas

Kevin Feige confirma presença dos Deviantes em Os Eternos e fala sobre Thanos estar no filme

Criador do Thanos diz ter mais comunicação com Marvel no filme do Shang-Chi do que teve em Vingadores

Na galeria abaixo, fique com imagens de Viúva Negra, o próximo filme da Marvel:

Viúva Negra chega aos cinemas em abril de 2020.