Os 10 melhores animes de romance

Capa da Publicação

Os 10 melhores animes de romance

Por Nick Narukame

Apesar dos animes focados na ação – os famosos shounens – serem mestres quando o assunto é popularidade, as obras mais voltadas para o romance não ficam muito atrás. Geralmente mais presentes em shoujos, as histórias que acompanham paixões e como elas se desenrolam são uma excelente pedida para quem busca preencher seus momentos livres com histórias interessantes.

Visando ajudar na hora de escolher quais títulos maratonar, separamos os dez melhores focados nesse aspecto e os listamos abaixo. Bora conferir? Quem sabe seu futuro anime favorito não está entre eles?

Imagem de capa do item

Ore Monogatari

Ore Monogatari é uma história divertida que une romance e comédia para contar sobre a trajetória de dois amigos de infância. Eles se chamam Takeo Gouda e Makoto Sunakawa e aparentam ser extremos opostos. Enquanto Gouda tem uma aparência mais bruta e se apaixona com extrema facilidade, Sunakawa é bem mais o tipo de “rostinho bonito” dessas produções, mas age com extrema indiferença quanto as várias meninas que se apaixonam por ele.

Certo dia, Gouda salva uma jovem chamada Rinko Yamato de um ataque em um trem e ela se torna eternamente grata a ele. Ela também se mostra sempre sem jeito quando na presença do garoto, o que o leva a crer que ela, assim como muitas outras, se apaixonou por Sunakawa o que pode não ser a verdade nesse caso pela primeira vez.

O anime é baseado no mangá homônimo escrito por Kazune Kawahara e desenhado por Aruko. Seus episódios somam 24 ao todo, divididos em apenas uma temporada.

Imagem de capa do item

Vampire Knight

Grande sucesso nos anos 2000, Vampire Knight é conhecido como o Crepúsculo do mundo dos animes. Nele, acompanhamos a jovem Yuuki Cross que foi salva de um ataque de vampiros aos cinco anos por um vampiro mais civilizado, sendo entregue a Kaien Cross em seguida, que a criou como filha.

Ela atua como monitora no colégio em que seu pai é diretor. A Academia Cross é uma renomada instituição de ensino particular que, à noite, também oferece aulas para vampiros nobres que buscam uma melhor convivência com humanos, embora os humanos mesmo não tenham ideia da existência deles. Yuuki, junto a outro jovem adotado por Kaien chamado Zero, deve cuidar para que tanto os humanos quanto os vampiros não criem problemas nas dependências da escola. Mas, será que seus sentimentos pelo vampiro que a salvou irão deixar que ela faça seu trabalho de modo imparcial?

A história foi criada pela mangaká Matsuri Hino como um mangá e, posteriormente, foi adaptada em um anime dividido em duas temporadas: Vampire Knight e Vampire Knight Guilty. Cada uma delas tem 13 episódios, totalizando 26 episódios.

Imagem de capa do item

Given

Para quem gosta de tramas musicais e carregadas de drama, Given é o anime certo. Mas, vale ressaltar que pode ser um pouco pesado por conter gatilhos para pessoas sensíveis ao tema suicídio. Nele, acompanhamos uma banda de rock amadora e o desenvolvimento das relações românticas de seus integrantes.

Enquanto o guitarrista Ritsuka Uenoyama se apaixona pelo vocalista Mafuyu Satou, o baixista Haruki Nakayama se relaciona com o baterista Akihiko Kaji. Tudo poderia ser flores e brilhinhos na vida deles com a ligação que todos os envolvidos tem com a música e afins, mas fantasmas do passado e diversos outros fatores estão aí para provar que facilidade é a última coisa que eles poderão esperar da vida.

Given possui apenas 11 episódios ao todo e é baseado no mangá homônimo escrito e ilustrado por Natsuki Kizu.

Imagem de capa do item

Kimi ni Todoke

Ganhador do título de melhor mangá shoujo em 2008 no Kodansha Manga Awards, Kimi ni Todoke conta a história de Sawako Kuronuma. Ela uma jovem que sofre por parecer demais com a Sadako (Versão original da Samara) do filme O Chamado. Seus colegas de escola tem medo dela e evitam se aproximar, espalhando boatos de que ela pode ver fantasmas e afins, mas tudo o que ela mais quer da vida é fazer amigos.

Porém, tudo muda de figura quando o garoto que ela mais admira começa a se aproximar dela. Eventualmente os dois começam a se apaixonar um pelo outro, mas a vida não vai deixar barato para eles e muitos obstáculos se colocarão no caminho desta relação.

O anime, baseado no mangá escrito e ilustrado por Karuho Shiina, possui 38 episódios, divididos em duas temporadas ao todo.

Imagem de capa do item

Kaichou wa Maid-sama!

Essa divertidíssima comédia romântica de 2010 conta as desventuras de MIsaki Ayuzawa, a temida presidente do conselho estudantil de uma escola que, até pouco tempo, era apenas masculina. Isso acaba fazendo com que as meninas na instituição sejam minoria e encontrem em Misaki uma defensora a altura para protegê-las.

O problema é que a situação financeira de Misaki não é das melhores e, para ajudar nisso, ela trabalha em meio-expediente no maid café Maid Latte como uma das atendentes. Ela tem medo que os meninos de sua escola descubram isso e percam o respeito por ela, mantendo seu trabalho em segredo. Mas o insolente Usui Takumi descobre e passa a chantageá-la. Aos poucos os sentimentos dela por ele começam a mudar de raiva para algo mais, mas ela jamais irá admitir isso. Ou será que vai?

Essa história foi criada pela mangaká Hiro Fujiwara em 2005 e a animação lançada em 2010 encontrou seu fim com 26 episódios divididos em uma única temporada apenas.

Imagem de capa do item

Lovely Complex

Vestindo a camisa da comédia romântica, Lovely Complex é um anime carregado de críticas aos padrões impostos pela sociedade. Ele conta a história de dois adolescentes, a jovem Riza Koisumi que, com seus 1,72m de altura é um pouco grande demais para garotas de sua idade e Atsushi Otani que, ao contrário dela, tem 1,56m e é baixo demais para um menino na faixa etária em que está.

Eles são amigos e se divertem muito juntos, tendo feito até mesmo uma aposta sobre quem conseguiria arrumar um namorado primeiro. Se Riza ganhasse, Atsushi iria lhe pagaria um par de tênis novos e, se ele ganhasse, o garoto lhe compraria qualquer jogo que ela quisesse. O problema é que, no meio do caminho, eles acabam se apaixonando e muita confusão é criada.

O anime é baseado no mangá escrito e ilustrado por Aya Nakahara e conta com apenas uma temporada de 24 episódios ao todo.

Imagem de capa do item

Fruits Basket

Divertido e tocante, Furuba é um daqueles animes que atravessam gerações. Nele, conhecemos a jovem Tohru Honda que vai morar com seu avô após a morte de sua mãe. Porém, a casa dele precisa passar por uma reforma antes que eles se mudem e, então o senhor pede para que ela more um tempo com uma amiga durante os ajustes necessários.

Sabendo que essa história não vai dar certo já que sua amiga mora em um apartamento apertado com mais cinco pessoas, ela decide montar uma barraca em segredo no meio de uma floresta. Porém, quando sua barraca é destruída por um deslizamento de terra, ela descobre que um colega de classe, Yuki Sohma, mora ali por perto e ele, após ajudá-la, lhe oferece abrigo. O que ela vem a descobrir depois, no entanto, é que a família de Yuki sofre por conta de uma grave maldição.

A primeira adaptação em anime de Fruits Basket foi realizada em 2001 e encontrou seu término com 26 episódios. Mais para a frente, em 2019, o mangá de Natsuki Takaya recebeu um remake que totalizou 63 episódios, chegando ao fim em junho de 2021.

Imagem de capa do item

Tonari no Kaibutsu-kun

Tonari no Kaibutsu-kun, também conhecido por aí como “O anime da Galinha”, conta a história de Shizuku Mizutani, uma garota fria e distante que não quer saber de mais nada além de sua vida acadêmica. Ao seu lado na escola, senta-se Haru Yoshida, um garoto tido por muitos como um delinquente que falta mais do que vem às aulas.

Um dia Shizuku é incumbida de ir até a casa de Haru, levando as anotações e deveres da aula que ele havia perdido. É aí que começa uma amizade esquisita entre os dois e, é claro, o galo de estimação de Haru que se chama Nagoya e que ele insiste em levar para a escola.

O anime é baseado no mangá escrito e ilustrado por Robico e possui 13 episódios apresentados em uma única temporada.

Imagem de capa do item

Yagate kimi ni naru

Yagate kimi ni naru é um anime interessante sobre o processo de descoberta dos próprios sentimentos, muito comum na adolescência. Nele acompanhamos Yuu, uma menina consumidora de romances que sempre idealizou muito o momento em que se veria apaixonada por alguém.

Porém, quando o garoto que ela achava que gostava se confessa para ela, a jovem descobre que não sente nada por ele e, a partir de então, começa a buscar pelo tal “amor verdadeiro” do qual os mangás que lia tanto falavam. No ensino médio ela já começava a se perguntar se era incapaz de sentir algo por outras pessoas quando conhece Nanami Touko, uma veterana exemplar que parece finalmente abalar nossa protagonista.

A obra possui 13 episódios ao todo e foi baseada no mangá homônimo escrito e ilustrado por Nio Nakatani.

Imagem de capa do item

Wotakoi

Wotakoi: O Amor é difícil para Otakus é um anime focado em comédia romântica que segue as desventuras de Narumi, uma jovem adulta que trabalha em um escritório e esconde de todos ser uma fujoshi. Na mesma empresa que ela trabalha Hirotaka, um rapaz que, na verdade, é um otaku gamer tão apaixonado por cultura pop quanto ela. Os dois podem parecer perfeitos um para o outro, mas, como o próprio título sugere, o amor pode ser bem difícil para otakus.

A animação é baseada no mangá escrito e ilustrado por Fujita. Lançada em 2018, a obra tem apenas 11 episódios ao todo, o que também a torna perfeita para quem procura títulos rápidos e diretos.