Os 5 melhores mangás do Junji Ito publicados no Brasil

Capa da Publicação

Os 5 melhores mangás do Junji Ito publicados no Brasil

Por Flávia Pedro

Junji Ito é atualmente um dos principais nomes do gênero de terror quando se trata de mangás, tendo escrito e ilustrado inúmeras histórias que receberam destaque ao redor do mundo e no Brasil não seria diferente. Aqui, preparamos uma lista com os 5 melhores títulos para você conhecer a obra desse talentoso autor e mangaká do terror.

Imagem de capa do item

Sobre as obras de Junji Ito

Junji Ito é um autor especialista no terror, conseguindo abordar muito bem em suas obras os 3 tipos de narrativas sombrias que Stephen King (o Rei do Horror) específica como: Terror, Horror e Repulsa.

Em diversas obras Ito trabalha esses 3 aspectos, às vezes numa narrativa de terror psicológico, outras em um terror mais macabro e assombrado, às vezes com um terror demoníaco e em alguns contos com um terror incômodo que causa repulsa no leitor graças às imagens perturbadoras desenhadas em cada quadro.

E sim, perturbador é uma ótima palavra para definir as obras desse mangaká, afinal não só o roteiro de seus contos, mas suas próprias ilustrações são algo assustador, curioso, repulsivo, bonito e atrativo, tudo isso ao mesmo tempo. É impossível ver uma página do Ito e não reconhecer seu autor.

Agora sem mais delongas, vamos as indicações!

Imagem de capa do item

Frankenstein

Vamos começar por essa grande e incrível adaptação do autor de uma das obras mais clássicas do horror: Frankenstein, de Mary Shelley.

Ito adapta fielmente a obra, mas dando uma nova roupagem dentro de sua identidade visual, o que trouxe um ar ainda mais macabro para o monstro e todos os personagens sombrios da obra, como o próprio Dr. Victor Frankenstein.

Vale lembrar que este mangá possui por volta de 400 páginas e a adaptação começa da metade em diante, antes disso Ito se dedica a nos apresentar um garotinho chamado Toru Oshikiri, que vive sozinho em uma grande mansão mal assombrada com passagem para outras realidades. Os contos de Oshikiri são um dos que o autor se dedica a escrever de forma cronológica e não episódica.

Em 2019 a adaptação de Frankenstein feita por Ito ganhou um Prêmio Eisner na categoria de Melhor Adaptação de Outra Mídia. Essa com certeza é uma ótima pedida se você quiser conhecer Junji Ito, afinal você vai apreciar uma história autoral e em seguida embarcar numa das maiores histórias de horror de todos os tempos.

Atualmente está sendo publicada pela editora Pipoca & Nanquim.

Imagem de capa do item

Fragmentos do Horror

Fragmentos do Horror é uma pedida perfeita para quem quer começar a ler obras do Junji Ito, mas não sabe por onde. A obra se trata de uma coletânea que reúne 9 contos curtos de terror escritos por ele após o mangaká ter feito uma pausa de 8 anos do gênero.

Este mangá traz alguns contos muito elogiados pela crítica e pelos leitores, entre eles “Pássaro Negro”, “Tomio - Gola Rulê Vermelha”, “Suave Adeus” e “A Mulher que Sussurra”. Em cada uma delas o autor perpassa pelos estágios do Horror de Stephen King, trazendo uma atmosfera sombria em cada página.

É um estilo de horror diferente do que nós do ocidente estamos habituados, não se enquadra com terror americano ou europeu, por isso pode ser uma ótima forma de entender melhor não só essa dinâmica do Terror japonês, mas também perceber todos os elementos que perpassam este gênero.

Esta coletânea foi publicada no Brasil pela Darkside Books.

Imagem de capa do item

Gyo

Gyo é a segunda obra do autor que foi trazida para o Brasil. Essa é uma ótima opção para quem gosta de um terror ligado a monstros, pois Juji Ito retrata de uma forma única um tipo de ser assustador que tenho a certeza que você nunca sequer imaginou.

É uma história linear e nela acompanhamos Tadashi e Kaori, um casal que resolve curtir as férias juntos, sem saber os momentos horríveis que os esperam. O que era pra ser um momento romântico em casal se transforma em uma luta pela própria sobrevivência ao enfrentar peixes sinistros com pernas mecânicas que devoram humanos.

Ao final do mangá temos dois contos extras, mas sem nenhuma ligação com a obra principal (como é de costume na maioria dos mangás de Ito).

No Brasil esse mangá foi publicado pela editora Devir.

Imagem de capa do item

Tomie

Dividida em volume 1 e volume 2, Tomie é uma das obras de maior sucesso do mangaká. Nela acompanhamos uma garota do ensino médio, a Tomie que, após uma confusão acaba sendo morta e esquartejada, dando início a uma espécie de maldição até hoje não esclarecida. Agora cada parte de seu corpo quando é cortado se multiplica, dando origem a várias Tomies e, consequentemente, a vários contos assustadores.

Tomie é uma menina jovem e belíssima que por alguma razão sempre atrai os homens e os manipula para conseguir o que quer. Mas o ponto central é: ela gera em todos esses homens uma vontade incontrolável de esquartejá-la.

E é a partir disso que Junji Ito constrói sua narrativa, com Tomie sempre sendo uma pessoa mesquinha, vaidosa e ruim, atraindo homens que enlouquecem, a matam e criam cada vez mais Tomies ao redor do mundo. É um dos mangás do autor com quadros mais marcantes e, talvez, sua personagem mais característica. Se você gosta de animes e mangás é bem provável que já tenha visto uma ilustração da personagem pela internet.

No Brasil os dois volumes foram publicados pela editora Pipoca & Nanquim.

Imagem de capa do item

Uzumaki: Espiral do Horror

Uzumaki é a obra mais famosa de Junji Ito, não é à toa. Dividida em 3 volumes, Uzumaki conta a bizarra história dos moradores da cidade de Kurôzu-cho a partir da ótica de Kirie Goshima e Shuichi Saito. Nesta cidade coisas estranhas começam a acontecer ligadas ao formato de uma espiral, onde pessoas desenvolvem uma obsessão por esse formato que consequentemente as levam a morte ou a loucura.

O formato de espiral aparece inicialmente em coisas simples, como detalhes em muros, plantas, roupas… Mas a cada novo capítulo Ito consegue trazer uma simples espiral de forma cada vez mais sinistra e macabra, com desenhos e narrativas que se tornam cada vez mais perturbadores.

Uzumaki é uma história que começa simples, você acredita que os moradores podem fugir daquela cidade e resolver a situação, mas a cada nova história o horror escalona de um jeito que de pouquinho a pouquinho vai nos deixando cada vez mais sem esperanças, como os personagens presos naquela realidade.

No Brasil o mangá foi publicado pela editora Devir, com o selo Tsuru.