Jogos Vorazes: Os 5 filmes da franquia, do pior para o melhor

Capa da Publicação

Jogos Vorazes: Os 5 filmes da franquia, do pior para o melhor

Por Leo Gravena

A franquia Jogos Vorazes está de volta aos cinemas com A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, prequel da série focado em um jovem Snow durante um dos primeiros Jogos da história desse universo. Protagonizada por Jennifer Lawrence como Katniss, a franquia também apresentou nomes como Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

Uma das franquias de YA mais aclamada tanto nos cinemas quando na literatura, confira os filmes ranqueados a partir da aprovação crítica.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023)

O novo filme da saga, dirigido por Francis Lawrence, que também comandou todos os filmes da franquia menos o primeiro, não foi tão bem recebido pela crítica quanto seus antecessores, e conta com uma média de aprovação de 65% no Rotten Tomatoes, o consenso crítico diz que o filme "faz um bom trabalho em adaptar o livro, trazendo profundidade para o personagem central enquanto mostra aos fãs como tudo começou".

Já os espectadores gostaram bem mais do novo capítulo da saga, com o filme conquistando aprovação de 90% do público.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2 (2015)

O final da franquia foi recebido de forma bastante semelhante pela crítica, com ambos os filmes recebendo média de aprovação de 70%, demonstrando como os filmes sempre foram tiveram uma boa recepção.

Segundo a crítica, "com o inabalavelmente sombrio A Esperança Parte 2, Jogos Vorazes chega a uma conclusão emocionante, comovente e, no geral, satisfatória".

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014)

O começo do fim, o terceiro livro da saga foi dividido em duas partes, algo que não agradou muitas pessoas, mas permitiu um desenvolvimento maior da trama nos cinemas.

Com uma aprovação de 70% no Rotten Tomatoes, "Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 começa o final da franquia com um penúltimo capítulo lotado de atuações sólidas e um subtextos político inteligente, porém não entrega muita ação," diz o consenso do agregador.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes (2012)

Dirigido por Gary Ross, o primeiro filme da franquia é o único a não ser dirigido por Frances Lawrence, e conta com uma aprovação média de 84%, tendo sido bastante aclamado na época de seu lançamento.

O consenso da crítica diz que o filme é "Emocionante e com ótimas atuações, Jogos Vorazes captura a violência dramática, emoção crua e o escopo ambicioso do livro que lhe dá origem."

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

Um dos poucos casos em que a crítica e os fãs parecem concordar plenamente é que o segundo filme da franquia Jogos Vorazes é o melhor da saga.

Com uma aprovação de 90% no agregador de críticas, o consenso é cheio de elogios para a produção, dizendo: "Inteligente, com uma direção suave e enriquecido por uma exploração mais profunda da franquia através de temas provocantes, Em Chamas é uma sequência completamente convincente na franquia Jogos Vorazes".