Capa da Publicação

Aves de Rapina: Quem é quem no novo filme da DC Comics

Por Gus Fiaux

No ano que vem, a DC Comics vai dar início a uma nova franquia nos cinemas. Aves de Rapina será o primeiro filme de uma equipe feminina de super-heróis, trazendo personagens clássicas da editora em uma versão “remixada” e liderada pela Arlequina, após o sucesso da vilã/anti-heroína em Esquadrão Suicida, de 2016. O longa já teve seus primeiros cartazes e trailers divulgados, e está atraindo a curiosidade de muitos fãs.

Mas afinal de contas… quem são as Aves de Rapina? Nos quadrinhos, a equipe já é muito bem estabelecida e conta com várias formações diferentes, sendo composta majoritariamente por mulheres. A ideia para o quadrinho surgiu de um crossover entre a Canário Negro (Dinah Lance) e a Oráculo (Barbara Gordon). Eventualmente, a dupla passou a interagir junto da Caçadora (Helena Bertinelli).

Com o passar dos anos, a equipe foi ganhando novas aliadas (e alguns aliados, como o Rapina ou até mesmo o Besouro Azul). No entanto, a versão que veremos no cinema é levemente diferente. Da equipe original, só restam a Caçadora e a Canário Negro, enquanto Barbara Gordon está sendo deixada de lado – afinal, a Warner ainda tem planos de produzir um filme solo da Batgirl. 

Ainda assim, outras personagens devem se unir à equipe. A primeira delas é a Arlequina, que pelo visto será o centro da história, além da policial Renee Montoya e da adolescente Cassandra Cain. Nos quadrinhos, Cassandra já foi uma integrante da equipe, ainda que sua adaptação cinematográfica pareça estar bem diferente do que vimos nas HQs.

Mas afinal, quem são essas personagens – e como elas se encaixam no novo filme da DC Comics?

Bem, de acordo com a atriz Margot Robbie e com a diretora Cathy Yan, a ideia para produzir um filme das Aves de Rapina surgiu a partir da Caçadora. Robbie conta que conheceu a personagem e se apaixonou por ela imediatamente, buscando mais histórias e revistas em que ela aparecia. A partir daí, ela começou a investir ferrenhamente na construção de um grupo feminino – já que a ideia inicial da Warner era produzir algo mais solo para a Arlequina.

Nos quadrinhos, Helena Bertinelli é a filha de um poderoso mafioso que logo se torna uma vigilante, caçando violentamente criminosos e se mostrando uma justiceira letal, o que muitas vezes a coloca contra grandes heróis, que não concordam com seus princípios. O filme pelo visto deve seguir de perto essa ideia, mostrando uma personagem mais violenta e com pavio curto.

Nos cinemas, ela será interpreta por Mary Elizabeth Winstead (de Scott Pilgrim Contra o Mundo). Pelo que já sabemos da trama, é bem provável que ela seja “jogada” na aventura por estar caçando o grande vilão do longa, Roman Sionis. E como a Arlequina também é conhecida por seu temperamento explosivo, ela provavelmente vai ser convocada para a ação.

Por outro lado, outra personagem clássica da equipe que também estará presente na trama é a Canário Negro. Ao que tudo indica, ela deve começar o filme como uma cantora na boate de Roman, e eventualmente deve se livrar de seu antigo patrão para seguir as outras heroínas e enfrentá-lo.

Aqui, veremos Dinah Laurel Lance, a Canário clássica das HQs, e ela parece estar vindo com tudo – inclusive com seu grito sônico, que já foi confirmado através de alguns trailers do filme – em especial, o que foi exibido com exclusividade na CCXP deste ano. Além disso, ela está com um visual bem moderno, sem perder suas clássicas meias arrastão.

No filme, a personagem será vivida por Jurnee Smollett-Bell (de Amores Divididos). A atriz sofreu vários ataques por conta de sua etnia, já que nos quadrinhos a personagem sempre foi retratada como uma mulher branca, mas parece estar interpretando uma versão da heroína bem fiel às HQs dos Novos 52.

Outra personagem que deve entrar na trama por tabela é Renee Montoya. Tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas, ela é uma detetive do Departamento de Polícia de Gotham City. Pelo visto, a personagem vai ser quem mais está de “escanteio” na trama, e provavelmente será a única que vai agir “dentro da lei” para tentar impedir o império criminoso de Roman Sionis.

Vale lembrar que, nas HQs, ela acaba assumindo o manto do Questão – um personagem muito popular originado na Charlton Comics que é conhecido por ser um detetive “sem rosto” que esconde sua identidade com uma máscara. Renee herdou o manto do próprio Questão original, durante a saga 52.

No filme, a personagem será interpretada pela atriz Rosie Perez (indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Sem Medo de Viver). Pelo que vimos até agora dos materiais da divulgação do filme, ela está com um visual muito fiel aos quadrinhos, mas ainda não sabemos se em algum momento da trama ela deve adotar a identidade de Questão.

Ainda assim, a trama inteira gira em torno de outra personagem. Pelo visto, quem vai dar início a essa aventura é Cassandra Cain, uma adolescente rebelde que rouba diamantes de Roman Sionis e começa a ser perseguida pelo vilão e seus cúmplices. A jovem então se tornará uma fugitiva, até ser encontrada pela Arlequina.

Nos quadrinhos, Cassandra é uma personagem bem diferente. Ela é filha de dois vilões – incluindo a Lady Shiva – e foi criada para se tornar uma espécie de guarda-costas para Ra’s al Ghul. Com o passar dos anos, ela percebeu que seus pais eram pessoas ruins e migrou para Gotham City, onde se tornou a sucessora de Barbara Gordon como Batgirl.

Cassandra, nos quadrinhos, não fala e é capaz de “ler” o movimento corporal de seus oponentes, usando isso para enfrentá-los. Nos cinemas, ela será interpretada pela coreana/filipina Ella Jay Basco (que até então, só teve pequenas participações em séries como Grey’s Anatomy e Veep). Pelos trailers, podemos ver que ela será bem diferente das HQs, ainda que se mantenha badass. 

Do lado dos vilões, nós veremos um dos principais capangas de Roman Sionis liderando a caçada contra Cassandra. O perigoso Victor Zsasz é um assassino cheio de cicatrizes em seu corpo, conhecido por sua violência extrema e por não deixar seus inimigos vivos.

Nos quadrinhos, o personagem é um vilão clássico do Batman, e é conhecido por ser um serial killer psicótico que faz uma cicatriz em seu corpo para cada pessoa que mata. O personagem já foi internado diversas vezes no Asilo Arkham, mas sempre foge ou é liberado, voltando para causar massacres nas ruas de Gotham City.

No filme, ele deve ser interpretado por Chris Messina (que é mais conhecido pelas séries The Newsroom, Sharp Objects The Mindy Project). O personagem parece ter muitos traços retirados diretamente das HQs, e segundo rumores, deve ter um tipo de relacionamento amoroso com seu patrão, Sionis.

Mas afinal, quem é esse Roman Sionis de que tanto se fala? Talvez você o conheça por outro nome, já que nas HQs ele é um popular vilão do Cavaleiro das Trevas, conhecido como Máscara Negra. Um mafioso de marca maior, ele sempre está usando um terno branco e uma literal máscara negra em forma de caveira.

No filme, ele deve aparecer na maior parte do tempo em sua identidade civil, como Roman Sionis – embora seu visual clássico já tenha sido confirmado pelo trailer divulgado na CCXP. Ele entra na trama para perseguir Cassandra Cain, que roubou algo de extremo valor para ele. Além disso, ele comanda um clube noturno onde a Canário Negro trabalha, inicialmente.

O personagem será vivido por ninguém menos que Ewan McGregor (conhecido por ser o Obi-Wan da trilogia prequel de Star Wars e, mais recentemente, por ter atuado em Doutor Sono). O personagem, pelo que podemos ver pelos materiais de divulgação do filme, será um homem corrupto e vaidoso, que vai até os piores limites para conseguir o que quer.

No entanto, você deve estar se perguntando se esquecemos da “protagonista” do longa. Não, não nos esquecemos.

Arlequina, pelo visto, será uma parte integral da história, já que o filme é descrito como sua nova aventura após os eventos de Esquadrão Suicida. Muitos fãs não estão satisfeitos com isso, já que acham que a personagem está roubando todo o protagonismo da história para si. E de certa forma, ela está mesmo.

Mas vale entender algo: goste você ou não, a personagem tem um grande apelo comercial. Mesmo que muitas pessoas detestem Esquadrão Suicida, a vilã fez muito sucesso, em parte pela atuação de Margot Robbie. 

A essa altura do campeonato, a Warner já deve estar pensando em fazer uma franquia a partir do primeiro filme, especialmente se o longa for um sucesso de bilheteria. Faz sentido, de um ponto de vista comercial, que a Arlequina seja o “chamariz financeiro” para esse filme.

(Além disso, vale lembrar que Margot Robbie, além de atuar, está produzindo o filme através de sua companhia, a LuckyChap Entertainment.)

A personagem será mostrada logo após os eventos do filme de 2016. Ela finalmente se livrou do Coringa, percebendo o relacionamento tóxico em que vivia, e vai partir para suas próprias aventuras, até trombar com toda a trama de Cassandra Cain e do Máscara Negra. 

Pelo que vimos da divulgação, o filme vai trazer vários elementos clássicos dos quadrinhos da personagem, como sua marreta e até mesmo um bichinho de estimação nada convencional: uma hiena. Além disso, sua participação no filme também vai se ligar com O Esquadrão Suicida, filme de 2021 que será dirigido por James Gunn. 

Essas são as Aves de Rapina do cinema. O filme promete ser uma comédia com muita ação, e pela sua classificação indicativa R-Rated, o longa deve ser inspirado por sucessos recentes como as aventuras solo do Deadpool. Por mais que o público nerd esteja receoso, o filme tem grandes chances de ser um sucesso, seja por seu elenco ou por ser uma aventura mais “ousada” do Universo Estendido da DC Comics.

Veja mais notícias de Aves de Rapina:

Aves de Rapina ganha classificação indicativa oficial

Arlequina está bem armada em novas imagens de Aves de Rapina

Aves de Rapina ganha novo teaser trailer no The Game Awards, assista

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Aves de Rapina estreia no dia 6 de fevereiro de 2020.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux