[Teoria] Wandavision: Afinal, o que são os comerciais da série?

Capa da Publicação

[Teoria] Wandavision: Afinal, o que são os comerciais da série?

Por Gabriel Mattos

Você começa a assistir WandaVision, o aguardado projeto que inicia a Fase 4 do Marvel Studios, quando de repente se depara com um comercial. Mas como assim? Depois de tanto tempo consumindo streaming, você nem se lembrava que eles ainda existiam. Não deveriam existir. A não ser que algo estranho esteja acontecendo nessa realidade.

A essa altura, já deu para perceber que nada é por acaso em WandaVision. Toda a série é produzida em um formato inspirado em comédias do século passado, logo esses comerciais até que se encaixam como uma divertida referência. Mas será que não tem um significado oculto nessas intromissões? Vem comigo explorar algumas possibilidades.

Imagem de capa do item

O que são os comerciais?

Esses comerciais foram o jeito que as memórias mais reprimidas de Wanda conseguiram se manifestar nessa ilusão de perfeição. Vamos recapitular o que está rolando.

Wanda está vivendo uma vida perfeita casada com o Visão na cidadezinha de Westview. O único problema é que ela não tem certeza de como essa vida normal seria, então acaba viajando entre as décadas procurando um jeito de se encaixar. Mas como vimos no final do primeiro episódio, tudo não passa de uma espécie de programa de televisão.

Além de homenagear os comerciais de seus respectivos períodos, Kevin Peige já garantiu que eles têm um propósito maior. Enquanto Wanda vive em um mundo perfeito no seu programa de TV, ocorrem pequenas intromissões que, apesar de parecerem inofensivas, representam os maiores traumas de sua vida.

Imagem de capa do item

Por que eles acontecem?

Os comerciais surgem para interromper a realidade perfeita de Wanda. Na psicologia, é normal que uma pessoa que vivenciou algum trauma compartimentalizar aquelas memórias em uma tentativa de diminuir a dor. O problema é que não é possível se curar completamente sem encarar essas lembranças, pois elas acabam afetando inconscientemente toda sua vida.

Esses comerciais surgem exatamente para forçar a Wanda a enfrentar o seu passado e aceitar a tragédia que se assolou em sua vida. Fugir do falso senso de bem estar, que ela mesma criou (ou não), para encarar o mundo como ele é. Mas será que essas memórias estão surgindo de forma espontânea ou tem alguém tentando tirar a Wanda dessa ilusão?

ToastMade 2000

O primeiro comercial aconteceu nos anos 50. Um comerciante está tentando nos vender a mais nova inovação em torradeiras, a ToastMate 2000. Ao seu lado, uma típica dona de casa sem muita expressão demonstra como é simples fazer uma torrada, mas é aí que as coisas ficam estranhas. A torradeira apita… E apita… E apita…

A cada novo sinal sonoro, o som parece mais com uma bomba prestes a explodir. Aí vemos cor pela primeira vez na série. O indicador da torradeira fica vermelho, em contraste ao universo preto e branco. Algo saiu do controle. As coisas não deveriam ter acontecido assim, mas por quê?

Imagem de capa do item

As Indústrias Stark

Tudo nesse comercial remete a uma memória que Pietro citou brevemente em Vingadores: Era de Ultron. Quando ele e sua irmã tinham apenas 10 anos, sua casa foi bombardeada em Sokovia enquanto jantavam com sua família.

O primeiro míssil derrubou o prédio sobre a família, matando seus pais. Presos nos destroços, eles observaram o segundo ameaçar explodir por dois dias. Mas não explodiu. No míssil, havia apenas um logo das Indústrias Stark que alimentaria o ódio dos irmãos pelos próximos anos.

É compreensível que Wanda, que ainda era uma criança, tenha ficado traumatizada com a situação. Sem saber como lidar com sentimentos tão intensos, ela escondeu essas lembranças no fundo de sua mente. Além de remeter a um dos homens que arruinou a sua vida, o número de série da torradeira pode marcar o ano em que tudo aconteceu. Afinal, Wanda estaria nos meados dos seus 20 anos em Era de Ultron.

Relógio Strücker

O segundo comercial aconteceu nos anos 60, trazendo mulheres para vender objetos de luxo. O homem no comercial, trajando um terno chique, se sente mais poderoso ao usar seu relógio Struck. Se esse nome não lhe é incomum, provavelmente está lembrando do Barão Von Strück de Era de Ultron.

Esse homem fez experimentos terríveis em Wanda e Pietro usando a Joia da Mente, levando os irmãos ao extremo. Quase à loucura, como visto na cena pós-crédito de Capitão América: Soldado Invernal. O jeito que o comercial faz o homem se sentir mais poderoso remete a como Struck fez Wanda se sentir mais poderosa, mas o preço foi muito alto.

Ainda mais alto se lembrarmos que foram esses experimentos que desencadearam os eventos de Era de Ultron, que acarretaram na morte seu irmão Pietro Maximoff.

Imagem de capa do item

Quem são as pessoas no comercial?

Talvez você tenha reparado uma certa repetição nesses comerciais. Os atores que estrelam todos os comerciais da série são os mesmos. Como diria Agnes: “O diabo está nos detalhes.” WandaVision não deixa ponta solta e muita gente começou a teorizar quem eles poderiam representar para Wanda.

Considerando que ela está presa nessa realidade tentando construir uma família e que os comerciais parecem reproduzir os maiores traumas da sua vida, muita gente acredita que eles possam ser os pais de Wanda. Seu inconsciente pode ter recorrido a eles para impactar de vez a heroína, despertando ela dessa realidade.

Sabão Hidra

Dessa vez finalmente temos cor. O terceiro comercial de WandaVision mostra uma mãe sofrendo com todo caos criado por seus dois filhos. O produto que é vendido aqui não promete resolver a bagunça, mas quem comprar vai esquecer os problemas. Te lembra alguém?

Não sabemos como Wanda chegou nessa realidade, mas o comercial do Sabão Hidra parece remeter exatamente a isso. Quando as coisas estavam mais caóticas em sua vida, sem saber o que fazer ou para onde ir, ela resolveu escapar para uma nova realidade sem sair do lugar. Esse Sabão Hidra pode representar algo que já esteve na posse dos vilões, como a Joia da Alma ou um selo místico.

Imagem de capa do item

Mas e Agentes da S.H.I.E.L.D?

Curiosamente, há uma outra série da Marvel que também já mencionou uma espécie de sabão da Hidra que faz seus problemas desaparecerem. Na quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D., a agente Skye precisa resgatar o agente Coulson de uma realidade virtual criada pela Hidra.

Essa realidade feita em computador existia para que tudo desse certo na vida de suas vítimas, com o pequeno porém que o mundo era governado por nazistas. Quando foi confrontado, Coulson falou que suspeitava que havia alguma coisa no sabão que controlava a mente das pessoas. Um sabão azul também feito pela Hidra. Será que foi mera coincidência?

Imagem de capa do item

Quem está por trás dos comerciais?

Por hora, existem três principais candidatos: a própria mente da Wanda, a S.W.O.R.D. ou Mephisto.

Os comerciais podem ser o jeito que a mente da Wanda encontrou de tirar ela dessa realidade. Quase um tratamento de choque. Jogar um balde de água fria para despertá-la dessa falsa perfeição.

A S.W.O.R.D., que anda assistindo às transmissões de Wanda, pode estar tentando de toda forma tirá-la de lá. Já haviam mandado a Monica Rambeau, o que não deu certo. Eles podem estar forçando comerciais nessa realidade numa tentativa de confrontar as falhas dessa dimensão.

Por fim, para aqueles que já se convenceram que esse limbo onde a Wanda habita não passa de uma tramoia do Mephisto, o demônio pode estar usando os maiores traumas da Wanda para torturá-la e lembrá-la dos motivos para continuar vivendo naquele País das Maravilhas. Qual origem faz mais sentido para você? Não deixe de comentar!