10 Monstros da Universal que merecem ganhar um novo filme

Capa da Publicação

10 Monstros da Universal que merecem ganhar um novo filme

Por Gus Fiaux

Uma franquia que finalmente está voltando á tona são os Monstros da Universal. Após o sucesso de O Homem Invisível, o estúdio finalmente parece ter encontrado a forma certa de recriar as histórias dessas criaturas lendárias, e o terreno já está preparado para vários filmes individuais trazendo novas versões dos personagens. 

Ainda não sabemos ao certo quais serão os próximos longas – embora já haja rumores de um filme focado no Drácula. No entanto, enquanto esses filmes não são confirmados, listamos aqui 10 Monstros da Universal que merecem ganhar uma nova versão nos cinemas, em filmes da Universal Pictures e da Blumhouse!

Divulgação: Universal Pictures

Imagem de capa do item

O Monstro da Lagoa Negra

Um dos personagens mais misteriosos da franquia original, o Monstro da Lagoa Negra teve seu primeiro filme solo em 1954, e foi um dos capítulos mais inovadores dos Monstros da Universal, já que foi o primeiro filme em 3D desse universo compartilhado. Mais do que isso, o longa impressionou por sua história e pelos efeitos práticos que deram vida à criatura.

Seria muito interessante ver uma versão atual dessa história, que explore ainda mais a exploração desenfreada da Amazônia e de locais protegidos, e ver o monstro como uma certa “resistência” a esse movimento colonialista. Apesar disso, o longa precisaria trazer algo novo, para não ser confundido com o aclamado A Forma da Água, de 2018.

Imagem de capa do item

O Fantasma da Ópera

Atualmente, estamos muito familiarizados com o musical do Fantasma da Ópera, que fez um grande sucesso na Broadway e inclusive ganhou uma adaptação para os cinemas em 2004 - porém, o que muitos não sabem é que esse personagem já protagonizou a franquia dos Monstros da Universal, com duas versões lançadas em 1925 e 1943.

A história nesses filmes segue basicamente a estrutura do musical - exceto que não são longas cantados. Apesar de ter um clima mais clássico, seria muito interessante ver o que a Universal Pictures e a Blumhouse poderiam fazer com o personagem em uma história ambientada nos dias atuais.

Imagem de capa do item

O Corcunda de Notre-Dame

Assim como o Fantasma da Ópera, o Corcunda de Notre-Dame é um personagem que muitos sequer sabem que fazia parte do universo monstruoso da Universal Pictures. No entanto, o personagem criado no livro de Victor Hugo não apenas é uma das criaturas da franquia, como também estrelou o primeiro filme do universo compartilhado, em 1923.

A história de Quasímodo ficou popular, sem dúvidas, graças à animação da Disney, mas seria fenomenal ver uma versão mais madura e “pesada” desse conto, que discutisse questões importantes como intolerância religiosa e opressão a minorias - dois assuntos que estão mais atuais do que nunca, e que representam o cerne dessa obra.

Imagem de capa do item

Frankenstein

O monstro de Frankenstein é, sem a menor sombra de dúvidas, uma das criaturas mais conhecidas da franquia, tendo tido vários filmes protagonizados por Boris Karloff a partir de 1931. O personagem se tornou um ícone do horror, e sua representação nesses filmes logo se tornou a “cara” definitiva da criatura de Mary Shelley na cultura pop.

Uma versão nova desse ser imortal é extremamente necessária, devido a toda sua fama. Ainda não sabemos se um filme dele será lançado, mas após a notícia de que James Wan - o criador de franquias como Jogos Mortais e Invocação do Mal - estaria interessado em dirigir um filme do monstro, certamente temos esperança.

Imagem de capa do item

A Noiva de Frankenstein

E se o monstro de Frankenstein pode ganhar uma versão nos cinemas, outra criatura desse universo que também precisa de uma repaginada moderna é a Noiva de Frankenstein. O longa focado na personagem, lançado em 1935, é até hoje considerado um dos melhores filmes dos Monstros da Universal.

Caso fosse feito nos dias atuais, o filme poderia se debruçar sobre assuntos urgentes e até mesmo filosóficos, como a solidão, a busca por uma “alma gêmea” e como relacionamentos ruins podem ser uma prisão. Além disso, seria ótimo ver uma mulher no meio desse universo, já que a franquia é geralmente dominada por homens como os monstros.

Imagem de capa do item

A Múmia

Há alguns anos, a Universal Pictures tentou dar um pontapé num reboot da franquia dos monstros clássicos com A Múmia. O filme protagonizado por Tom Cruise foi tido como um fracasso de bilheteria e de crítica, enterrando os planos para o Dark Universe do estúdio, que já tinha até mesmo alguns projetos anunciados.

O maior erro do filme de 2017 é perder completamente a essência de horror da história em busca de uma trama recheada de ação. Caso A Múmia seja refeito, é preciso se ater a essa característica, bem como críticas ao colonialismo - assim como O Monstro da Lagoa Negra - e à mania do homem branco de “roubar” de culturas alheias.

Imagem de capa do item

O Lobisomem

Dentre todos os da lista, o Lobisomem é um dos personagens que mais pode causar calafrios no público atual, tendo em vista como essa figura licantrópica continua sendo aterrorizante até hoje. E também não daria muito trabalho trazer uma abordagem “moderna” para esse personagem e sua história.

O filme original surpreende por carregar em si não apenas uma ótima história de horror, mas também várias críticas veladas - como, por exemplo, ao preconceito e à intolerância religiosa. Isso daria margem para um ótimo remake nos moldes de O Homem Invisível, que não apenas atualiza o personagem titular para o presente, como também traz críticas sociais.

Imagem de capa do item

Drácula

O Rei dos Vampiros é, provavelmente, o mais famoso dos Monstros da Universal. E seria um crime se o estúdio não trouxesse uma versão atual de Drácula em sua nova linha de remakes. O personagem é lendário e já teve várias encarnações na TV, no cinema e na literatura, então seria um desafio encontrar uma abordagem original para o personagem.

Ainda assim, caso a história se passe nos dias atuais, não seria difícil imaginar uma trama que conte como Drácula se adaptou à modernidade e até mesmo como os vampiros se tornaram uma tendência cool. Felizmente, parece que Karyn Kusama (Garota Infernal, O Convite) já está encarregada de nos apresentar essa nova versão do príncipe da noite.

Imagem de capa do item

O Filho de Drácula

Durante muito tempo, a franquia dos Monstros da Universal se expandiu de forma a trazer vários “familiares” dos monstros clássicos. Assim, surgiram a Noiva do Frankenstein, o Agente Invisível e toda a linhagem maldita de Drácula. Dentre esses últimos, um grande destaque é o Filho de Drácula.

No longa de 1943, conhecemos um vampiro bem diferente, que apesar de se alimentar do sangue humano, é um ser bem mais complexo e cheio de conflitos internos. Seria legal ver uma versão atual do Filho do Drácula, se focando em um monstro que, apesar de sua família monstruosa, não quer ser assim.

Imagem de capa do item

Van Helsing

Por fim, temos um personagem que não é bem um monstro, mas que tem um papel primordial na franquia da Universal Pictures, e que poderia servir como uma “ponte” para conectar os vários longas individuais. Estamos falando do Professor Abraham Van Helsing, que é conhecido por ser o maior caçador de vampiros e criaturas sobrenaturais em Drácula.

Seria divertido ver uma versão contemporânea do personagem, seja em seu próprio filme ou fazendo pequenas pontas nos longas dos monstros. Ainda assim, ele não poderia aparecer em todos os filmes - principalmente em longas que não lidam com questões sobrenaturais, como por exemplo, O Homem Invisível.