Mulher-Hulk: 7 quadrinhos essenciais para quem quer começar a ler

Capa da Publicação

Mulher-Hulk: 7 quadrinhos essenciais para quem quer começar a ler

Por Gus Fiaux

Os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel estão tendo a chance de conhecer a mais nova heroína da franquia em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Na série, somos apresentados a Jennifer Walters, a prima advogada de Bruce Banner que, certo dia, acaba com os mesmos poderes do Hulk após entrar em contato com o sangue envenenado do primo.

A personagem foi criada em 1980 nos quadrinhos e desde então se tornou uma heroína bem querida por seus fãs, tendo participado de equipes como o Quarteto Fantástico e, é claro, os Vingadores. Porém, se você só conhece a Gigante de Jade pela série e quer ter mais contato com os quadrinhos, não tema: aqui separamos 7 HQs essenciais para ler da Mulher-Hulk!

Imagem de capa do item

Origens Heroicas

Qual é o arco: Savage She-Hulk Vol. 1 (1980-1982)

Se você está em busca de histórias clássicas, com um quê da verborragia e da ação inocente dos quadrinhos de Stan Lee, uma boa pedida é Savage She-Hulk, o volume que traz a origem de Jennifer Walters, bem como suas primeiras missões como a Mulher-Hulk - além de apresentar todo o panorama de sua vida como advogada.

A HQ foi escrita pelo próprio Stan Lee, e durante anos foi vendida como a "última criação do autor para a Marvel" - embora isso não tenha se mantido para sempre. Ela traz histórias bem diferentes do que estamos acostumados e ainda não entra no território da quebra de quarta parede, mas ainda assim é uma leitura indispensável para os fãs da heroína.

Imagem de capa do item

Mulher Solteira Procura

Qual é o arco: She-Hulk Vol. 1 (2004-2005) e She-Hulk Vol. 2 (2005-2009)

Após sua primeira aparição, a Mulher-Hulk ganhou cada vez mais espaço nas HQs, tendo se tornado integrante dos Vingadores e do Quarteto Fantástico, mas sua história mais interessante veio em 2004, graças ao arco Mulher Solteira Procura, onde somos levados a conhecer mais do dia-a-dia da Gigante de Jade.

Depois de ser expulsa da Mansão dos Vingadores, Jennifer Walters entra em um grande frenesi ao ser contratada por uma nova firma de advocacia, onde precisa cuidar de casos envolvendo super-humanos. Entre aventuras no tribunal, temos também mais detalhes sobre a vida amorosa e sexual dela, o que garante dois volumes de HQs muito divertidos e engraçados, mas cheios de ação!

Imagem de capa do item

Mulheres de Destruição em Massa

Qual é o arco: All-New Savage She-Hulk Vol. 1 (2009)

Durante anos, vimos o Hulk ter vários sidekicks e aliados, alguns deles transformados pela radiação gama. Porém, isso só foi acontecer com sua prima em 2009, graças ao arco All-New Savage She-Hulk, no qual ela precisa lidar com o surgimento de Lyra, a filha do Hulk vinda de um futuro alternativo.

Originalmente, as duas entram em um combate, mas pouco a pouco Jennifer percebe o potencial da garota e decide transformá-la em sua aprendiz. Esse arco foi apresentado durante o Reinado Sombrio, e tem participações bem interessantes de Norman Osborn. Além disso, é muito interessante ver Jennifer no papel de mentora para uma nova super-heroína.

Imagem de capa do item

Fundação Futuro!

Qual é o arco: FF Vol. 2 (2013-2014)

Na década de 80, a Mulher-Hulk se tornou uma integrante do Quarteto Fantástico, e mesmo após sua saída, continuou muito amiga dos membros originais. Por isso, quando o Quarteto decidiu dar uma passadinha em outro universo, Jennifer Walters foi escolhida pelo próprio Coisa para ficar em seu lugar junto da Fundação Futuro.

Com um ar muito mais cômico e divertido, o quadrinho da FF segue um quarteto improvável, já que além da Mulher-Hulk, temos também Medusa dos Inumanos, Homem-Formiga (Scott Lang) e a impressionante Miss Coisa. Porém, é importante ressaltar que o foco desse quadrinho não são os heróis adultos, mas sim as crianças da Fundação Futuro deixadas aos cuidados destes!

Imagem de capa do item

Advogada Zelosa

Qual é o arco: She-Hulk Vol. 3 (2014-2015)

Em 2014, a heroína ganhou um novo título solo escrito por Charles Soule, e conhecido pelas capas brilhantes de Kevin Wada. Aqui, somos levados a mais aventuras pessoais de Jennifer Walters - mas dessa vez, ela procura um novo equilíbrio, já que não consegue mais conciliar sua vida pessoal com as aventuras que leva como super-heroína.

A HQ é abrilhantada pela participação de diversas figuras da Casa das Ideias, como o Demolidor e o Doutor Destino - que diga-se de passagem, ela enfrenta sozinha sem a ajuda de outros heróis. Até o momento, a série solo da heroína no Disney+ parece ser uma amálgama desse volume com o arco Mulher Solteira Procura.

Imagem de capa do item

Hulk Cinza

Qual é o arco: Hulk Vol. 4 (2017)

Após a Guerra Civil II, a Mulher-Hulk passou por maus bocados, já que acabou se envolvendo em uma batalha que a deixou mortalmente ferida, com sequelas cerebrais severas. De alguma forma, ela conseguiu se recuperar - mas sua persona heroica passou por mudanças absurdas. Assim, ela acabou virando a Mulher-Hulk Cinza.

Com poucas edições, o arco explora todas as consequências desse evento na vida de Jennifer Walters e como, pela primeira vez desde que ganhou os poderes, agora não tem controle sobre eles. É uma narrativa mais séria, que deixa um pouco de lado o humor característico da Mulher-Hulk, mas em troca entrega um rico estudo de personagem.

Imagem de capa do item

Mulher-Hulk e os Vingadores

Qual é o arco: Avengers Vol. 8 (2018-Presente)

Por fim, não podíamos deixar de falar dos Vingadores, mais precisamente, o volume atual da HQ da equipe. Aqui, temos uma formação rotativa com os Heróis Mais Poderosos da Terra, mas a Mulher-Hulk é colocada em foco desde a primeira edição, passando por várias transformações ao lado de seus maiores amigos.

Escrita por Jason Aaron, a revista já passou por vários momentos recentes da Marvel, como as sagas Rei das Trevas e Impéryo. Contudo, a história que melhor desenvolve Jennifer Walters é o arco presente da edição 46 até a edição 50, onde temos Mulher-Hulk Contra o Mundo. E só para dar um gostinho da trama, aqui Jennifer é recrutada para a Sala Vermelha, a mesma organização onde a Viúva Negra foi treinada.