Capa da Publicação

10 vilões que queremos ver em Doutor Estranho 3

Por Gus Fiaux

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegou aos cinemas há menos de um mês, mas já se provou um filme altamente rentável para o Universo Cinematográfico da Marvel. Com isso em mente, é quase certo que teremos um novo filme do mago – ainda mais se levarmos em consideração o gancho absurdo que é deixado ao fim do longa.

Porém, com a Feiticeira Escarlate derrotada (ao menos por enquanto), precisamos nos questionar sobre quem será o grande antagonista do próximo longa do Mestre das Artes Místicas. Os quadrinhos oferecem uma grande base nesse sentido – e ainda há vilões que já foram introduzidos no cinema e estão esperando sua chance de brilhar. Aqui listamos 10 vilões que gostaríamos de ver em Doutor Estranho 3!

Imagem de capa do item

Mordo

Começando pelos personagens que já foram introduzidos no MCU, nós não podíamos deixar de citar Karl Mordo, que nos quadrinhos é considerado o grande nêmese pessoal de Stephen Strange. O personagem é vivido por Chiwetel Ejiofor e tem um arco bem interessante no primeiro Doutor Estranho, quando passa de herói a um maligno caçador de feiticeiros.

Sabemos que a versão "principal" do personagem supostamente apareceria em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (e seria assassinado pela Feiticeira Escarlate), mas isso não aconteceu e, em vez disso, tivemos uma versão alternativa de Mordo como membro dos Illuminati. Mas talvez seja a hora perfeita para trazer sua variante "original" como vilão no terceiro filme.

Imagem de capa do item

Dormammu

Outro personagem muito importante no cânone do Doutor Estranho nas HQs é Dormammu, que também deu as caras no primeiro filme do mago - interpretado pelo próprio Benedict Cumberbatch, diga-se de passagem. Essa entidade é o grande mestre da Dimensão Sombria e sempre busca uma forma de adentrar o plano terreno para dominar a Terra.

Como a primeira cena pós-créditos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura já introduz uma personagem bem importante atrelada ao vilão, é compreensível imaginar que ele estará de volta no terceiro filme da franquia, dessa vez como uma ameaça mais presente e que traga grandes estragos por ter sido vítima da "barganha" de Stephen Strange.

Imagem de capa do item

Umar

Falando em Dormammu e na personagem apresentada na cena pós-créditos de Multiverso da Loucura, uma vilã que não poderia ficar de fora desta lista é Umar. Nos quadrinhos, ela é irmã de Dormammu e mãe de Clea, o que a torna uma ameaça muito próxima para o Mestre das Artes Místicas - e assim como o irmão, ela é uma tirana.

A grande diferença é que Umar tem uma complexa história de origem e nem sempre está em conluio com seu irmão. Ela também já foi uma soberana da Dimensão Sombria e seria muito interessante ver sua ligação com Clea sendo mais aprofundada no cinema - além de dar espaço para os Faltine, a raça sobrenatural de seres da qual Umar, Dormammu e Clea fazem parte.

Imagem de capa do item

Chthon

Se você já viu Multiverso da Loucura, deve saber que o Mestre das Artes Místicas está em apuros, após ter usado um Darkhold de outro universo para tentar combater a fúria da Feiticeira Escarlate. E se você conhece o lore dos quadrinhos, deve saber que o livro é uma criação de Chthon, um poderoso demônio ancestral que também é o criador da Magia do Caos.

Se a corrupção de Stephen Strange for um ponto importante do próximo filme, seria bem interessante se o mago tentasse cortá-la pela raiz - e para isso, ele talvez precisasse ficar cara a cara com um dos males mais antigos do universo. Além disso, dessa forma teríamos uma continuação da história da Feiticeira Escarlate, que também foi corrompida pelo livro.

Imagem de capa do item

Mephisto

Depois de tantas especulações sobre a participação do grande demônio em WandaVision, nada seria mais justo que introduzir o Mephisto ao Universo Cinematográfico da Marvel - ainda mais em um terceiro filme do Doutor Estranho, levando em conta que os dois já se enfrentaram várias vezes nas HQs e possuem uma relação bem... complexa.

Mephisto é um dos Lordes do Inferno da Marvel - o que significa que ele tem um papel muito próximo do Diabo cristão. Porém, ele também tem uma ligação com vários outros heróis, como o Motoqueiro Fantasma. O vilão seria uma escolha formidável para o terceiro filme de Estranho, ainda mais se tivéssemos a participação de um certo Victor Von Doom...

Imagem de capa do item

Morgana le Fay

Ainda que boa parte das histórias da Marvel sejam "originais", há muitos e muitos personagens que são inspirados em lendas, mitos e contos. Esse é o caso de Morgana le Fay, a icônica feiticeira que está sempre associada às Lendas Arthurianas. Ela existe nos quadrinhos e é uma poderosa vilã, tendo enfrentado todos os Vingadores.

A personagem já teve conflitos com o Doutor Estranho e inclusive é a vilã do filme do herói que foi lançado em 1978. Além disso, ela já foi adaptada na série dos Fugitivos - mas como ainda está em aberto se a série faz ou não parte do MCU, seria muito interessante ver uma nova versão da bruxa em conflito direto com Stephen Strange.

Imagem de capa do item

Empirikul

Como você pode perceber, muitos nomes citados nesta lista são entidades sobrenaturais, magos ou feiticeiras. Contudo, existe um inimigo do Doutor Estranho que foge muito desse arquétipo - e trata-se do Empirikul, uma organização que caça feiticeiros através do Multiverso, tentando aniquilá-los e roubar sua magia.

À frente dessa organização, temos o impiedoso Imperador, um inimigo que deu bastante trabalho para Stephen Strange nas HQs. Essa seria uma ótima forma de inserir um vilão não-sobrenatural na franquia - ao mesmo tempo em que o Empirikul poderia se aliar a Karl Mordo para tentar deter o crescimento desenfreado de magos no universo.

Imagem de capa do item

Pesadelo

Um dos vilões mais clássicos do Doutor Estranho, o Pesadelo foi uma das maiores suposições para antagonista de Multiverso da Loucura. Nós sabemos bem que isso acabou não acontecendo, mas nada impede que esse ser apareça no futuro, ainda mais agora que MCU parece ter flertado de vez com o horror.

Regente da dimensão onírica dos pesadelos, o Pesadelo foi o primeiro vilão que Stephen Strange enfrentou nos quadrinhos, e frequentemente está de volta querendo encontrar uma forma de se infiltrar no "mundo desperto". Ele é assustador e comanda um reino ainda mais aterrorizante, e seria ótimo ver Strange se aventurando por essas paragens sombrias...

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Victor Von Doom é conhecido por ser o maior e mais ardiloso inimigo do Quarteto Fantástico, mas ele também já conquistou inimizades com vários outros heróis. Unindo o que há de melhor na ciência e na magia, o regente da Latvéria é conhecido por ter protagonizado uma das melhores histórias do Doutor Estranho, chamada Triunfo e Tormento.

Na trama, Von Doom pede ajuda de Strange para que os dois possam viajar até o Inferno, onde barganhariam com Mephisto em troca da alma da mãe de Von Doom. Porém, as coisas dão errado e Destino prova que não é capaz de deixar sua vilania de lado, nem por causas nobres. Essa seria uma ótima forma de apresentar Destino ao Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Kang, o Conquistador

Por fim, temos um vilão que nunca teve grandes relações com o Doutor Estranho nos quadrinhos, mas que parece estar sendo construído como a próxima grande ameaça do Universo Cinematográfico da Marvel. Trata-se de Kang, o Conquistador, um lendário viajante temporal cujo sonho é dominar vários impérios através das eras.

Já conhecemos uma variante do vilão em Loki, mas ele também estará em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Levando em conta como Multiverso da Loucura prepara o terreno para as Guerras Secretas, não seria surpresa se Kang estivesse sendo construído como o grande vilão da saga, tomando o lugar do Doutor Destino nas HQs.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux