7 personagens da cultura pop que o tempo inocentou

Capa da Publicação

7 personagens da cultura pop que o tempo inocentou

Por Junno Sena

Entre Malévola, Darth Vader e Loki, a cultura pop aprendeu a amar seus vilões e fazer bons arcos de redenção em cima deles. Mas, antes de surgir a onda de filmes e séries abordando a origem complicada de personagens questionáveis, era o público quem decidia quais antagonistas seriam inocentados.

Nessa lista, separamos 7 personagens da cultura pop que tornaram a vida de seus protagonistas um inferno, mas foram perdoados por isso. Confira! Esquecemos de algum? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

Sharpay Evans

Sharpay Evans é um dos maiores exemplos de redenção por parte do público. Quando falamos na franquia High School Musical, a personagem nunca deu o braço a torcer e sempre representou um ponto de rivalidade para a protagonista, Gabriella Montez. Mas, ao longo dos anos, perceberam o quão injusta era a forma como Sharpay foi tratada na East High.

A personagem cresceu sonhando com a Broadway, mas viu tudo desmoronar quando dois estudantes decidiram testar seus dotes musicais em um karaokê. Precisa dizer algo mais? Felizmente, Sharpay oficializou sua redenção ao protagonizar o próprio filme — três anos após o final de High School Musical —, A Fabulosa Aventura de Sharpay.

Imagem de capa do item

Lula Molusco

O mundo de Bob Esponja pode ser colorido e divertido quando se é criança, mas é quando se torna adulto que você nota as rachaduras da Fenda do Biquíni. E elas começam pelo capitalismo tardio e compulsório gerenciado pelo Seu Sirigueijo no Siri Cascudo. Entre todos os personagens da série, o único que parece compreender os horrores de vender sua força de trabalho é o Lula Molusco.

Em um primeiro momento, o personagem é visto como chato e rabugento. Mas, após 13 temporadas, a pergunta óbvia é: Quem não seria chato e rabugento? Lula Molusco não apenas precisa enfrentar filas de clientes, mas também a positividade tóxica de Bob Esponja e Patrick Estrela, o seu mesquinho chefe e diversos outros personagens irritantes. Sem contar que até os seus sagrados finais de semana são interrompidos com alguma aventura do Calça Quadrada.

Imagem de capa do item

Killmonger

Construído para ser o principal antagonista de T’Challa em Pantera Negra (2018), o público ficou confuso ao sair das salas de cinema e simpatizar com Erik Killmonger. Criado por Don McGregor e Rick Buckler, N’Jadaka, como também é conhecido, deu as caras pela primeira vez em Jungle Action #6, em 1973.

Nos quadrinhos, o personagem é um caçador que nutre um profundo ódio por Wakanda, já nos cinemas, é uma figura revolucionária que busca algum tipo de justiça em um mundo racista. Munido de diversos argumentos fortes, Killmonger ainda é visto como um vilão, mas também é difícil entendê-lo apenas como tal.

Candace e Vanessa

Ao longo de 4 temporadas, os fãs de Phineas e Ferb esperavam ansiosos por cada invenção dos irmãos. Porém, se era uma alegria para o público vê-los “ir ao espaço, lutar contra uma múmia ou escalar a Torre Eiffel inteira”, não era para Candace, a irmã mais velha dos dois. Dublada pela Ashley Tisdale, a garota sofria na mão dos rapazes ao se deparar com cada uma de suas loucuras.

Mas, não era apenas ela a vítima dos planos mirabolantes de terceiros. Vanessa Doofenshmirtz era filha de Dr. Heinz Doofenshmirtz, inimigo de Perry, o Ornitorrinco. Assim como Candace, Vanessa vivia tentando se libertar das loucuras de seu pai ao revelar tudo para sua mãe.

A primeira vista, Candace e Vanessa servem como antagonistas dessas histórias. Mas ao longo dos anos, o público percebeu o quão irritantes poderiam ser Phineas, Ferb e o Dr. Heinz, principalmente após as músicas Garotos Danados e Fritos.

Imagem de capa do item

Magneto

Assim como Killmonger, Magneto sofre do “mal” de ir longe demais pelo seu povo. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o mutante deu as caras pela primeira vez em 1963 com Uncanny X-Men #1. Surgido como um vilão extremista que ia contra todos os ideais pacifistas de Charles Xavier, Max Eisenhardt, também conhecido como Erik Lensherr, demorou anos para ganhar o lugar de respeito dos dias de hoje.

Magneto já foi um dos maiores vilões dos X-Men, como também líder dos mesmos, uma figura renegada por toda a humanidade e, hoje, é um dos principais braços de Krakoa.

Imagem de capa do item

Medusa

Quando falamos em figuras redimidas com o tempo, Medusa está no topo da lista. A primeira aparição da figura data de uma escrita em 490 a.C., em que Píndaro falava da “Medusa de belas bochechas”. Desde então, a personagem foi de uma sacerdotisa do templo de Atenas até uma das mais “desejadas entre mortais e imortais” e, por fim, uma vilã das histórias de Perseu.

Porém, ao longo dos anos, a história de Medusa foi sendo revisitada e apontada como injusta pelo público. Ela, assim como diversas outras mulheres da literatura greco-romana, foi abusada por Poseidon. Sua aparência, com cabelos de cobra e a habilidade de transformar qualquer um em pedra, foi dada por Atenas como uma punição pelo ocorrido.

Autoras como Natalie Haynes já se debruçaram na horrível história de Medusa, mostrando que a mesma nunca foi um monstro, mas sim tratada como tal.