Tudo que você precisa saber sobre Watchmen, a nova série da HBO!

Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre Watchmen, a nova série da HBO!

Por Evandro Lira

Finalmente estamos a poucos dias de conferir a estreia de Watchmen, nova série da HBO baseada na obra-prima de Alan Moore e David Gibbons. Nessa lista, você confere tudo o que você precisa saber para se preparar para o lançamento.

Confira!

Imagem de capa do item

HQ original

A série Watchmen, da HBO, servirá como uma espécie de continuação das HQs de Alan Moore e Dave Gibbons, publicadas entre 1986 e 1987. Com 12 edições, Watchmen é considerado um dos quadrinhos mais importantes de todos os tempos. Foi responsável por trazer abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos mais alternativos, além de lidar com uma temática mais madura e menos superficial, se considerar as histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquela época.

A trama se passa no contexto da Guerra Fria, em um Estados Unidos alternativo, onde vigilantes mascarados foram proibidos de atuar. Quando um deles é assassinado, Rorschach, vigilante que nunca abandonou sua máscara, decide ir alertar os ex-companheiros, e acaba se envolvendo em uma verdadeira conspiração.

Imagem de capa do item

Premissa

Pouco se sabe sobre a trama da série da HBO, mas um fato é que ela vai seguir os eventos da HQ. Os produtores da série já afirmaram que as doze edições dos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons são cânone na série.

Segundo a sinopse divulgada pela HBO, os vigilantes mascarados continuam proibidos. Mas apesar disso, alguns deles decidem começar uma revolução, à medida que alguns tentam impedi-la antes que seja tarde demais.

Ao que tudo indica, se na época da HQ, ela refletiu muito bem o clima político do mundo, a série fará o mesmo, atualizando para o contexto da nossa política atual.

Imagem de capa do item

Ambientação

A série se passa em 2019, em Tulsa, no estado americano de Oklahoma, em uma realidade alternativa onde as pessoas não tem internet ou smartphones. O presidente dos Estados Unidos é Robert Redford (sim, interpretado por Robert Redford), que foi eleito em 1992 e desde então nunca deixou o cargo.

A força policial da cidade agora passa a usar máscaras, tal qual os vigilantes, especialmente porque um grupo de supremacistas brancos seguidores de Rorschach, que se autodenomina "A Sétima Cavalaria", está cometendo ataques à policiais e membros de suas famílias.

Imagem de capa do item

Showrunner

O principal nome por trás da nova série da HBO é Damon Lindelof, escritor e produtor que foi responsável pelas aclamadas séries de TV, Lost e The Leftovers.

O showrunner se diz extremamente honrado em levar essa nova história baseada na obra de Alan Moore às telas porque ele "deve tudo a Watchmen".

No currículo, Lindelof ainda tem os filmes Cowboys & Aliens, Prometheus, Além da Escuridão - Star Trek e Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada É Impossível.

Imagem de capa do item

Equipe

Enquanto Damon Lindelof assume o comando geral do programa, diversos roteiristas, diretores de fotografia, diretores de arte e figurinistas se juntam a equipe, divididos entre os episódios da série.

A cineasta Nicole Kassell, que já dirigiu episódios para séries como The Killing, Better Call Saul, The Leftovers e Westworld, é creditada pelo episódio piloto de Watchmen.

Os compositores vencedores do Oscar por A Rede Social, Trent Reznor e Atticus Ross, supervisionarão a trilha sonora da série.

Imagem de capa do item

Elenco

A série da HBO conta com um elenco estelar, encabeçados pelos ganhadores do Oscar, Regina King, Jeremy Irons e Robert Redford.

Enquanto King viverá a policial Angela Abar, Irons será o único personagem que já conhecemos dos quadrinhos, Ozymandias. Robert Redford, por sua vez, viverá ele mesmo, em uma realidade onde ele atua como presidente dos Estados Unidos há quase 30 anos.

O elenco é completado por Don Johnson, Tim Blake Nelson, Jessica Camacho, Andrew Howard, Jean Smart, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent e Yahya Abdul-Mateen II, astro de Aquaman e do próximo Matrix.

Imagem de capa do item

Novos personagens

Como a série se passa muitos anos após os eventos da HQ, passaremos a acompanhar novos personagens.

Ao que tudo indica, a protagonista será Angela Abar (Regina King), uma policial descrita como independente e inteligente, que aparece quase sempre mascarada nos materiais de divulgação da série.

Há um personagem chamado Looking Glass (Tim Blake Nelson), descrito como um grande interrogador e cientista comportamental, que tem tendências sociopatas.

Judd Crawford (Don Johnson) é descrito como o chefe da polícia de Tulsa, que é casado com Jane Crawford (Frances Fisher), uma veterinária com uma personalidade mais afiada do que sua personalidade resguardada permite demonstrar.

Panda (Jacob Ming-Trent) é um personagem durão da polícia, que usa seu humor para manter as pessoas afastadas. Red Scare (Andrew Howard) é um policial mafioso, enquanto Pirate Jenny (Jessica Camacho) é uma agente anarquista da polícia andrógina e bissexual.

Imagem de capa do item

Data de lançamento

A mais nova aposta da HBO estreia no domingo, dia 20 de outubro de 2019 às 23h. O episódio piloto se chama It's Summer and We're Running Out of Ice (É Verão e Estamos Ficando Sem Gelo, em tradução livre) e deve ter cerca de uma hora de duração.

Imagem de capa do item

Número de episódios

Watchmen foi pensada para ser uma minissérie de apenas 9 episódios, e assim parece que será. Segundo Lindelof, a temporada não acabará com um gancho e terá um final, como uma verdadeira história completa.

Se tudo seguir como planejado, a série deve ter seu último episódio exibido no dia 15 de dezembro de 2019. Depois do primeiro episódio, o programa seguirá com os capítulos intitulados "Martial Feats of Comanche Horsemanship", "She Was Killed by Space Junk", "If You Don't Like My Story, Write Your Own", "Little Fear of Lightning" e "This Extraordinary Being". Os três últimos episódios ainda não tiveram seus nomes divulgados.

Imagem de capa do item

Primeiras reações

O episódio piloto de Watchmen foi exibido durante a Comic-Con de Nova York, e claro que as pessoas presentes já expressaram suas reações na internet.

Os comentários são incrivelmente positivos. Eles exaltam o que foi criado por Damon Lindelof, a atuação de Regina King e afirmam que se trata de um dos primeiros episódios mais ousados da TV.

Ainda segundo os presentes na premiere, o episódio vai abordar políticas raciais, terá muita ação e algumas referências que só quem leu a HQ deve perceber.

Como está sua expectativa para Watchmen da HBO?