Oscar: Quem são as 10 atrizes com mais indicações ao prêmio?

Capa da Publicação

Oscar: Quem são as 10 atrizes com mais indicações ao prêmio?

Por Jaqueline Sousa

Em território hollywoodiano, conquistar o reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é sonho de muita gente. Afinal, o Oscar é a premiação mais importante e prestigiada da sétima arte, sendo responsável por consagrar diversas produções e profissionais ao longo dos anos.

Se você gosta de acompanhar a premiação bem de perto, deve saber que alguns atores renomados sempre aparecem nas principais categorias, por exemplo, as de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Sendo assim, você sabe dizer quais foram as atrizes que mais receberam indicações ao prêmio? Conheça os 10 nomes mais reconhecidos pelo Oscar nesta lista!

Imagem de capa do item

10 - Greer Garson

Greer Garson foi uma das personalidades mais importantes do século passado. A britânica brilhou tanto no cinema como nos palcos do teatro, e somou sete indicações ao Oscar. Dentre as vezes em que concorreu ao prêmio, ela ganhou apenas uma por sua performance no filme Rosa da Esperança (1942).

A última vez que Garson recebeu reconhecimento da Academia foi pelo drama Dez Passos Imortais (1960).

Imagem de capa do item

9 - Jane Fonda

Muito além do que apenas um ícone fashion da década de 1960, Jane Fonda também demonstrou seu talento como atriz ao longo de sua carreira. Até o momento, ela já foi indicada ao Oscar sete vezes, a primeira por sua atuação em A Noite dos Desesperados (1969) e a última por A Manhã Seguinte (1986).

Das sete indicações, ela ganhou duas por suas participações nos filmes Klute: O Passado condena (1971) e Amargo Regresso (1978).

Imagem de capa do item

8 - Cate Blanchett

Cate Blanchett é, sem dúvida, uma das atrizes mais influentes dos últimos tempos. No Oscar, ela já concorreu sete vezes e, em duas delas, levou o homenzinho dourado para casa por suas performances nos filmes O Aviador (2004) e Blue Jasmine (2013).

A primeira vez que Blanchett apareceu na premiação foi pelo longa Elizabeth (1998), e a mais recente foi por Carol, de 2015.

Imagem de capa do item

7 - Ingrid Bergman

Ingrid Bergman também fez história em Hollywood. Ao longo de sua carreira, a atriz tornou-se um dos nomes mais relevantes da indústria cinematográfica, chegando a trabalhar com cineastas consagrados como Alfred Hitchcock e Ingmar Bergman.

Ingrid recebeu sete indicações ao Oscar e saiu vitoriosa em três delas: À Meia-Luz (1944), Anastacia: A Princesa Esquecida (1956) e Assassinato no Expresso Oriente (1974). Sua última indicação foi pelo filme Sonata de Outono, de 1978.

Imagem de capa do item

6 - Judi Dench

Judi Dench é uma das atrizes britânicas mais consagradas da indústria cinematográfica, portanto não é à toa que ela também faça parte desta lista. Ela já concorreu ao Oscar oito vezes, saindo vitoriosa apenas uma vez por sua performance no filme Shakespeare Apaixonado (1998).

Neste ano, Dench concorre ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Belfast, longa do diretor Kenneth Branagh que está indicado na categoria de Melhor Filme.

Imagem de capa do item

5 - Glenn Close

Glenn Close, a eterna Cruella de Vil, também é outra recordista de indicações na premiação mais importante do cinema. A atriz coleciona oito nomeações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, mas até o momento não venceu nenhuma das vezes em que concorreu à estatueta.

A primeira indicação de Close foi pelo filme O Mundo Segundo Garp, de 1982. Já a mais recente aconteceu devido à performance da atriz no longa Era Uma Vez um Sonho (2020).

Imagem de capa do item

4 - Geraldine Page

Apesar de não ser um nome muito conhecido entre o público da atualidade, a atriz Geraldine Page é considerada uma das profissionais mais relevantes do cenário hollywoodiano. Ao todo, ela recebeu oito indicações ao Oscar, sendo que a primeira aconteceu por sua atuação como Melhor Atriz Coadjuvante no filme Caminhos Ásperos (1953).

Page só conseguiu conquistar a estatueta em sua última indicação pelo filme O Regresso Para Bountiful (1985), em que venceu o Oscar de Melhor Atriz.

Imagem de capa do item

3 - Bette Davis

Imortalizada por seus olhos extremamente expressivos, Bette Davis é outro grande nome da Hollywood clássica que marcou presença no Oscar em diversas ocasiões. A atriz recebeu 10 indicações ao prêmio e levou dois homenzinhos dourados para casa por suas performances nos filmes Perigosa (1935) e Jezebel (1938).

Sua última indicação ao prêmio foi pelo terror psicológico O Que Terá Acontecido com a Baby Jane?, de 1981.

Imagem de capa do item

2 - Katharine Hepburn

Ícone da old Hollywood, a atriz Katharine Hepburn foi um dos grandes nomes do cinema no século XX, deixando um legado indiscutível no cenário. Hepburn recebeu 12 indicações no Oscar, chegando a ganhar quatro estatuetas, tornando-a a única personalidade a alcançar tal recorde na história da premiação.

Todas as vitórias de Katharine foram na categoria de Melhor Atriz por seu trabalho nos filmes Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981), sua última indicação ao prêmio.

Imagem de capa do item

1 - Meryl Streep

Não tem para ninguém: Meryl Streep não é somente a atriz com mais indicações ao Oscar, como também é dona do recorde geral, colecionado ao todo 21 indicações. Será que ela já cansou de ver seu nome na lista da premiação?

Dentre o número, Streep conquistou a estatueta três vezes, sendo uma como Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance no filme Kramer Vs Kramer (1979) e duas como Melhor Atriz por A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011). Sua última indicação ao Oscar foi pelo drama The Post: A Guerra Secreta, de 2017.