Tudo sobre os 5 filmes do novo universo cinematográfico da DC

Capa da Publicação

Tudo sobre os 5 filmes do novo universo cinematográfico da DC

Por Ygor de Oliveira Ferreira

No final de Janeiro, James Gunn e Peter Safra, os atuais presidentes da DC Studios anunciaram as novidades do DCU, o universo cinematográfico da DC, que trará heróis inesperados e novas caras para os personagens queridos da editora, como Batman e Superman.

No momento o novo universo cinematográfico tem 5 filmes novos anunciados e nesta lista você confere o que já sabemos sobre eles.

Imagem de capa do item

Superman: Legacy

Superman: Legacy será o filme que abrirá essa nova fase da DC nos cinemas, mas segundo Peter Safran não será uma história de origem, como aconteceu com o Homem de Aço de 2013. Na trama, o herói precisará equilibrar sua herança kryptoniana com a cultura humana que nasceu.

O roteiro está sendo escrito por James Gunn e Safran afirmou que espera persuadi-lo a também dirigir o filme. A data de lançamento da produção até o momento é 11 de julho de 2025 e ainda não sabemos quem viverá o principal herói da DC nessa nova jornada, mas é esperado que seja mais jovem do que o anterior.

Apesar de não ter divulgado mais nenhuma informação sobre o filme do herói, nem se ele será adaptado de alguma HQ específica, alguns fãs teorizam que ele se inspire em Superman: O Legado das Estrelas. No quadrinho escrito por Mark Waid podemos acompanhar o amadurecimento de Clark Kent que estuda o passado do planeta Krypton.

Ou então Grandes Astros: Superman, escrito por Grant Morrison e da qual a arte foi utilizada no vídeo de anúncio enquanto Gunn estava falando do filme. O quadrinho traz de volta elementos clássicos da mitologia do herói, abordando-os de uma forma moderna. A HQ foi extremamente aclamada e recebeu dois prêmios Eisner em 2006 e 2007.

Além disso, o filme do Superman produzido por J.J Abrams e roteirizado por Ta-Nehisi Coates, que iniciou sua produção antes das grandes mudanças da DC, continua em desenvolvimento, mas será lançado fora do DCU, pelo selo Elseworlds.

Imagem de capa do item

The Brave and the Bold

The Brave and the Bold é o novo filme do Batman que irá mostrar um novo ator vivendo o Cavaleiro das Trevas, diferente de Robert Pattinson que continua no personagem, mas em um universo diferente, chamado por Gunn de Elseworlds. O novo filme vai introduzir também a Bat Família e Damian Wayne no papel de Robin.

Damian é filho de Bruce Wayne e de Talia Al Ghul, o que o torna neto de um dos principais vilões de Batman, Ra’s al Ghul e herdeira da Liga dos Assassinos. Ele se tornou um assassino quando era bem jovem, se tornando um membro respeitado da liga, até conhecer seu pai e se juntar a sua causa, recebendo dele o manto de Robin.

Além do garoto é esperado alguns outros membros da Bat Família como Dick Grayson, o primeiro Robin e que atualmente é o Asa Noturna, Jason Todd, o Capuz Vermelho ou Barbara Gordon, a Batgiril. O nome do filme The Brave and the Bold, faz referência a animação de mesmo nome, que trazia em cada episódio um personagem diferente auxiliando Batman em suas aventuras.

Apesar disso, Gunn cita as HQs de Grant Morrison do Batman, que introduz Damian nos quadrinhos e mostra o início da relação como aliados e também pai e filho.

Até o momento a produção não tem uma previsão de lançamento.

Imagem de capa do item

The Authority

The Authority é citado por Gunn como um projeto pelo qual ele está particularmente empolgado. Ele conta a história do grupo de heróis chamado de Authority que acredita que o mundo está quebrado e estão dispostos a fazer qualquer coisa para consertar.

Inicialmente eles eram um quadrinho da Wildstorm que se tornou parte da continuidade da DC em 2011, nos Novos 52. A primeira aparição do The Authority foi em 1999 em Stormwatch, revista escrita por Warren Ellis. A equipe é formada, inicialmente, por 6 membros: Jenny Spark, Apollo, Engenheira II, The Doctor, Swift, Meia-Noite, Jack Hawksmoor.

Jenny Spark é uma mulher capaz de manipular a eletricidade e é considerada o “Espírito do Século 20”. Nascida em 1900, a personagem parou de envelhecer e influenciou secretamente a maioria dos momentos importantes do século.

Apollo é uma bateria solar com super-força, invulnerabilidade e com a capacidade de voar. Além disso, ele é um dos primeiros heróis abertamente gay das HQs, e é casado com o Meia-Noite, outro membro da equipe.

A Engenheira II é uma mulher que infundiu nanotecnologia em seu corpo, transformando-a em metal líquido, permitindo que ela interfira com qualquer máquina e se transforme em outros objetos. The Doctor é o último de uma longa linhagem de feiticeiros da Terra. Ele é um dos maiores usuários de magia e também está tentando se recuperar do vício em drogas.

Swift é uma mulher capaz de manifestar asas e garras. Enquanto está no ar, sua velocidade é maior que a maioria dos velocistas da Terra. Meia-Noite é um soldado com habilidades aprimoradas e possui a habilidade de prever como será o resultado de um confronto antes mesmo que ele aconteça, sendo citado às vezes como uma versão mais psicótica do Batman.

Por último, Jack Hawksmoor é um homem que ganhou habilidades após ser abduzido por alienígenas, tendo super força, poderes psíquicos e sendo capaz de formar uma conexão simbiótica com qualquer cidade que ele entre em contato, aumentando e alterando seus poderes de acordo com o local e sua história.

Até o momento, o filme não tem uma previsão de lançamento.

Imagem de capa do item

Supergirl: Woman of Tomorrow

Com a nova leva de filmes da DC, dando início ao DCU, podemos ver a Supergirl nas telonas mais uma vez. A prima de Kal-El vai ter um filme solo que será inspirado nas HQs de Tom King, chamada de Supergirl: Woman of Tomorrow, mesmo nome da produção.

A HQ que começou em 2021 e foi encerrada em 2022, mostra a jornada de Kara Zor-El pelo espaço, mas contada pela perspectiva de Ruthye, uma garota que Supergirl conhece e está tentando trazer justiça pela morte de seu pai. O quadrinho teve 8 volumes e foi extremamente elogiado pela crítica.

Até o momento o filme não tem uma data de lançamento e também não foi divulgado se eles já tem uma atriz para viver Kara na produção.

Imagem de capa do item

Swamp Thing

Monstro do Pântano (Swamp Thing), segundo Gunn é o projeto que mais destoa dos outros do DCU, sendo bem mais sombrio e com inspiração no gênero de terror. Apesar disso, ele já afirmou que mesmo sendo diferente e inicialmente parecer um pouco isolado em relação aos outros, o personagem ainda vai participar de outras histórias e interagir com os heróis da DC.

Não foi falado muito sobre a produção, além de dizer que irá abordar a origem do Monstro do Pântano. O personagem foi criado por Len Wein e Bernie Wrightson e sua história começa com Alec Holland e sua esposa Linda, criando uma fórmula bio regenerativa, que seria capaz de acabar com a fome em qualquer lugar.

Eventualmente Alec é atacado por alguns soldados que trabalhavam para Nathan Ellery, o líder de uma organização criminosa. Eles acabam explodindo o local, fazendo com que o cientista drene a fórmula e ao pular no pântano afeta todas as plantas, imbuindo sua consciência e memórias criando o Monstro do Pântano.

A produção ainda não tem uma previsão de lançamento divulgada.