Os 10 jumpscares mais aterrorizantes dos filmes de terror

Capa da Publicação

Os 10 jumpscares mais aterrorizantes dos filmes de terror

Por Gus Fiaux

O cinema de horror traz muitas possibilidades em sua linguagem. Há quem não goste de filmes com muitos sustos, os conhecidos jump scares – aqueles momentos onde o som fica estrondoso e somos saudados com alguma imagem genuinamente horripilante. Seja um demônio surgindo nas sombras ou uma figura encapuzada fazendo uma vítima, não conseguimos deixar de gritar ao presenciar tais momentos.

E embora o recurso dos jump scares tenha sido utilizado extensivamente em produções do gênero, ainda temos um ou outro susto que merece ser reconhecido – seja pelo apelo gráfico ou pelo sentimento que causa na plateia desavisada. Pensando nisso, resolvemos listar aqui os 10 sustos mais aterrorizantes dos filmes de terror!

Cidade dos Sonhos (2001) - Uma visita (in)esperada...

Para muitos, Cidade dos Sonhos pode até não ser considerado um filme de horror, mas é inegável que a acalmada obra de David Lynch é capaz de mexer com sentimentos que vão desde a euforia ao mais profundo medo. Um dos momentos mais lembrados do filme se dá quando dois personagens se reúnem para conversar em uma lanchonete.

Um deles conta sobre um sonho estranho que teve, no qual acabava achando uma figura sinistra nos fundos do restaurante. Decididos a provar que tudo é apenas um sonho, os dois vão até o local e dão de cara com a tal figura. Toda a cena é construída com uma antecedência minuciosa, e quando o momento do susto acontece, podemos sentir nossos próprios corações disparando.

Corrente do Mal (2014) - O Homem Alto

Um dos queridinhos da leva do terror que tomou conta da década passada, o filme Corrente do Mal parte de uma premissa bem interessante, já que o simples contato sexual se torna responsável por passar uma maldição. Uma vez marcada, a vítima começa a ser seguida por uma entidade transmorfa que caminha lentamente e não pode ser vista por outras pessoas ao redor.

No longa de David Robert Mitchell, seguimos a jovem Jay Height, que se vê marcada pela maldição e precisa fugir constantemente para salvar a sua própria vida. No entanto, em dado momento da trama, ela se vê atormentada pela entidade, que assume a forma de um homem alto e assustador, em sua própria casa...

Alien, o 8º Passageiro (1979) - Xenomorfo surpresa!

Sem a menor sombra de dúvidas, Alien, o 8º Passageiro é um dos filmes mais importantes do horror e da ficção científica, tendo nos apresentado não só a icônica Ellen Ripley como também o letal Xenomorfo. Porém, no filme de Ridley Scott, não conhecemos o monstro alienígena apenas em sua forma final, mas o acompanhamos desde seu "nascimento".

Em uma das cenas mais memoráveis do filme de 1979, podemos ver Kane, um dos tripulantes da nave Nostromo, servindo de incubadora para o alien. A sequência começa quando uma criatura saída de um ovo alienígena se acopla em seu rosto, mas o susto mesmo vem mais para frente, quando o pequeno Xenomorfo irrompe de seu peito, jogando sangue para todos os lados.

O Enigma de Outro Mundo (1982) - Desfibrilador

Ainda falando de seres extraterrestres e do body horror que eles trazem, é impossível deixar de fora O Enigma de Outro Mundo, o clássico dirigido por John Carpenter e lançado em 1982. Na trama, cientistas ficam presos em uma base na Antártida, onde são caçados um a um por uma criatura de outro mundo capaz de assumir a forma de suas vítimas.

Um dos momentos mais assustadores do filme se dá quando um médico usa um desfibrilador para tentar reviver uma das vítimas da criatura, sem se dar conta de que o ser em sua frente é, na verdade, a própria criatura. A cena é completamente angustiante porque vemos o pobre médico tendo suas mãos decepadas e engolidas por uma "boca" aberta na barriga do alienígena.

IT: A Coisa (2017) - Palhaço no Projetor

Lançado em 2017, IT: A Coisa talvez seja uma das melhores adaptações de Stephen King para os cinemas. Aqui, acompanhamos o drama de uma cidade pequena chamada Derry, assolada por uma misteriosa entidade que se alimenta dos medos das pessoas ao seu redor e assume a forma de um cruel palhaço chamado Pennywise.

No filme, um grupo de amigos - o Clube dos Otários - se junta para tentar descobrir como deter esse assassino visceral, e nessas buscas, eles tentam dar uma olhada em arquivos e fotografias antigas da cidade, usando um projetor de imagens. No entanto, mal sabem eles que Pennywise está à espreita - e no momento que o palhaço aparece, temos um susto irreparável!

[REC] (2007) - Susto no sótão

O found footage se infiltrou no horror com muita eficiência desde que A Bruxa de Blair se tornou o assunto do momento em 1999. De lá para cá, o subgênero teve centenas de exemplares, mas poucos conseguiram chegar no patamar de [REC], filme espanhol de 2007 onde acompanhamos uma jornalista investigando um prédio dominado por mortos-vivos.

Com o recurso da "câmera na mão" que faz parte da narrativa, temos aqui o ambiente propício para sustos dos mais variados tipos, mas um que causa um verdadeiro furor se dá quando o cameraman sobe até o sótão do prédio e, chegando lá, se depara com uma criança consumida pela infecção, que grita alto e causa um verdadeiro piripaque em quem está assistindo.

Sexta-Feira 13 (1980) - Jason Vive!

Embora Jason Voorhess tenha se tornado a figura mais emblemática da franquia Sexta-Feira 13, é curioso notar que ele não é o grande vilão do primeiro filme. Na verdade, passamos a trama inteira acreditando que Jason já morreu, já que a mãe dele, Pamela Voorhess, é a responsável por todas as mortes no decorrer do longa.

Porém, o final do filme permanece sendo uma sequência muito emblemática, já que traz o retorno definitivo de Jason, direto das profundezas do Crystal Lake. Quando a final girl Alice Hardy pensa ter passado pelo pior e tenta relaxar em uma canoa, ela logo é atacada pelo cadáver reanimado do vilão, dando o gancho perfeito para as intermináveis sequências da saga.

Invocação do Mal (2013) - Esconde-Esconde

James Wan entende muito bem a linguagem do horror - tanto que seus filmes são carregados de jump scares extremamente bem arquitetados. Um belo exemplo disso se dá em Invocação do Mal, em uma cena que foi usada exaustivamente para divulgar e promover o longa... sim, é exatamente a cena do esconde-esconde com um espírito maligno.

Na sequência, Carolyn Perron está brincando com suas filhas e é levada para o porão da casa assombrada para onde acabou de se mudar. Ela então ouve palmas sendo batidas e tenta iluminar o local usando um fósforo. A cena então aumenta a tensão conforme nada se manifesta, até o momento em que mãos fantasmagóricas aparecem por trás da mulher e batem palmas.

Sobrenatural (2010) - O Demônio Vermelho

Como dito no item anterior, James Wan sabe o que faz. E se Invocação do Mal se tornou sua franquia de maior sucesso, não podemos esquecer de Sobrenatural, lançado em 2010. No filme, uma família passa a ser atormentada por um espírito diabólico, capaz de prender as pessoas em um reino onírico e infernal.

Na trama, Josh Lambert recebe a visita de sua mãe depois que seu filho entra em coma. A mãe de Josh começa a contar de experiências paranormais que teve no passado e, no meio do relato, é interrompida pela visão do ser demoníaco, que paira assombrosamente por trás de Josh. Até hoje, esse é considerado um dos melhores sustos da filmografia de Wan.

O Exorcista III (1990) - Cena do corredor

O Exorcista é, possivelmente, o filme de terror mais assustador de todos os tempos. Suas continuações não são, nem de longe, tão boas, mas não há como negar que uma das cenas de O Exorcista III é responsável por nos dar calafrios até hoje, direta ou indiretamente, uma vez que já foi "copiada" e homenageada em diversos projetos desde 1990.

A cena em questão acontece no corredor de um hospital. Vemos, ao longo de quase quatro minutos, uma enfermeira resolvendo pendências e entrando em diversos cômodos, até o momento em que a câmera, até então estática, dá um zoom frenético e vemos uma figura encapuzada, empunhando tesouras de jardim, decapitando a enfermeira.