Velozes e Furiosos: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor

Capa da Publicação

Velozes e Furiosos: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor

Por Leo Gravena

A franquia Velozes e Furiosos possui vários fãs ao redor do mundo. Mesmo sendo considerados “filmes ruins” por muitos, eles oferecem histórias divertidas, cheias de ação e com muito coração e personalidade. Depois do diretor Justin Lin ter explicado a cronologia dos filmes, separamos agora todos os filmes da saga do melhor ao pior.

A seleção foi feita tendo como base o Rotten Tomatoes, que agrega as várias críticas de sites especializados e dá uma porcentagem de aprovação ou rejeição de um filme. Confira os filmes do pior ao melhor abaixo:

Velozes e Furiosos 4 (2009)

28% de aprovação.

Dirigido por Justin Lin, o quarto filme da franquia estrela Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e John Ortiz. Ele é uma sequência direta do primeiro filme, se passando cinco anos depois.

Na trama, quando Letty Ortiz é assassinada por um membro de um cartel de drogas, Dominic Toretto e Brian O'Conner infiltram o cartel conforme seus novos motoristas investigam as circunstâncias de sua morte.

De acordo com a crítica, “enquanto Velozes e Furiosos 4 possui várias ações e acrobacias necessárias, os cineastas falham em oferecer uma história competente ou personagens convincentes”. Ainda assim, o filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando $363 milhões mundialmente.

+ Velozes + Furiosos (2003)

36% de aprovação

Dirigido por John Singleton, o segundo filme da franquia Velozes é estrelado por Paul Walker, Tyrese Gibson, Eva Mendes, Cole Hauser, Chris "Ludacris" Bridges, Thom Barry e James Remar; tendo arrecadado $236.4 milhões na bilheteria mundial.

Na trama, após Brian O'Conner sair da polícia ele deve se infiltrar no crime organizado de Miami. Para isso, ele recebe a ajuda de seu ex-colega Roman Pearce e da agente secreta Monica Clemente.

O segundo filme da franquia traz, para os críticos, “pessoas bonitas e belos carros em um filme que não te faz usar o cérebro”.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

38% de aprovação

Dirigido por Justin Lin, Desafio em Tóquio se tornou um dos filmes favoritos dos fãs da franquia, sendo protagonizado por Lucas Black, Bow Wow, Brian Tee e Sung Kang. O filme é o primeiro da saga que não possui uma grande ligação com os anteriores.

Para os críticos, “sequências de corrida chamativas junto de uma história ruim e atuações sem vida fazem desse Desafio uma sequência decepcionante para os filmes anteriores de Velozes e Furiosos”. O filme é um dos que menos faturou da franquia, tendo arrecadado $158.5 milhões na bilheteria mundial.

Velozes e Furiosos (2001)

54% de aprovação

O primeiro filme da franquia foi dirigido por Rob Cohen e traz no elenco Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e Paul Walker.

O filme já se tornou um clássico e mostra o policial Brian O'Conner, que deve escolher entre cumprir seu dever como policial disfarçado, ou sua amizade com Dominic Toretto e sua família.

O filme arrecadou $207.3 milhões em bilheteria ao redor do mundo e segundo o consenso da crítica, “Suave e brilhoso na superfície, Velozes e Furiosos lembra os filmes bobos de adolescentes dos anos 50”.

Velozes & Furiosos 9: A Saga Velozes & Furiosos

60% de aprovação

O novo filme da franquia Velozes & Furiosos é dirigido por Justin Lin, um dos responsáveis por ter transformado a franquia em um grande sucesso e traz, além dos nomes já conhecidos, Chris Bridges, Nathalie Emmanuel, John Cena, Charlize Theron e Helen Mirren no elenco.

O longa também é responsável por trazer de volta Sung Kang como Han e alterar bastante a cronologia da Saga nos cinemas. Na história, Dominic, Letty e a família viajam por todo o globo na tentativa de impedir o novo plano de Cipher, a vilã interpretada por Theron que havia sido introduzida no filme anterior.

De acordo com a crítica, “Velozes & Furiosos 9 manda a franquia para mais longe do que nunca, porém o talento do diretor Justin Lin para filmes absurdos mantém a ação em alta”. Até o momento, o filme já arrecadou mais de $400 milhões em bilheteria.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

67% de aprovação

O primeiro filme derivado da franquia Velozes e Furiosos não possui uma aprovação excelente, mas também não foi massacrado pela crítica.

Dirigido por David Leitch e estrelado por Dwayne Johnson e Jason Statham, o filme mostra os agentes Hobbs e Shaw tendo que deixar suas diferenças de lado para salvar o mundo de um terrorista anarquista alterado ciberneticamente.

Segundo o consenso da crítica, “Hobbs & Shaw não é tão bom quanto os melhores da franquia, mas tira uma boa quilometragem de seu elenco estelar e sequências de ação exageradas”. Mundialmente, o filme arrecadou $761.3 milhões.

Velozes e Furiosos 8 (2017)

67% de aprovação

Dirigido por F. Gary Gray, o oitavo filme da franquia traz no elenco Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris, Scott Eastwood, Nathalie Emmanuel, Kurt Russell e Charlize Theron.

Na história, a vida de Dom e Letty é radicalmente alterada quando ele cai nas garras de Cipher. Para resgatar seu marido, Letty reúne a família para impedir que a vilã comece uma grande guerra nuclear.

Para a crítica, “Velozes e Furiosos 8 abre um novo capítulo na franquia, alimentado pela mesma química de elenco e ação exagerada que os fãs passaram a esperar”. Isso não passou despercebido pelo público, com o filme tendo faturado $1.239 bilhões de bilheteria mundial - uma das maiores da franquia.

Velozes e Furiosos 6 (2013)

70% de aprovação

Mais um filme da franquia dirigido por Justin Lin; Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Jordana Brewster, Michelle Rodriguez, Chris "Ludacris" Bridges, Tyrese Gibson e Sung Kang retornam ao elenco, junto de nomes como Gal Gadot, Elsa Pataky, Luke Evans e Gina Carano.

No filme, Dom e Brian precisam ajudar Hobbs a deter uma organização de mercenários e assassinos que operam através do globo. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando $788,7 milhões.

De acordo com a crítica, “Com um humor energético e cenas de ação terríficas, Velozes e Furiosos 6 cresce com a fórmula de blockbuster que fez com que Velozes e Furiosos 5 fosse um sucesso de crítica e comercial”.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

77% de aprovação

O filme que mostra a Família no Rio de Janeiro é dirigido por Justin Lin e traz todos os nomes mais famosos do elenco de volta.

No longa, Dominic Toretto (Vin Diesel), Brian O'Conner (Paul Walker) e Mia Toretto (Jordana Brewster) planejam roubar $100 milhões de um empresário corrupto, enquanto estão sendo perseguidos pelo agente do Serviço de Segurança Diplomática Luke Hobbs (Dwayne Johnson).

Segundo o consenso da crítica, “Suave, alto e exagerado, Velozes e Furiosos 5 orgulhosamente abraça sua ação descerebrada e injeta uma nova vida para a franquia”, tendo feito mais de $625 milhões em bilheteria mundial.

Velozes e Furiosos 7 (2015)

82% de aprovação

Dirigido por James Wan (Invocação do Mal e Aquaman), o sétimo filme da franquia é também um dos mais amados pelos fãs. O filme marcou a última participação de Paul Walker na saga após a morte trágica do ator.

Além de Vin Diesel e Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Elsa Pataky e Lucas Black também estão no elenco. Enquanto nomes como Jason Statham, Djimon Hounsou, Tony Jaa, Ronda Rousey, Nathalie Emmanuel e Kurt Russell se juntam à saga.

Para os críticos, o filme entrega “novas emoções exageradas enquanto adicionando um peso emocional inesperado, Velozes e Furiosos 7 mantém a franquia se movendo em mais formas do que apenas uma”.

Velozes e Furiosos 7 foi o maior sucesso da saga até o momento, tendo faturado $1.516 bilhões mundialmente, o que faz dele a quarta maior bilheteria de todos os tempos em seu lançamento. Atualmente ele ele está como a 9ª maior bilheteria.