Profundo: 10 coisas que você precisa saber sobre o “herói” de The Boys

Capa da Publicação

Profundo: 10 coisas que você precisa saber sobre o “herói” de The Boys

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Os fãs de The Boys já estão acostumados a odiar o Profundo, um personagem bem controverso que está constantemente tentando se “redimir” após cometer um crime hediondo. Ele está sempre se metendo em furadas, e na segunda temporada da série teve um arco bem… curioso.

O que muitos não sabem é que o personagem possui uma personalidade e uma história bem diferente nas HQs, talvez sendo a figura mais alterada em relação ao material original. Pensando nisso, aqui listamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Profundo de The Boys.

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Quem é Profundo na série de The Boys?

Na série do Amazon Prime Video, o Profundo é uma figura muito polêmica dos Sete. Ele possui poderes aquáticos e é um dos membros mais "joviais" do grupo. Porém, já no começo da série, ele abusa sexualmente da Luz-Estrela, o que acaba resultando em seu afastamento do grupo.

No segundo ano da série, ele está buscando formas de se redimir - e para isso, chegou a se juntar a uma igreja bem... peculiar. Ele está sempre tentando provar que mudou e que melhorou - por mais que suas ações digam o contrário. Além disso, ele tem vários problemas com seu próprio corpo.

Imagem de capa do item

Quem interpreta o Profundo em The Boys?

O personagem é vivido na série por Chace Crawford, um astro do Texas que ficou mundialmente conhecido por sua performance na série de TV Gossip Girl, além de aparecer em outros projetos como Glee e Blood & Oil.

Nos cinemas, Chace já participou de diversos filmes nos anos 2000, como O Pacto e Jovens Malditos. Nos últimos anos, o astro também participou de projetos como As Discípulas de Charles Manson, Regras Não se Aplicam e Eu Aceito... Até Desistir.

Imagem de capa do item

Qual foi a inspiração para a criação do Profundo?

O personagem originalmente foi inspirado pelo Aquaman da DC Comics, ainda que sua personalidade, seu visual e até mesmo seu conjunto de poderes sejam bem diferentes do Rei dos Sete Mares. Nas HQs, ele geralmente é visto com um traje de mergulho bem pesado.

Como iremos explicar depois, o personagem também possui uma origem "falsa" criada pela Vought-American, que acaba tornando-o mais próximo do Arthur Curry da DC Comics, ainda que ele seja um herói criado em laboratório, com outros "supers" do universo de The Boys.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades do Profundo

Na série do Prime Video, o Profundo realmente é mais parecido com o Aquaman, já que possui capacidade de respirar debaixo da água (através de guelras localizadas em seu abdome), além da capacidade de conversar mentalmente com animais aquáticos.

Nas HQs, no entanto, o Profundo não parece ter nenhum tipo de poder náutico. Em vez disso, ele é capaz de voar, além de ter super-força e uma durabilidade sobre-humana. Toda a ideia de transformá-lo em um herói "aquático" veio da Vought, que criou uma origem bem bizarra para ele.

Imagem de capa do item

Quem é Profundo nas HQs de The Boys?

Nos quadrinhos, o Profundo é um membro dos Sete desde o começo, mas pode-se dizer que ele sequer chega a ser importante, uma vez que está sempre aparecendo no fundo e, comparado a outros membros dos Sete, ele não tem muitas falas

Além disso, Profundo também não é responsável pelo estupro da Luz-Estrela, uma vez que a heroína é violentada pelo Capitão Pátria, pelo Trem-Bala e pelo Black Noir nas HQs. Num geral, o personagem é um coadjuvante de luxo nas histórias de Garth Ennis.

Imagem de capa do item

Origem pública

A Vought-American fez um grande trabalho criando várias histórias falsas de origem para os principais integrantes dos Sete, criando personas públicas que pudessem parecer grandes heróis aos olhos dos civis. Com o Profundo, não é muito diferente.

Mesmo não tendo poderes aquáticos nas HQs, ele é vendido pela Vought como o "Rei dos Mares". Além disso, ele está sempre dizendo que não pode remover seu capacete devido a uma "maldição atlante" - o que sabemos que não passa de uma mentira para acobertar sua identidade.

Imagem de capa do item

Alívio cômico

Como dito anteriormente, o Profundo está longe de ser uma figura muito importante dos Sete nas HQs. Ele foi criado apenas para dar mais variedade para a equipe, embora apareça muito pouco e seja sempre menosprezado por outros "supers".

Na realidade, ele quase sempre é um alívio cômico nas HQs de Garth Ennis e Darick Robertson. Muitas vezes, ele é visto como uma figura desengonçada por conta de seu pesado traje, além de aparecer várias vezes com personagens fechando portas em sua cara.

Imagem de capa do item

Um dos únicos membros sóbrios

Como muitos já sabem, os Sete são uma equipe heroica que de "heroica" mesmo há muito pouco. Eles são figuras sádicas, violentas e depravadas, que fazem de tudo para aproveitar o status de heróis. O Profundo é uma das únicas exceções.

Ele é sempre visto como o mais "tranquilo" e "sábio" dos Sete, raramente cometendo os mesmos crimes que outros membros como o Capitão Pátria ou o Black Noir. Apesar disso, ele está longe de ser um herói, já que só pensa em si mesmo e corrobora com os crimes dos Sete.

Imagem de capa do item

O golpe de estado

Ao fim dos quadrinhos de The Boys, o Capitão Pátria convence outros heróis d'Os Sete a realizar um grande golpe de estado, assassinando várias pessoas na Casa Branca dos Estados Unidos. O Profundo é um dos poucos que se recusa a participar disso.

Sem que ele saiba, o "herói" acaba escapando da morte certa, já que é durante esse golpe de estado que o Capitão Pátria é assassinado pelo Black Noir e os outros heróis caem vítimas do exército norte-americano. E isso acaba trazendo frutos positivos para o personagem...

Imagem de capa do item

Futuro

Por ser um dos únicos que se recusa a participar da insurgência liderada pelo Capitão Pátria, o Profundo acaba sendo designado pela Vought para participar de outra equipe de super-heróis após a dissolução dos Sete, onde ele é visto pela última vez.

Em um dos arcos finais de The Boys, é revelado que ele se junta a um grupo conhecido apenas como True (ou Verdadeiros, em tradução livre). Nessa nova equipe, ele ganha um novo traje completamente branco, enquanto seu capacete se assemelha a um capuz da Ku Klux Klan....