Capa da Publicação

Manual Legionário: Guia cronológico das sagas da Marvel – Parte 2

Por Gus Fiaux

– Tentaremos dar o mínimo de spoilers o possível, mas para contar certas coisas, precisamos revelar outras, então esteja avisado. –

Não esqueça de conferir também a Parte 1 da matéria!

Imagem de capa do item

Operação Tempestade Galáctica

Operação Tempestade Galáctica foi uma série publicada em 19 edições ao longo das revistas solo do Capitão América, Vingadores, Homem de Ferro, Quasar, Thor, Vingadores da Costa Oeste e Magnum.

Na história, uma guerra entre a raça Shi'ar e os Kree atinge a Terra, com o sequestro de Rick Jones pelos Shi'ar, para que pudessem roubar artefatos Kree no intento de construir uma arma gigante. E então os Vingadores se dividem. Um grupo protegerá a Terra enquanto outro grupo irá para o espaço.

Os Vingadores então tentam conversar com os líderes dos dois impérios, mas não conseguem sucesso algum, ainda mais quando os Kree descobrem os planos da bomba criada pelos Shi'ar.

Os heróis tentam fazer de tudo para impedir a detonação do dispositivo, mas, diferente dos finais clássicos, eles acabam perdendo... Miseravelmente. A saga é reconhecida por um final bruto e nada feliz. E aqui começamos a ver um pouco do que se tornaria o conflito de ideologias entre Homem de Ferro e Capitão América.

Imagem de capa do item

Guerra Infinita

Lançada em seis edições e como série limitada, em 1992, Guerra Infinita carregou a responsabilidade de continuar a trilogia do Infinito, em meio a uma intensa demanda por histórias cósmicas dentro dos editoriais da Marvel.

Logo após o fim do Desafio Infinito, quando Adam Warlock detém a manopla do Infinito, seu ser se divide em uma parte boa e outra má, denominada Magus. Esse vilão então recupera cinco cubos cósmicos e cria seu próprio reino de Doppelgangers, versões malignas dos heróis da Terra.

Enquanto Thanos e os heróis investigam o surgimento de Magus, o vilão se sente ameaçado e envia vários doppelgangers para a Terra, que causam diversos problemas para os heróis.

Começa então uma batalha de proporções épicas pela derrota de Magus, que contará com aliados cada vez mais estranhos - talvez estejamos falando do próprio Titã Louco.

Imagem de capa do item

Cruzada Infinita

Encerrando a trilogia do infinito, Cruzada Infinita, de 1993, traz uma nova personagem chamada Deusa recuperando 30 cubos cósmicos e construindo um Coração do Universo, uma arma altamente poderosa que representa o coração do ser mais poderoso do Universo Marvel.

Ela então sequestra e faz lavagem cerebral em alguns heróis da Terra, e os leva para seu paraíso pessoal, para que possam servir como seu exército.

Alguns heróis da Terra tentam investigar o ocorrido e logo são atacados por seus antigos aliados. Logo então começa outra gigantesca guerra contra a Deusa. Porém, se seis joias e cinco cubos cósmicos eram amedrontadores, nada se pode falar de um coração do universo...

Imagem de capa do item

Era do Apocalipse

Publicada em inúmeras revistas durante 1995 e 1996, a Era do Apocalipse começou substituindo temporariamente a Terra-616. Na história, o filho demente de Xavier, Legião, volta ao passado para matar Magneto, e acaba matando seu pai, no lugar.

Isso cria todo um universo alternativo em que Apocalipse enfrenta os heróis da Terra antes do tempo, conseguindo vencê-los e matar milhões de humanos no processo. Magneto, então, junta seus próprios X-Men e tenta impedir o vilão, mas estes são massacrados. E assim tem início a uma guerra de resistência contra o personagem. A série depois foi dita como sendo passada na Terra-295.

Imagem de capa do item

Massacre

Publicada em 1996, a saga Massacre ocorre logo após a Era do Apocalipse. e é causada pelo vilão homônimo, que na verdade é um ser de pura energia proveniente da força psíquica de Xavier e da essência de Magneto.

Ele inicia o arco como sendo apenas uma manifestação psíquica de Xavier, e logo vai criando seus planos de dominação mundial, quando Jean Grey descobre e decide agir por conta própria.

O vilão então captura Franklin Richards e Nate Grey, e pretende usá-los para dominar o mundo, mas é impedido com a ajuda dos Vingadores e do Quarteto Fantástico, porém, a um custo tenebroso... a saga que veio depois!

Imagem de capa do item

Heróis Renascem

Tida até hoje como a pior saga da Marvel Comics, Heróis Renascem é consequência direta de Massacre, e traz os heróis em uma realidade alternativa criada por Franklin Richards.

Basicamente um grande reboot disfarçado, Heróis Renascem trouxe os heróis em uma nova terra, com novas origens e novas personalidades. E tudo regado ao pior desenho possível de Rob Liefeld.

Muita coisa bizarra foi feita, em grande parte devido ao que acontecia fora dos quadrinhos, uma vez que a Marvel se encontrava à beira da falência. Os personagens foram drasticamente alterados e no final, ao retornar para o Universo Marvel, só restava aos fãs um grande punhado de memórias mais que infelizes.

Imagem de capa do item

Torneio de Campeões II

Lembram-se da primeira mega-saga da Marvel? Ela foi revisitada anos depois, em Torneio de Campeões II, bem no final dos anos 90. Os heróis da Terra são convidados por alguns seres aparentemente benevolentes para lutar entre si em troca de tecnologia avançada.

Entretanto, esses seres são apenas bodes expiratórios usados pela Rainha da Ninhada. Os heróis logo são drogados e ficam indiferentes a qualquer coisa que não seja a batalha entre si.

Porém, alguns personagens se livraram do domínio de Ninhada, e tentam livrar seus amigos do pior...

Imagem de capa do item

Segurança Máxima

A saga que abriu o novo milênio foi também uma das mais curtas. Lançada em três edições e alguns tie-ins, ela traz os Vingadores - em um novo esquadrão - enfrentando de tudo um pouco.

Temos ameaças cósmicas antigas, Skrull, Kree, Ronan, o Acusador e Ego, o Planeta Vivo. Apenas lendo para se ter consciência da história toda.

Imagem de capa do item

Guerra Secreta

A Guerra Secreta - sim, no singular - foi o primeiro evento da Marvel depois de um bom tempo - ela é de 2004, enquanto a última grande saga, mencionada anteriormente, é de 2000.

Nela, Nick Fury usa alguns heróis para enfrentar uma ameaça surgida na Latvéria, e após ter sua missão concluída, apaga a memória dos personagens. Um ano depois, o passado começa a seguir os heróis, e eles precisam se inserir em uma trama de espionagem, conflito, roubo de informações e segredos obscuros.

A saga é conhecida por trazer grandes reviravoltas dentro da SHIELD.

Imagem de capa do item

Vingadores: A Queda

Vinda para acabar completamente com o sossego dos Vingadores, a Queda traz os heróis mais poderosos da Terra sendo atacados, um a um, por uma ameaça misteriosa.

Sendo massacrados tanto fisicamente, com mortes de muitos Vingadores, seja emocionalmente, com a separação da equipe e a quebra entre os laços dos personagens, a saga acabou trazendo uma revelação chocante sobre quem era a grande ameaça por trás de tudo, além de dar pano de fundo para a próxima mega-saga que viria a seguir, a Dinastia M.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux