Pacificador: 10 coisas sobre o personagem de John Cena em O Esquadrão Suicida

Capa da Publicação

Pacificador: 10 coisas sobre o personagem de John Cena em O Esquadrão Suicida

Por Gus Fiaux

No ano que vem, O Esquadrão Suicida de James Gunn apresentará diversos novos personagens da DC Comics. E um deles será o Pacificador, um policial extremista interpretado pelo astro do WWE John Cena. 

Agora, com a notícia de que o personagem vai ganhar sua série solo no HBO Max, resolvemos falar um pouco mais sobre essa figura, sua origem nas HQs e até mesmo suas habilidades e fraquezas.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o Pacificador!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

O Pacificador foi criado originalmente em novembro de 1966, nas páginas de Fightin' 5 #40. Seus criadores são Joe Gill e Pat Boyette. Pouco tempo depois de sua primeira aparição, ele teve sua primeira revista solo.

É importante ressaltar que, originalmente, o personagem era da Charlton Comics, uma editora independente de super-heróis. Em 1983, a DC Comics comprou os direitos de vários personagens da Charlton, incluindo o Pacificador.

Imagem de capa do item

Christopher Smith

O primeiro Pacificador das HQs se chama Christopher Smith, filho de um ex-oficial nazista que, ao descobrir o segredo do pai, decidiu partir em uma cruzada em busca da paz total, ainda que para isso precisasse empregar violência.

Aos 18 anos de idade, ele se juntou ao exército e foi lutar na Guerra do Vietnã. Lá, ele massacrou uma vila inteira e foi parar em corte marcial, pegando vinte anos de prisão. Nesse tempo, sua mãe faleceu.

Christopher então conseguiu um acordo para sair da prisão caso trabalhasse para o governo norte-americano, como líder de um esquadrão antiterrorismo. Nascia ali o Pacificador, um "herói" que era uma crítica ao sistema policial dos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Pax Americana

Christopher Smith sempre foi a versão mais importante e mais popular do Pacificador. Por conta disso, é ele quem integra a super-equipe conhecida como Pax Americana, o grupo de super-heróis da Terra-4.

O grupo é composto por vários outros heróis originais da Charlton Comics, incluindo o Besouro Azul e o Capitão Átomo. Esse grupo já apareceu em algumas histórias da DC Comics, como Multiverso e Convergência.

Imagem de capa do item

Pacificador II

Em 1994, foi apresentada uma segunda versão do Pacificador nas páginas de Justice League International Vol. 2 #65. Essa segunda versão não possuía nome e nem história de origem.

Ele aparece muito brevemente e faz parte de um grupo sancionado pelas Nações Unidas, chamado de League Busters (ou "Caçadores da Liga", em tradução livre). Essa equipe havia sido designada para derrotar a Liga da Justiça Internacional.

Imagem de capa do item

Mitchell Black

Há ainda uma terceira versão do personagem, chamado Mitchell Black. Ele era um cirurgião renomado, recrutado pelo Instituto Pax (uma organização fundada pelo Pacificador original, Christopher Smith).

O personagem integrou um grupo chamado The L.A.W, que era composto por outros heróis da Charlton Comics para investigar ataques em bases militares. Mitchell foi morto (supostamente) durante a Crise Infinita, nas mãos do vilão Prometheus.

Imagem de capa do item

Habilidades

Todas as versões do Pacificador contam com os mesmos conjuntos de habilidade, que incluem um treinamento bem pesado no combate corpo-a-corpo e no uso de armas pesadas, ainda que seu estilo de luta seja não-letal.

O Pacificador também é conhecido por seus equipamentos bem particulares, como o capacete chamativo e à prova de balas ou outros dispositivos auxiliares como o jet-pack e uma armadura corporal bem resistente e invulnerável.

Imagem de capa do item

Fraquezas

No que diz respeito a Christopher Smith, o personagem sempre foi retratado como vítima de distúrbios psicológicos graves, como bipolaridade e esquizofrenia. Esses problemas eram justificativas para seu comportamento errático.

Smith acreditava que as almas das pessoas que matou eram encarceradas em seu capacete, comunicando-se com ele a todo momento. Além disso, ele tinha diversas alucinações com seu pai, o nazista Wolfgang Schmidt.

Imagem de capa do item

Ele inspirou o Comediante

Curiosamente, talvez o Pacificador seja mais conhecido não por sua própria história, mas por ter inspirado Alan Moore a criar o personagem Comediante, uma das figuras centrais da trama de Watchmen.

Originalmente, Moore queria usar personagens originários da Charlton Comics para o projeto, mas quando a DC recusou a proposta, ele criou heróis inspirados neles - por exemplo, o Edward Blake - que é baseado em Christopher Smith.

Imagem de capa do item

O Esquadrão Suicida

Conforme já havia sido anunciado desde o DC FanDome, o Pacificador estará em O Esquadrão Suicida, o novo filme da equipe dirigido por James Gunn e que deve estrear em 2021, dando uma repaginada na equipe.

Ele é interpretado pelo super astro do WWE John Cena. A versão retratada no filme será a de Christopher Smith, e apesar de sabermos pouco sobre a história do filme, tudo indica que ele é uma das figuras mais importantes.

Imagem de capa do item

Série solo

Conforme anunciado recentemente, o Pacificador será o protagonista de uma série derivada de O Esquadrão Suicida, para a HBO Max, o serviço de streaming da Warner Bros.

A série trará John Cena de volta ao papel do "herói", enquanto James Gunn assume o roteiro e dirige alguns episódios. A produção começa em 2021, e deve contar a história de origem do personagem.