Capa da Publicação

Os melhores filmes já lançados em 2022 até agora

Por Arthur Eloi

Depois do cinema lentamente retornar à ativa na segunda metade de 2021, o primeiro semestre de 2022 foi bastante movimentado com vários lançamentos de peso que estava apenas esperando a reabertura das salas. Além das telonas, também tivemos uma porrada de ótimos títulos lançados direto no streaming. Seja em casa ou nos cinemas, não faltou o que assistir nesse primeiro semestre.

Para entrarmos de vez no segundo semestre do ano, reunimos abaixo os melhores filmes lançados em 2022 até agora!

Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

Em cartaz nos cinemas

É digno de mérito quando nem um título enorme como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo ofusca o filme de ser uma das obras mais comentadas do ano. O longa da dupla Dan Kwan e Daniel Scheinert é inventivo, divertido, meio estranho e surpreendentemente emotivo.

Quando tudo na vida de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) desaba, ela se vê no centro uma ruptura no multiverso, que a leva para explorar diversas realidades e possibilidades, e é no meio de toda essa loucura que ela precisa encontrar a forma de se ajeitar.

Top Gun: Maverick

Em cartaz nos cinemas

Sequências que constroem em cima do legado de clássicos são tendência em Hollywood, e Top Gun: Maverick tirou a fórmula de letra. Tom Cruise retorna à franquia que praticamente lançou sua carreira em 1986, e cria uma das melhores experiências de cinema do ano.

Com uma nova missão aérea, o piloto Pete Mitchell é convocado para ensinar a próxima geração de pilotos de elite para enfrentar um enorme desafio contra o tempo. Nas mãos do diretor Joseph Kosinski, o filme traz um charme retrô combinado com intensas e impressionantes cenas de ação.

Sonic 2 - O Filme

Disponível para compra e aluguel digital

Adaptações de games tem uma fama lamentável, mas isso lentamente está mudando ao ritmo que Hollywood investe mais pesado em levar grandes franquias dos games para as telonas. Um dos sucessos mais improváveis de toda essa leva é, sem dúvidas, Sonic - O Filme, que só não deu certo uma vez em 2019, como também acertou pela segunda vez em 2022.

Aqui, o ouriço velocista da SEGA lida com uma nova ameaça do Dr. Robotnik (Jim Carrey), que retorna após ter sido derrotado. Acontece que, dessa vez, ele não está sozinho, e cria um campeão para enfrentar Sonic: Knuckles.

RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

Disponível no catálogo da Netflix

Longe de Hollywood, a Índia é uma das maiores indústrias cinematográficas do mundo. Por mais que isso já fosse certo entre entusiastas de nicho, o público geral passou a entender a força dessas produções estrangeiras com RRR.

O filme mais caro da história do cinema indiano, o longa transborda ação, humor e emoção em iguais doses cavalares, abraçando o absurdo em uma história sobre amizade e anticolonialismo. Basta assistir o trailer acima para sentir o gostinho de toda a energia e carisma que o longa guarda.

Batman

Disponível no catálogo da HBO Max

Depois de anos em desenvolvimento, troca de atores e diretor, Batman enfim chegou aos cinemas em 2022 - e facilmente conquistou seu lugar como um dos melhores filmes de herói já feitos.

Conduzido como um filme de detetive, a obra de Matt Reeves mergulha de cabeça no submundo do crime de Gotham através dos olhos de um Batman jovem, torturado e traumatizado, vivido brilhantemente por Robert Pattinson. Há toques de humor, cenas de ação espetaculares, vilões memoráveis e uma trilha sonora de arrepiar.

Fresh

Disponível no catálogo do Star+

Tal qual chocolate e pimenta, quem diria que comédia romântica e terror se misturam tão bem? Fresh é a prova disso, com um filme com uma excelente dinâmica entre o casal vivido por Sebastian Stan e Daisy Edgar-Jones... e cenas de canibalismo, claro.

A excelente estreia de Mimi Cave na direção, Fresh acompanha uma mulher cansada de aplicativos de namoro que dá a sorte grande quando encontra o homem perfeito - sem saber dos hábitos perversos dele. O longa é divertido, relevante e traz uma performance completamente surtada de Sebastian Stan, igualmente charmoso e ameaçador.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Disponível no catálogo do Disney+

Sam Raimi fez história no horror e nos filmes de herói, e em 2022 teve a oportunidade de combinar tudo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O segundo filme-solo do Mago Supremo usa a crise no Multiverso, iniciada em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), para colocar o herói contra Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) na luta por poderes sobrenaturais que podem mudar tudo.

O longa viaja por Terras paralelas, apresenta novos heróis e surpreende com momentos de tensão e até mortes violentas, equilibradas com trechos de comédia pastelão e bizarrice. Mesmo dentro das limitações da Marvel Studios, Sam Raimi consegue deixar um pouco de sua assinatura -- seja isso bom ou ruim, dependendo de cada espectador.

O Homem do Norte

Em cartaz nos cinemas

Robert Eggers fez seu nome no horror com a ótima dobradinha A Bruxa (2015) e O Farol (2019). Para O Homem do Norte, ele decidiu se voltar ao mundo nórdico para explorar a saga islandesa que serviu como base para Shakespeare, e trouxe muito da sua experiência macabra para contar essa trama.

Uma jornada de vingança com um elenco de peso, O Homem do Norte é um filme imundo, sombrio e bastante memorável pela sua direção excelente e trilha sonora marcante.

Pânico

Disponível para compra e aluguel digital

Uma das melhores franquias de terror dos anos 90 voltou com tudo no começo de 2022. O quinto filme de Pânico resgatou o assassino mascarado Ghostface para tocar o terror na vida de um novo grupo de jovens, que precisam recorrer aos personagens clássicos em busca de ajuda.

O filme, que é o primeiro sem a direção de Wes Craven após a morte do cineasta em 2015, traz todo o senso de humor ácido dos antecessores, e entrega cenas de morte ainda mais violentas que o padrão. Há sim muitas decisões duvidosas, mas ainda é bem divertido tentar encontrar quem é o assassino por trás da máscara.

Arremessando Alto

Disponível no catálogo da Netflix

Tudo bem que Adam Sandler fez mesmo muita porcaria em sua carreira, mas talvez não tenhamos sido justos com o ator. Após ele conquistar em Joias Brutas, Sandler novamente mostrou sua capacidade para atuações dramáticas em Arremessando Alto.

O drama esportivo acompanha um olheiro de basquete fracassado, que vê a oportunidade de dar a volta por cima quando descobre um jovem talento nas ruas de Madrid.

Tico e Teco: Defensores da Lei

Disponível no catálogo do Disney+

O legado de Homem-Aranha no Aranhaverso é provar para Hollywood que há espaço para animações que fogem do comum e testam os limites da linguagem. Tico e Teco: Defensores da Lei é um ótimo exemplo disso.

Imaginado por uma excelente equipe de comediantes, com passagem por obras como Popstar: Sem Parar, Sem Limites (2016), How I Met Your Mother e Crazy Ex-Girlfriend, o filme combina animação 2D com cenários reais e traços 3D, em uma aventura repleta de metalinguagem, referências à cultura pop, e cutucadas às práticas questionáveis de Hollywood.

Qual o seu filme favorito de 2022 até agora? Algo ficou de fora da lista? Deixe tudo nos comentários abaixo!

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117