Junji Ito: As histórias mais aterrorizantes do mestre do terror

Capa da Publicação

Junji Ito: As histórias mais aterrorizantes do mestre do terror

Por Gus Fiaux

horror oriental tem um modo muito macabro e tenebroso de contar histórias, sempre trazendo um gore aliado à mais pura pressão psicológica, o que gera narrativas desconfortáveis, muito misteriosas e enigmáticas. E poucas pessoas dominam tão bem essa arte quanto Junji Ito, um mestre dos mangás de horror.

Através dos anos, Ito trouxe várias histórias magníficas – entre contos, histórias longas e coletâneas – que mergulham no medo e na psiquê mais podre e deturpada da humanidade. Desde as adaptações de livros clássicos a narrativas assustadoramente originais, aqui selecionamos 10 obras para mergulhar na mente sombria de Junji Ito!

Imagem de capa do item

Fragmentos do Horror

Começando esta lista com uma das obras mais populares do autor, Fragmentos do Horror representa o retorno de Junji Ito ao gênero do horror após alguns anos afastado. Aqui, ele mostra seu domínio do gênero através de contos arrepiantes que exploram desde maldições ao folclore das assombrações do Japão.

Publicado no Brasil pela DarkSide Books, o mangá nos traz uma forte introdução ao trabalho gráfico e narrativo de Ito, principalmente através de histórias bem conhecidas do autor, como A Mulher Que Sussurra, Magami Nanakuse, Monstro de Madeira e Dissecação-chan. Para quem quer uma obra variada do autor, é um mangá perfeito.

Imagem de capa do item

Calafrio

Outra coletânea bem famosa do autor, Calafrio - assim como Fragmentos do Horror - funciona como uma ótima introdução para quem ainda quer conhecer um pouco mais do estilo grotesco de Junji Ito. A antologia possui nove contos, todos publicados anteriormente em outras obras do escritor.

O interessante de Calafrio é como consegue nos oferecer um vislumbre da evolução de Junji Ito ao longo dos anos, sobretudo através de contos como Modelo Fashion, Meus Caros Ancestrais e O Longo Sonho. Os temas variam aqui também, trazendo histórias que vão desde assombrações a maldições e horror cósmico.

Imagem de capa do item

O Segredo da Mansão Assombrada

Outra história curta extremamente eficaz em sua criação de pavor e medo, O Segredo da Mansão Assombrada traz a história de dois garotos que são atraídos por um vendedor enigmático a entrar em uma missão misteriosa. Todos que adentram a casa acabam loucos, de alguma forma, e é assim que o horror começa.

Cheio de imagens sinistras e apavorantes, o conto é uma obra contida que mostra como o trabalho de Junji Ito consegue ser magistralmente concebido para extrair as reações mais densas e repulsivas de seus leitores. O conto faz parte de uma antologia chamada Voices in the Dark, composta por outros contos do mangaká.

Imagem de capa do item

O Enigma da Falha de Amigara

Outro conto fabuloso - e um dos favoritos dos fãs -, O Segredo da Falha de Amigara é mais uma daquelas histórias onde o suspense e o mistério são tão eficazes para criar medo quanto as cenas mais grotescas. A trama se passa pouco tempo depois de um terremoto, quando uma fenda é aberta na terra.

Logo, pedestres podem ouvir vozes etéreas e assustadoras vindo de buracos na fenda, que tomam a forma de corpos humanos. A partir desse detalhe, a história assume contornos mais sinistros e medonhos, e segue a vida de vários protagonistas que são marcados por esse evento totalmente bizarro.

Imagem de capa do item

Frankenstein

Engana-se quem acha que Junji Ito apenas usa referências de obras orientais em seus mangás e adaptações. Uma de suas obras mais famosas é Frankenstein - que, como é de se esperar, trata-se de uma adaptação bem fiel ao livro original de Mary Shelley, um dos percursores da literatura de horror e ficção científica.

O mangá é genial na forma que conduz sua narrativa, ainda que siga bem à risca a história original. Aqui, através de seu visual - que, diga-se de passagem, é bem diferente do que estamos acostumados nas adaptações cinematográficas -, Ito consegue reinterpretar um clássico e criar sua própria versão dele, formulando uma narrativa estética espetacular.

Imagem de capa do item

No Longer Human

Baseado no livro homônimo de Osamu Dazai, No Longer Human é um dos mangás mais recentes de Junji Ito, considerado por muitos como uma das obras mais complexas e maduras da carreira do mangaká. Na trama, nós seguimos Oba Yozo, um garoto que está sempre vivendo uma vida falsa, adotando personalidades divergentes.

A história trabalha temas profundos e pesados como alcoolismo, repressão sexual e ansiedade social, ao mesmo tempo em que faz diversas homenagens ao livro original de Osamu Dazai - inclusive, há uma cena em que o protagonista conhece o autor e permite que sua história seja contada em um livro.

Imagem de capa do item

Gyo

Tadashi e Kaori são um casal que procura passar as férias no litoral do Japão, enquanto tentam relaxar da vida corrida e do estresse. Porém, isso logo acaba fugindo do controle, quando peixes e criaturas aquáticas saem do mar, com membros metálicos e uma fome animal, devorando e destruindo tudo que veem pela frente.

Para piorar, ainda temos um cheiro inexplicável e insuportável pairando, conhecido como "fedor da morte". O mangá então assume uma proposta de eco-terror, ao mesmo tempo em que passa uma ideologia antibélica forte de Junji Ito. No Brasil, o mangá está na pré-venda e será publicado pela editora Devir.

Imagem de capa do item

Hellstar Remina

Hellstar Remina é uma história absurdamente cáustica e assombrosa, que mostra como Junji Ito também consegue mergulhar bem no território da weird fiction - em tradução livre, "ficção estranha". Na história, uma menina é filha de um homem que descobre um novo planeta e decide batizá-lo em homenagem à filha - Remina.

Porém, o planeta não é um astro comum. Em vez disso, trata-se de um corpo celeste que devora outros planetas e, de alguma forma, isso acaba tendo repercussões na própria menina, que passa a ser temida e odiada por todos na Terra. É uma história que brinca com o horror cósmico, mas que se aprofunda ainda mais na histeria e na insanidade humana.

Imagem de capa do item

Tomie

Uma das obras mais longas e memoráveis de Ito, Tomie tem um grande domínio na cultura pop, tendo ganhado vários filmes em live-action no Japão além de um episódio no anime The Junji Ito Collection. E a história ganha cada vez mais força quando a revisitamos, devido ao status cruel e assustador de sua protagonista.

A trama segue a vida da protagonista homônima Tomie, uma menina adolescente "comum" que é mais velha do que aparenta ser. Na verdade, ela é uma criatura sobrenatural - uma súcubo - que se alimenta de suas vítimas e, com isso, sofre consequências terríveis em seu corpo. Se você ainda não leu, a editora Pipoca e Nanquim está prestes a republicá-la.

Imagem de capa do item

Uzumaki

Possivelmente a história mais famosa e aterrorizante do autor, Uzumaki nos leva a um lugar de completa insanidade e medo. Tudo acontece quando os habitantes de uma cidade litorânea começam a vivenciar eventos e visões bizarras, tudo motivado por algo aparentemente comum: espirais (sim, a forma geométrica).

O conto brinca com várias ideias e narrativas clássicas do terror japonês, como a ideia de maldições e ideias tão más e perversas que entram na mente com muita facilidade, além do horror cósmico que já é quase uma marca registrada no trabalho do autor. Para quem gosta de Junji Ito, é uma obra totalmente indispensável.