Os 10 melhores filmes de 2022

Capa da Publicação

Os 10 melhores filmes de 2022

Por Junno Sena

Entre trancos e barrancos, o ano de 2022 chega ao fim. Para alguns, o ano que termina representou a oportunidade para grandes papéis, como foi o caso de Jenna Ortega. Para outros, como Henry Cavill, foi o momento para se despedir de papéis icônicos. Mas, no fim, com tantas mudanças e presentes, de Wandinha até Superman, quem ganhou foi o público.

Desde horror até produções de heróis e aventuras pelo multiverso, o cinema de 2022 surpreendeu até os menos cinéfilos. Para relembrar um pouco das maravilhas que chegaram aos espectadores nesse ano, separamos aqui os 10 melhores filmes de 2022. Confira! E não esqueça de responder nos comentários: Qual foi o seu favorito do ano?

Imagem de capa do item

O Predador: A Caçada

Como uma das maiores surpresas de 2022, o revival de O Predador não podia faltar nessa lista. No filme dirigido por Dan Trachtenberg com roteiro de Patrick Aison, o icônico Predador retorna as suas origens, mostrando que tensão, horror e muita ação podem andar juntos. Aqui, voltamos para o ano de 1719, quando uma guerreira Comanche precisa proteger seu povo do alienígena que caça humanos por esporte.

Além da qualidade técnica, o filme ainda tomou a diversidade como prioridade para contar sua história. Protagonizado por Amber Midthunder, uma nativa americana, a cultura dos personagens foi crucial a ponto do longa receber uma versão dublada em comanche, língua indígena americana.

Imagem de capa do item

Pânico (2022)

Ainda sobre revivals, Pânico chegou aos cinemas deixando os fãs com medo do que estava por vir. Sendo o primeiro filme da franquia sem a colaboração de Wes Craven, o longa de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillet parecia ter nascido para fracassar.

Porém, um elenco formado por Neve Campbell, Courtney Cox, Melissa Barrera e Jenna Ortega conseguiu fazer de Pânico um dos melhores filmes do ano. O longa retoma a metalinguagem da franquia e cria um novo conceito para pavimentar o seu futuro, mas sem esquecer do passado que o trouxe até aqui. Uma produção capaz de deixar qualquer fã empolgado com a sequência que chega aos cinemas em 2023.

Imagem de capa do item

A Mulher-Rei

Além de ter dado as caras como Amanda Waller em Adão Negro, Viola Davis marcou presença em outro filme de 2022: A Mulher-Rei. Com um elenco negro de peso, o longa retoma o ano de 1800 e a lenda das mulheres guerreiras do Reino de Daomé.

Se destacando além da direção de Gina Prince-Bythewood, A Mulher-Rei representa um ponto fora da curva da carreira de Viola. Com muita ação e cenas de luta, a atriz deu mais do que seu talento para interpretar a general Nanisca.

Imagem de capa do item

X - A Marca da Morte

Em 2022, o diretor Ti West mostrou que o cinema também tem espaço para novas franquias de horror. Com X - A Marca da Morte, Pearl e a promessa de lançamento de MaXXXine, o diretor uniu criatividade com diversos clichês do horror, conquistando desde os novos fãs do gênero até os mais antigos.

Com Mia Goth, Jenn Ortega, Brittany Snow e mais no elenco, seguimos um grupo de jovens na difícil tarefa de fazer um filme pornô na zona rural do Texas. Jogando pela janela a regra de “faça sexo e morra” dos filmes de terror, X brinca com a expectativa sem deixar a tensão cair.

Imagem de capa do item

Avatar: O Caminho da Água

Mesmo com pouco tempo desde seu lançamento, é impossível fazer uma lista de melhores de 2022 sem mencionar Avatar: O Caminho da Àgua. O filme de James Cameron tem sido aguardado com antecipação por anos e, agora, o diretor pode mostrar o porquê da demora.

Com Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver, Kate Winslet, Stephen Lang e muito mais no elenco, Avatar: O Caminho da Àgua é uma viagem subaquática por Pandora. Mostrando como a tecnologia avançou ao longo dos anos, a aventura é tão divertida quanto uma experiência cinematográfica de qualidade.

Imagem de capa do item

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Cercada por turbulências, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre parecia ser uma produção fadada ao fracasso. Além das polêmicas envolvendo sua protagonista, Letitia Wright, o longa ainda precisou lidar com uma perda inesperada, a de Chadwick Boseman. Porém, com um antagonista cheio de carisma e cultura, a sequência do filme de Ryan Coogler entregou mais do que o prometido.

Mesmo não superando o primeiro filme em qualidade narrativa, Wakanda Para Sempre dá espaço para seu elenco respirar e sentir a perda de Chadwick, mas sem esquecer que precisa entregar conteúdo para o Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

A verdade é que não existe melhor filme para sintetizar o conceito de multiverso do que o de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é uma viagem louca por espaços inexplorados pelo cinema e televisão.

Aqui, não apenas a técnica se sobressai em cada cena do filme, mas também seu elenco. Michelle Yeoh mostra que ainda é capaz de cansar qualquer antagonista, assim como o esquecido por Hollywood, Ke Huy Quan. E a lista de pérolas apenas continua com Stephanie Hsu, Jamie Lee Curtis, James Hong e muito mais.

Imagem de capa do item

Red: Crescer É Uma Fera

A animação dirigida por Domee Shi pode não ter chegado na casa dos bilhões em bilheteria, porém, descobrimos com Red: Crescer É Uma Fera que audiência não é sinônimo de qualidade.

Além de um visual original e história criativa, a direção de Domee Shi apresentou um filme cativante do início ao fim. Sem falar do seu elenco que reuniu novas estrelas do cinema e televisão, como Jordan Fisher e Maitreyi Remakrishnan, e também figuras carimbadas das premiações, como Sandra Oh.

Imagem de capa do item

Batman

Com tantas mudanças, novas abordagens e reescalações, o público parece estar cansado das adaptações da DC Comics para os cinemas. Felizmente, o Batman de Robert Pattinson chegou para mudar a percepção dos espectadores, mostrando que alguns personagens batidos podem entregar histórias cativantes.

Dirigido por Matt Reeves e com Robert Pattinson e Zoë Kravitz no elenco, Batman é uma retomada a um Homem Morcego detetive, mais interessado em resolver seu caso do que lutar contra um vilão cósmico. Aqui, Reeves não apenas redescobriu o personagem como também mostrou que essa abordagem pode ser usada para dar foco a heróis, vilões e anti-heróis tão, ou até mais, interessantes que o Batman.

Imagem de capa do item

Não! Não Olhe!

Jordan Peele atacou novamente e, mesmo com as expectativas sobre do que seu filme se tratava, surpreendeu até os fãs mais fervorosos. Com Keke Palmer, Daniel Kalluya, Steven Yeun e Brandon Perea, o diretor foi capaz de trazer uma miríade de assuntos e, mesmo assim, não perder o foco.

Mirando no horror cósmico e na ficção científica, Peele atingiu momentos emocionantes repletos de aventura e ação. E, consequentemente, mereceu o primeiro lugar dessa lista. Além disso, Não! Não Olhe! merece também ser o primeiro filme a ser reassistido em 2023, apenas para ter certeza que toda a espetacular produção foi assimilada pelo espectador.