Naruto: Entenda a ordem cronológica dos filmes

Capa da Publicação

Naruto: Entenda a ordem cronológica dos filmes

Por Melissa de Viveiros

Além de centenas de episódios e capítulos de mangá, Naruto, série criada por Masashi Kishimoto, atingiu múltiplas mídias, chegando aos jogos, cinema e até peças de teatro. Quando se trata de filmes, a franquia vem recebendo histórias adicionais desde sua fase clássica. Ao todo, são 11 títulos que expandem as aventuras, seja explorando tramas paralelas ou levando a história do protagonista adiante.

Quer assistir aos filmes mas não sabe por onde começar ou em que ponto da série eles se encaixam? Então vem conferir essa lista e encontrar as respostas para estas perguntas!

Imagem de capa do item

Naruto O Filme: O Confronto Ninja no País da Neve (2004)

O primeiro filme de Naruto é protagonizado pelo Time 7, ainda unido em sua primeira formação. O trio de genins liderado por Kakashi recebe a missão de proteger Yukie Fujikaze, uma atriz. Na realidade, a mulher é muito mais que isso, sendo também a princesa de uma ilha conhecida como País da Neve. Isso, é claro, torna tudo mais arriscado, já que adversários que desejam tomar o trono para si acabam colocando Yukie em perigo.

O filme teve recepção positiva por parte do público, e é considerado uma boa introdução à série. Para os fãs, é uma oportunidade de ver o Time 7 ainda jovem em mais uma arriscada missão. Em relação à sua posição na série, a produção se encontra após o episódio 101 e antes do episódio 102 da fase Clássica de Naruto.

Imagem de capa do item

Naruto O Filme: As Ruínas Fantasmas nos Confins da Terra (2005)

O segundo filme da franquia foi lançado no ano seguinte, mas nunca chegou oficialmente ao Brasil. A história se passa após o episódio 147 da parte 1 do anime. Dessa vez, Shikamaru se junta a Sakura e Naruto como um dos protagonistas da trama. Além dos três, a história também conta com a participação de Gaara e Kankuro.

A premissa da produção é que, em meio a uma missão de recuperar um animal de estimação perdido, Naruto e seus companheiros são confrontados por um misterioso cavaleiro. No entanto, este é apenas o começo dos mistérios, já que um grupo de guerreiros semelhantes à robôs começa a realizar ataques em diversos locais, tornando a situação ainda mais confusa e complexa.

Diferente do primeiro filme, a recepção à obra não foi muito positiva. Muitos fãs sentiram que a produção não capturou bem o espírito da franquia e, apesar de a animação ter sido considerada boa, a trama recebeu muitas críticas.

Imagem de capa do item

Naruto O Filme: Guardiões do Reino da Lua Crescente (2006)

Um ano depois, o terceiro filme baseado na obra de Kishimoto foi lançado. Esse foi o último título cuja trama se passa durante a fase Clássica da série, com todos os outros ocorrendo em algum momento durante a história do Shippuden ou posteriormente a ele. Embora não fique claro exatamente entre quais episódios ele se passa, a sugestão é de que a trama ocorre em um momento próximo aos episódios 197, 198 e 199, que contam com uma abertura que mostra algumas cenas da produção.

Na trama, Naruto, Kakashi, Sakura e Rock Lee recebem a missão de proteger Michiru, príncipe do País da Lua, e seu filho Hikaru, enquanto eles viajam pelo mundo. A missão se torna mais complexa quando o grupo retorna à nação dos príncipes, onde um golpe para tirá-los do poder está sendo arquitetado.

Imagem de capa do item

Naruto Shippuden O Filme (2007)

Quarto filme da franquia e primeiro da fase Shippuden, este longa inaugurou a nova fase da obra de Kishimoto nos cinemas. Por aqui, a obra recebeu o subtítulo A Morte de Naruto, frase utilizada em sua divulgação em diversos locais do mundo. Diferente de seus antecessores, não há informação exata sobre os episódios entre os quais a trama se localiza.

Na trama, demônios que quase destruíram o mundo são revividos por alguém misterioso. Para impedir que o mundo seja destruído, o demônio precisa ser selado, tarefa que apenas Shion, a guardiã de um templo, pode realizar. Além desse poder, ela é capaz de prever a morte de qualquer ser humano. A missão de Naruto é proteger a jovem, mas ela acaba prevendo sua morte. Para impedir que ela ocorra, ele precisa se afastar da garota, algo que deixaria Shion desprotegida e colocaria o mundo em risco. Assim, o protagonista opta por fazer o que faz de melhor: desafiar o destino e abrir seu próprio caminho.

Imagem de capa do item

Naruto Shippuden O Filme: Laços (2008)

O segundo filme de Naruto Shippuden se passa próximo ao episódio 70 do anime equivalente. Depois de muito tempo, essa produção traz Sasuke de volta, levando ele e Naruto não só a se reencontrarem, como também selarem uma breve trégua, trabalhando juntos.

A história tem início com a Vila da Folha sofrendo um ataque de shinobis do País do Céu. A motivação para isso seria vingança pela Terceira Guerra Ninja, quando o país foi destruído pela Folha. Ao mesmo tempo, um médico e seu aprendiz chegam à Vila para pedir ajuda, pois o lugar onde viviam, em uma parte menos central do País do Fogo, também estava sob ataque. Naruto, Sakura e Hinata formam uma equipe para acompanhar os dois de volta ao local. Enquanto isso, Sasuke é enviado por Orochimaru em uma missão, tendo como objetivo encontrar um médico que pudesse auxiliá-lo a aperfeiçoar sua técnica de mudança de corpos.

Imagem de capa do item

Naruto Shippuden O Filme: Herdeiros da Vontade do Fogo (2009)

O terceiro filme da fase Shippuden se passa depois do episódio 121. A produção visava comemorar o aniversário do anime, contando até com uma mensagem de Kishimoto ao fim, em que ele desejava que os fãs se lembrassem do filme para sempre.

Buscando prevenir o início de uma guerra, Tsunade envia Kakashi para lidar com uma situação complexa: o desaparecimento de ninjas que possuem kekkei genkai ao redor de todo o mundo. Declarados como ninjas renegados, Naruto e Sakura se recusam a seguir as ordens e deixar seu antigo professor de lado, indo atrás dele para protegê-lo a qualquer custo. Mas os dois não são os únicos a herdar a vontade do fogo, e conseguem mudar as cabeças de outros ao longo de sua jornada.

Imagem de capa do item

Naruto Shippuden O Filme: A Torre Perdida (2010)

Perseguindo Mukade, um ninja renegado, Naruto chega às ruínas de Ouran. Lá, o inimigo revela seu objetivo: libertar poderes adormecidos, o que resulta no protagonista sendo enviado ao passado. O garoto acorda em outro tempo, 20 anos antes do princípio da série, dando de cara com ninguém menos que Minato Namikaze - seu pai.

O filme se passa após o episódio 143 de Naruto Shippuden. Sua premissa o tornou muito interessante para os fãs, pois permite que, assim como o protagonista, o público possa ver mais de personagens conhecidos em sua juventude. Além de Minato, Jiraiya e Kushina também aparecem na produção, entre outros.

Imagem de capa do item

Naruto Shippuden O Filme: Prisão de Sangue (2011)

O oitavo filme da franquia e quinto de Naruto Shippuden, Prisão de Sangue se passa em algum momento após o episódio 220 da segunda parte da série. Ainda assim, tal qual a maioria das obras baseadas nessa parte da história, essa não é uma indicação exata, e sim uma ideia geral.

Na trama, o protagonista é capturado após ser erroneamente declarado como culpado de uma tentativa de assassinato contra o Quarto Raikage. Assim, ele é preso em Hozūkijo, local conhecido como a Prisão de Sangue. O responsável pela prisão, Mūi, usa um jutsu para conter os prisioneiros e roubar seus poderes e habilidades. Com isso, Naruto precisa provar sua inocência e descobrir a verdade antes que seja tarde demais.

Imagem de capa do item

Road to Ninja: Naruto O Filme (2012)

Este é um filme notável por ser o primeiro com envolvimento direto do criador da série. Masashi Kishimoto participou do desenvolvimento do roteiro, bem como do design dos personagens. Ainda assim, ele também não deixa muito claro quando exatamente a trama se passa. Tudo que é possível afirmar, é que a trama acontece após o episódio 250 da fase Shippuden, mas antes do início da Quarta Guerra Ninja.

A premissa não é muito diferente de um plano que os fãs já conhecem bem: um misterioso homem mascarado busca prender as pessoas em um genjutsu que cria um mundo alternativo. Para o vilão, isso seria um teste para seu grande plano, o Olho da Lua. Já para Naruto e Sakura, o resultado é que ambos se encontram em uma realidade alternativa onde todos têm personalidades opostas. Agora, os dois precisam encontrar um meio de quebrar a ilusão e fazer com que tudo volte ao normal.

Imagem de capa do item

The Last: Naruto O Filme (2014)

The Last foi um dos poucos filmes que chegaram ao Brasil. Este, no entanto, foi um caso ainda mais especial, sendo exibido em vários cinemas no país. A produção também tem status especial por ser a única diretamente relacionada à trama principal, bem como a única considerada canônica.

A história se passa dois anos após a batalha final de Naruto e Sasuke. Nela, Hanabi, a irmã de Hinata, é sequestrada por Toneri Otsutsuki. Assim, a Hyuga mais velha se junta a Naruto, Shikamaru, Sakura e Sai para resgatar sua irmã e impedir os planos do vilão, que fariam com que a lua colidisse com seu planeta.

Imagem de capa do item

Boruto: Naruto O Filme (2015)

Comemorando os 15 anos da franquia, Boruto: Naruto O Filme tinha como propósito dar início a uma nova fase da história. Assim como os outros dois últimos filmes, ele contou com participação direta de Kishimoto, e apresentou o filho de Naruto ao mundo antes de ele estrelar sua própria série.

A trama se passa anos após o fim de Naruto Shippuden. Aqui, o ninja já se tornou o Sétimo Hokage, e seu filho irá participar da Prova Chunin ao lado de seus companheiros de equipe, Sarada Uchiha e Mitsuki. O Uzumaki mais jovem não tem uma boa relação com seu pai, algo que também o leva a querer ser melhor que ele a qualquer custo. Assim, ele acaba conhecendo o amigo de seu pai, Sasuke, e fica determinado a convencê-lo a se tornar seu mestre.

Imagem de capa do item

A ordem é você quem faz!

Se você é fã de longa data da franquia, a ordem em que assistirá aos filmes provavelmente não fará muita diferença. Exceto pelos três últimos, cada história é bastante isolada, sem se conectar muito com a trama principal e sem influenciá-la. No fim, o importante é não se preocupar muito com a continuidade e aproveitar o que cada produção tem a oferecer!

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_