Capa da Publicação

Os 10 melhores heróis sobrenaturais da DC Comics nas HQs!

Por Gus Fiaux

Enquanto já selecionamos os melhores heróis sobrenaturais da Marvel, você deve estar se questionando: “Mas e a DC?” A editora que é o lar do Batman, Superman e Mulher-Maravilha também já abriu suas portas para o místico e o oculto, e temos diversos heróis que se comunicam com esses planos espirituais.

Por conta disso, nesta lista você vai conhecer os 10 melhores feiticeiros, bruxas, ocultistas e até mesmo demônios do Universo DC. Selecionamos apenas figuras heroicas, que lutam contra as forças das trevas – ainda que usem as artes sombrias para se defender!

Créditos: DC Comics

Imagem de capa do item

Monstro do Pântano

Qualquer personagem que tem o prazer de passar nas mãos de Alan Moore ganha, quase que imediatamente, uma aura mística ao seu redor. E esse foi o caso do Monstro do Pântano, que surgiu como protagonista de histórias de horror antes de ter toda sua mitologia desenvolvida através de décadas.

O personagem ganhou ares ainda mais sobrenaturais em suas histórias, se tornando o Avatar do Verde - uma espécie de força que engloba a natureza. Além disso, vale lembrar que foi na revista do herói que surgiram figuras como John Constantine.

Imagem de capa do item

Desafiador

Uma vez tendo sido um trapezista de circo chamado Boston Brand, o Desafiador é, na verdade, um fantasma, após ter sido assassinado durante uma de suas apresentações. No pós-vida, ele permaneceu com seu traje e sua maquiagem circense, tornando-se uma espécie de super-herói do além.

Seu espírito é capaz de possuir qualquer pessoa, em busca de vingança por seu assassinato. Com esses poderes, ele se tornou um justiceiro implacável, indo atrás de criminosos violentos e sádicos. Mais recentemente, ele até se juntou à Liga da Justiça Sombria, enfrentando inimigos místicos, como a Magia e Félix Fausto.

Imagem de capa do item

Espectro

Falando em defuntos, não podemos esquecer do Espectro, que por sua vez é considerado um dos seres mais poderosos de todo o Universo DC. Na verdade, tratam-se de vários homens que cruzam com uma entidade arcana após morrerem, transformando-se em espíritos vingativos dispostos a fazer seus assassinos pagarem por suas mortes.

O primeiro e mais famoso dentre os Espectros é Jim Corrigan, que veio da Era de Ouro das HQs e chegou a integrar a Sociedade da Justiça. Há alguns anos, até mesmo Hal Jordan - sim, o Lanterna Verde - chegou a assumir o posto do personagem, que possui poderes divinos alimentados pela morte.

Imagem de capa do item

Etrigan

Uma das grandes contribuições de Jack Kirby para os quadrinhos da DC Comics, Etrigan é uma figura demoníaca que tem grande importância para o universo místico da editora, lutando ao lado de grandes heróis sobrenaturais. Trata-se de um demônio filho de Belial, e aliado do Mago Merlin - que por sua vez, é seu meio-irmão.

Etrigan é unido ao "hospedeiro" humano conhecido como Jason Blood, um dos cavaleiros de Camelot. Juntos, eles se tornaram quase imortais, reaparecendo em Gotham City séculos após sua invocação. Desde então, ele luta ao lado dos heróis - ainda que seus propósitos nem sempre sejam muito positivos.

Imagem de capa do item

Tim Hunter

Os Livros da Magia de Neil Gaiman podem pertencer ao selo Vertigo, mas tecnicamente são situados no Universo DC, e fazem ligações com muitos personagens presentes nesta lista. Assim sendo, precisamos mencionar Tim Hunter, o herói protagonista que é basicamente uma versão mais "madura" de Harry Potter.

Um mago exemplar, que um dia será uma das figuras mais poderosas do mundo, Hunter é treinado pela Brigada dos Encapotados, um quarteto de figuras ocultistas que incluem John Constantine e o Vingador Fantasma. No título original, acompanhamos Hunter vagando pelos confins do universo e descobrindo as origens da magia no mundo.

Imagem de capa do item

Ravena

Integrante adorada dos Jovens Titãs, Ravena é uma figura muito bem conhecida pelos fãs e possui um histórico sombrio e assombroso nos quadrinhos. Ela é filha de Trigon, um demônio interdimensional, que basicamente a criou para ter um meio de acesso à Terra.

Desde cedo, a heroína - chamada de Rachel Roth, em sua identidade "civil" - luta contra as sombras que espreitam sua própria alma, e tenta de tudo para impedir a ascensão de seu diabólico pai. Além disso, ela possui poderes muito incríveis, que incluem a capacidade de conjurar feitiços das trevas e até mesmo utilizar umbrocinese, manipulando as sombras.

Imagem de capa do item

Senhor Destino

O Elmo de Nabu é um artefato místico poderoso, que geralmente corrompe o seu usuário com seus próprios desejos e vontades - que nem sempre são muito heroicas. Ainda assim, precisamos destacar Kent Nelson, que se transformou no incrível Senhor Destino ao trajar o capacete místico.

Como Senhor Destino, ele virou basicamente "o Doutor Estranho da DC", e passou a ser a grande muralha que separa a Terra de criaturas místicas implacáveis. Ainda assim, ele precisa constantemente provar seu valor ao rejeitar a tentação de Nabu, mostrando que ainda é digno de trajar seu elmo.

Imagem de capa do item

Zatanna

Filha de Giovanni Zatara, um dos magos mais poderosos do Universo DC - e membro importante da Sociedade da Justiça - temos Zatanna, uma heroína que é conhecida por ser uma homo magi - em outras palavras, um ser humano tão rodeado por magia que seu próprio DNA é preenchido com misticismo.

Ela consegue realizar os mais diversos feitiços ao falar palavras ao contrário, trazendo um poder inimaginável. Ela frequentemente aparece para dar uma mãozinha para outros heróis, e já teve casos românticos com figuras como Constantine. Vale lembrar que ela já foi integrante da Liga da Justiça Sombria.

Imagem de capa do item

Sandman

Morfeu é um dos Perpétuos, criaturas semi-divinas que comandam algum aspecto importante do universo. Ele, por sua vez, é responsável pelo Sonhar - o reino espiritual que governa o estado onírico de todas as pessoas, quando elas dormem. Em outras palavras, ele é o Senhor do Sonho.

Sandman é uma figura obscura e até mesmo "fora da casinha", se comparado com outros dessa lista. Mas vale dizer que o personagem sempre esteve atrelado a histórias mais arcanas e fantasiosas, chegando a conhecer o próprio Lúcifer em seu Inferno.

Imagem de capa do item

Constantine

Em primeiríssimo lugar, está um dos personagens mais aclamados na história da editora, e que apesar de ter se popularizado como parte do selo Vertigo, já encontrou e lutou ao lado de diversos heróis da cronologia tradicional da DC. Estamos falando do Hellblazer - ou melhor, John Constantine.

Você deve ter percebido, ao longo desta lista, que seu nome foi citado diversas vezes, sempre relacionado às criaturas e heróis arcanos. E não é para menos, afinal esse ocultista, feiticeiro, exorcista e demonologista é uma dos seres mais sábios no que diz respeito ao plano sobrenatural... Além disso, ele sempre está associado às equipes místicas, como a Brigada dos Encapotados e a Liga da Justiça Sombria.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux