Oscar 2023: Os filmes que devem aparecer na premiação do cinema

Capa da Publicação

Oscar 2023: Os filmes que devem aparecer na premiação do cinema

Por Jaqueline Sousa

Estamos no último mês do ano, e Hollywood já está se preparando para a temporada de premiações de 2023. Diversas produções alegraram (ou não) a nossa jornada por 2022 e, certamente, algumas delas estarão presentes no Oscar, a cerimônia mais popular e cobiçada da sétima arte.

Enquanto a lista oficial de indicados que estarão na disputa pelo homenzinho dourado não chega, só nos resta especular sobre quais filmes devem aparecer na premiação do ano que vem. Pensando nisso, selecionamos aqui os principais destaques de 2022 para você ficar de olho!

Imagem de capa do item

Avatar: O Caminho da Água

Onde assistir: 15 de dezembro de 2022 nos cinemas.

Nada mais justo do que começar a lista com Avatar: O Caminho da Água, filme que marca o retorno de Pandora às salas de cinema do mundo. Dirigido por James Cameron (Titanic), a sequência do icônico filme de 2009 deve dominar o Oscar de 2023 em grande parte das categorias, principalmente no que diz respeito aos impressionantes efeitos visuais.

Estrelado por Sam Worthington (Fratura, Em Nome do Céu) e Zoe Saldaña (Guardiões da Galáxia), O Caminho da Água se passa alguns anos após os eventos do primeiro Avatar. Na trama, Jake Sully e Neytiri vivem pacificamente no planeta, ao lado da família, até que uma antiga ameaça retorna e eles são obrigados a buscar refúgio no desconhecido.

Babilônia

Onde assistir: 19 de janeiro de 2023 nos cinemas.

Damien Chazelle (La La Land) também deve marcar presença no Oscar de 2023 com seu novo filme, Babilônia. Ambientado no final da década de 1920, a história vai acompanhar uma atriz durante o conturbado período de transição do cinema mudo às produções faladas.

Babilônia promete ser um filme grandioso por explorar os excessos e todo o glamour da indústria cinematográfica, além de contar com um elenco de peso, como Margot Robbie (que deve ser indicada na categoria de Melhor Atriz), Brad Pitt (Era Uma Vez em Hollywood), Tobey Maguire (Homem-Aranha) e Diego Calva (Narcos: México), só para citar alguns.

Imagem de capa do item

Os Banshees de Inisherin

Onde assistir: 2 de fevereiro de 2023 nos cinemas.

Outra produção que provavelmente será indicada nas principais categorias do Oscar de 2023 é Os Banshees de Inisherin. Líder das indicações do Globo de Ouro do próximo ano, o longa de Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime) é ambientado em uma ilha remota da Irlanda e conta a história de dois homens que são melhores amigos de longa data. Bom, até que um deles decide colocar um fim na amizade sem maiores explicações, o que gera consequências bastante preocupantes para ambos.

Os Banshees de Inisherin tem Colin Farrell (Batman), Brendan Gleeson (Sr. Mercedes), Kerry Condon (Better Call Saul) e Barry Keoghan (Eternos) no elenco.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Onde assistir: Amazon Prime Video e Apple TV.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi um dos filmes mais populares de 2022. Com direção da dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Um Cadáver Para Sobreviver), que também são conhecidos apenas como os Daniels, o filme foi um sucesso de crítica e público por trazer uma nova abordagem sobre realidades paralelas e o multiverso.

Estrelado por Michelle Yeoh (que deve aparecer na categoria de Melhor Atriz, sem dúvida), a história acompanha uma mulher que embarca em uma viagem pelo multiverso depois que uma ruptura interdimensional bagunça a realidade.

O elenco também tem Jamie Lee Curtis (Halloween), Stephanie Hsu (A Maravilhosa Sra. Maisel) e Ke Huy Quan (Os Goonies).

Imagem de capa do item

Tár

Cate Blanchett (Carol, Thor: Ragnarok) está de volta e também promete dominar o Oscar de 2023 com Tár. Dirigido por Todd Field (Pecados Íntimos), a produção conta a história da maestrina e compositora Lydia Tár, que é interpretada por Blanchett, mostrando como ela se tornou a primeira regente mulher de uma orquestra alemã.

Além de Cate, que está sendo bastante aclamada por seu trabalho no filme e deve ser indicada como Melhor Atriz, o elenco tem Nina Hoss (Fênix, Jack Ryan) e Mark Strong (Kingsman).

Triângulo da Tristeza

Onde assistir: 2 de março de 2023 nos cinemas.

Vencedor da Palma de Ouro de 2022, no Festival de Cannes, o filme Triângulo da Tristeza também pode aparecer no Oscar de 2023. A produção é dirigida pelo sueco Ruben Östlund (The Square: A Arte da Discórdia) e acompanha um casal de jovens modelos que ganham uma passagem para viajar em um cruzeiro de luxo. Tudo parecia ir às mil maravilhas até que a embarcação afunda e os sobreviventes são obrigados a buscar refúgio em uma ilha deserta.

Com Woody Harrelson (True Detective, Venom: Tempo de Carnificina), Harris Dickinson (King’s Man: A Origem, Um Lugar Bem Longe Daqui) e Charlbi Dean (Raio Negro) no elenco, Triângulo da Tristeza promete fazer uma abordagem do comportamento social humano com pitadas de humor.

Imagem de capa do item

A Baleia

Onde assistir: Não há previsão de estreia no Brasil.

A Baleia é o novo filme do diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro), o que significa que você ainda vai ouvir (e muito) o nome dele por aí. Isso porque, além de ser o retorno de Aronofsky, a estrela da produção é Brendan Fraser. O ator fez bastante sucesso no final dos anos 90 e início dos 2000, mas acabou se afastando dos holofotes por um tempo depois de revelar que tinha sofrido um assédio em 2003.

Desde então, Fraser vem retomando sua carreira aos poucos, e A Baleia promete colocá-lo na disputa de Melhor Ator em 2023. Sua atuação no filme está sendo bastante aclamada por aqueles que já assistiram à produção, então é bom não perdê-lo de vista nos próximos meses.

Em A Baleia, acompanhamos a história de um homem que, após a morte de seu namorado, engordou mais de 200 quilos durante a fase de luto. Agora, ele tenta se reconciliar com a filha adolescente, que é interpretada por Sadie Sink (Stranger Things), depois que os dois se afastaram.

Elvis

Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

Praticamente todo Oscar tem uma cinebiografia musical para chamar de sua, e em 2023 não será diferente: Elvis, do diretor Baz Luhrmann, também deve aparecer na premiação do próximo ano. O filme conta como o cantor Elvis Presley, considerado por muitos como o Rei do Rock, conquistou o estrelato na indústria musical, dando foco para o relacionamento conturbado com seu ambicioso empresário.

Estrelado por Austin Butler (Era Uma Vez em Hollywood), o longa também tem Tom Hanks (Forrest Gump), Olivia DeJonge (The Society) e Dacre Montgomery (Stranger Things) no elenco.

Imagem de capa do item

Os Fabelmans

Onde assistir: 12 de janeiro de 2023 nos cinemas.

Outro cineasta que também deve marcar presença no Oscar de 2023 é Steven Spielberg (Tubarão, E.T.: O Extraterrestre) com Os Fabelmans, seu novo filme. Descrito como uma semiautobiografia, o longa é inspirado na vida do próprio Spielberg e acompanha a infância e adolescência de um garoto apaixonado por cinema.

O elenco tem nomes como Michelle Williams (O Rei do Show), Paul Dano (Batman) e Seth Rogen (O Rei Leão).

Top Gun: Maverick

Onde assistir: Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

Top Gun: Maverick é o filme de maior sucesso de 2022 (o primeiro do ano que ultrapassou o marco de US$ 1 bilhão nas bilheterias), e você provavelmente vai encontrá-lo em algumas categorias do Oscar de 2023.

Estrelado por Tom Cruise (Missão: Impossível), o longa é a sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, um grande clássico dos anos 80. Na trama, acompanhamos Maverick em uma corrida contra o tempo para treinar um grupo de jovens pilotos para uma missão perigosa.

O filme tem direção de Joseph Kosinski (Spiderhead), e o elenco é formado por nomes como Miles Teller (Spiderhead, Whiplash), Glen Powell (Irmãos de Honra), Jon Hamm (Mad Men), Jennifer Connelly (Expresso do Amanhã) e Val Kilmer (Batman Eternamente).

Imagem de capa do item

A Mulher Rei

Onde assistir: Amazon Prime Video e Google Play.

Viola Davis (O Esquadrão Suicida, How to Get Away With Murder) foi outro grande destaque de 2022 por ter protagonizado o filme A Mulher Rei. Seu trabalho na produção foi bastante elogiado e também deve ser reconhecido na cerimônia do Oscar de 2023.

Dirigido por Gina Prince-Bythewood (The Old Guard), o longa é ambientado em 1800 e conta a história de um grupo de mulheres guerreiras que são treinadas para proteger o reino, que está sendo ameaçado por um inimigo estrangeiro.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Onde assistir: 23 de dezembro de 2022 na Netflix.

O retorno do detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), em Glass Onion: Um Mistério Knives Out, é um dos mais aguardados de 2022 e também pode estar presente na premiação do Oscar de 2023. Na trama, veremos Blanc tentando resolver um novo mistério durante uma viagem peculiar na Grécia. A convite de um bilionário, ele acaba parando em uma reunião de amigos em uma propriedade luxuosa, onde alguém aparece morto.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out tem direção de Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi). Além de Daniel Craig, o elenco tem Kate Hudson (Como Perder um Homem em 10 Dias), Edward Norton (Clube da Luta), Kathryn Hahn (WandaVision), Ethan Hawke (Cavaleiro da Lua) e Janelle Monáe (Moonlight: Sob a Luz do Luar).

Imagem de capa do item

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, do diretor Ryan Coogler (Creed: Nascido Para Lutar) foi um dos lançamentos mais comentados do MCU neste ano e, assim como o primeiro filme, também pode aparecer na premiação do Oscar de 2023.

Além de fazer uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, a produção dá continuidade ao universo de T’Challa com destaque para Shuri (Letitia Wright) e Ramonda (Angela Bassett), enquanto elas tentam superar a morte do Rei de Wakanda.

Aftersun

Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.

Aftersun é o filme de estreia da diretora Charlotte Wells e vem emocionando bastante o público e a crítica especializada. Assim, é possível que ele apareça na premiação do Oscar no próximo ano.

Estrelado por Paul Mescal (Pessoas Normais) e Frankie Corio, que, assim como a diretora, também estreia nas telonas com Aftersun, o filme acompanha as lembranças de Sophie da viagem de férias que fez com o pai há 20 anos. Entre memórias reais e imaginadas, ela tenta entender quem era a figura paterna que a acompanhou ao longo de toda sua vida.

Imagem de capa do item

Batman

Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime Video, YouTube, Google Play e Apple TV.

O Batman de Matt Reeves também deve dar as caras na premiação mais cobiçada do cinema em 2023, especialmente no que diz respeito à parte mais técnica da produção. Com Robert Pattinson (Saga Crepúsculo) assumindo o manto do Morcego, o longa conquistou o público e a crítica especializada no começo de 2022 ao contar uma história de mistério nos primeiros anos de Wayne como o Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

Quais animações devem aparecer no Oscar de 2023?

As animações também são produções fundamentais na premiação do Oscar, por isso vale a pena ficar de olho nos lançamentos mais aclamados de 2022. Entre eles, temos longas como Pinóquio de Guillermo del Toro, Red: Crescer é Uma Fera, da Disney, e Wendell & Wild, que conta com a presença de Jordan Peele no elenco de vozes.

Imagem de capa do item

Quais filmes podem ser indicados na categoria de Melhor Filme Internacional?

Embora as produções hollywoodianas sejam o grande foco do Oscar, a categoria de Melhor Filme Internacional é um dos maiores destaques da premiação. Ao longo dos anos, filmes como Drive My Car (2021), Parasita (2019), que também conquistou o feito de Melhor Filme em 2020, e Roma (2018) já foram consagrados na cerimônia, e em 2023 não será diferente.

Alguns dos principais cotados para disputar a corrida pelo homenzinho dourado são:

  • RRR: Revolta, Rebelião, Revolução, do indiano S. S. Rajamouli;
  • Decisão de Partir, do sul-coreano Park Chan-wook;
  • Nada de Novo no Front, do alemão Edward Berger;
  • Argentina, 1985, do argentino Santiago Mitre;
  • Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, do mexicano Alejandro González Iñárritu.