Kalel da Terra-23: Tudo sobre o Superman negro

Capa da Publicação

Kalel da Terra-23: Tudo sobre o Superman negro

Por Gabriel Mattos

Superman é o herói mais reconhecível de todos os tempos. Basta um rápido vislumbre de sua capa esvoaçante e o grande “S” em seu peito para sentir todo o poder e esperança que emana de sua presença. Ele representa os maiores valores da nossa sociedade, então faz sentido que sua aparência acompanhe as mudanças do tempo.

Em 2009, inspirado na força da comunidade negra, nasce Kalel. O grande protetor da Terra-23 — um universo paralelo da DC Comics — possui as mesmas habilidades do Superman clássico, mas seu papel no multiverso é bem diferente.

Com o crescente foco da DC em explorar o multiverso nos cinemas, tudo indica que ele será a estrela do próximo filme do Homem de Aço. Então chegou a hora de descobrir tudo sobre o Superman negro.

Imagem de capa do item

Quem é o Superman negro?

A origem de Kalel na Terra-23 é a mesma de sempre. Ele é um refugiado de Krypton que caiu ainda bebê no planeta Terra. Neste universo, a capital de Krypton é localizada na ilha de Vathlo — onde a maioria da população tem pele negra. Sendo assim, absorvendo a energia do nosso Sol, ele se tornou um Superman Negro.

Sob o nome civil Calvin Ellis, ele foi criado por simples fazendeiros para se tornar um orgulhoso afroamericano. E assim, quando cresceu, Calvin passou a lutar pela liberdade, igualdade e justiça como o Presidente dos Estados Unidos. Isso mesmo, nas horas vagas, o primeiro presidente negro americano da Terra-23 era o Superman.

Imagem de capa do item

Inspiração presidencial

Óbvio que não foi apenas uma coincidência. Em entrevista, o escritor Grant Morrison admitiu que Kalel foi diretamente inspirado no Barack Obama — o 44º presidente estadunidense que assumiu o cargo no mesmo ano em que Kalel apareceu pela primeira vez.

Claro que Kalel não é sempre sorridente e diplomático, por isso o quadrinista precisou de outra personalidade ainda mais determinada para criar sua persona heróica. Ele decidiu homenagear o boxista Muhammad Ali. Essa mistura resultou em um herói carismático, acessível, sem perder uma aura ameaçadora para seus inimigos.

Imagem por Alex Ross

Imagem de capa do item

O Legado de Ellis

Calvin Ellis não é o primeiro e nem foi o último Superman negro da DC Comics. Outros dois personagens pretos carregaram o manto de Homem de Aço antes dele: Sunshine Superman e Kal-El da Terra-D. Entretanto, eles não passaram de pequenas aparições sem muita história para contar.

Em 2014, surgiu um novo Superman Negro — da Terra 2, Val-Zod. Ele é um dos últimos kryptonianos do seu universo e prefere sempre procurar uma solução não violenta para qualquer conflito. No começo, ele tinha fobia de lugares abertos, mas com a ajuda de Lois Lane conseguiu aprender a ser um herói melhor. Quando lutar é a única opção, ele assume o manto de Superman para defender aqueles que ama.

Imagem de capa do item

Amigos e Inimigos

Grande parte da mitologia clássica do Superman foi incorporada na nova realidade presidencial do herói. Lex Luthor, na Terra-23, é um terrorista que despreza a imagem do Superman por motivos políticos — a interpretação facista que a concentração de poderes pode provocar.

Por outro lado, Brainiac é o mais importante aliado de Superman. Aqui ele é uma inteligência artificial que serve de assistente pessoal para Calvin Ellis — assim como o Jarvis do Homem de Ferro no MCU. Quando Kalel está muito ocupado enfrentando super vilões, Brainiac assume as responsabilidades presidenciais por meio de robôs idênticos ao presidente. Isso é muito Black Mirror!

Imagem de capa do item

Liga da Justiça 23

Originalmente, Kalel era o líder da Liga da Justiça da Terra 23. Como em outros universos, a Liga reúne os heróis mais poderosos do planeta — como Mulher-Maravilha e o Lanterna Verde. Só que nessa Terra, praticamente todos os maiores heróis são negros: o manto de Mulher-Maravilha é assumido pela Núbia, enquanto o Lanterna Verde é John Stewart.

Calvin usa a Liga de maneira complementar ao seu cargo como presidente para resolver conflitos internacionais. Na frente das câmeras, ele negocia a paz até mesmo com os piores dos ditadores, mas nos bastidores, quem assume é o Superman, destruindo usinas nucleares e terminando guerras.

Imagem de capa do item

O Guardião do Multiverso

Quando o último Monitor — Nix Uotan — perdeu o controle, todo multiverso entrou em risco de ser deletado. Heróis de diferentes Terras decidiram se unir em uma equipe interdimensional para combater tamanha ameaça. O representante escolhido dos Supermen foi o próprio Calvin Ellis, que se tornou oficialmente o líder da Justiça Encarnada.

A Terra-8, uma paródia do Universo Marvel, foi o palco para o grande embate entre a Justiça Encarnada e Gentry (“Alta Burguesia”), uma raça de divindades obstinada a governar o multiverso. Foram necessários heróis das 50 Terras para impedir a invasão. No fim, Superman decidiu que para defender o seu povo, precisaria continuar lutando ao lado da Justiça Encarnada.

Imagem de capa do item

Óde ao Jazz

Por estar sempre envolvido com problemas no multiverso e crises espaciais, Calvin não teve muitas oportunidades de mostrar seu lado mais humano em sua Terra. Entretanto, traços de suas origens acabam emergindo em algumas histórias.

Em Multiversity #1, quando ele acaba de encontrar a Justiça Encarnada, Calvin fica boquiaberto com a Ultima Thule — uma nave interdimensional feita de música congelada. E música tem tudo a ver com suas raízes, logo ele se voluntaria para guiar a Liga pelo multiverso improvisando jazz para manipular a frequência das cordas do multiverso.

Imagem de capa do item

A Morte do Superman

Calvin flertou com a morte diversas vezes ao longo dos quadrinhos. Em sua história de origem, no Action Comics #9, o Presidente Superman encontra uma Lois de uma realidade distópica. A primeira coisa que ela faz é atirar no herói com uma arma de kryptonita, mas felizmente Calvin só é fraco à kryptonita da Terra-23.

Em outra ocasião, em Flash Forward #2, Calvin aparece morto em uma referência direta a icônica Morte do Superman. Mas na verdade, ele estava apenas ferido e, com a ajuda de Wally West, consegue expulsar mais uma ameaça interdimensional vinda da Terra-8.

Imagem de capa do item

Futuro Infinito

Depois de todo o caos no multiverso que foi Dark Metal, a DC Comics se prepara para entrar em uma nova fase com Infinite Frontier. Uma edição mostrando vislumbres do que podemos esperar de cada personagem foi publicada e o Presidente Superman estará de volta nas histórias do Flash.

Em Infinite Frontier #0, Barry Allen aceita se juntar à Justiça Encarnada para explorar um dos novos mundos que surgiu na expansão do omniverso — a Terra Omega. Ainda não sabemos o que esperar, mas é bom saber que Kalel tem um destino certo no futuro da DC Comics.

Imagem de capa do item

Kalel nos cinemas

E não para nos quadrinhos! Recentemente, foi anunciado um novo filme do Superman. Com produção de J.J. Abrams, o próximo filme do herói não deve contar com Henry Cavill no papel principal. Considerando que Ta-Nehisi Coates foi contratado como o novo roteirista do longa, tudo indica que veremos finalmente um Superman Negro nas telonas.

E se depender de Michael B. Jordan, será ele quem viverá o herói. Jordan é um grande fã do Calvin Ellis e já deixou bem claro que gostaria de interpretá-lo caso ele aparecesse em algum projeto futuro. Será que o Killmonger vai virar o próximo rosto do Superman?