Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – Tudo que você precisa notar no novo trailer do filme

Capa da Publicação

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – Tudo que você precisa notar no novo trailer do filme

Por Gus Fiaux

Na madrugada desta terça-feira (10), a Marvel Studios divulgou o segundo trailer oficial de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, o próximo filme do MCU, que não só dará início à Fase 5 da franquia, como também deve apresentar um dos vilões que os fãs mais estão curiosos para conhecer: Kang, o Conquistador, um viajante temporal que vai revirar o Multiverso de ponta-cabeça!

O vídeo aposta em um clima bem mais sombrio do que estamos acostumados na franquia dos heróis diminutos, e mostra como a influência de Kang será bem sentida no Universo Cinematográfico da Marvel, já que o vilão chegou para tocar o terror. E aqui, separamos tudo que você precisa notar no novo trailer de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania!

Primeiro, o trailer!

Caso ainda não tenha visto, aqui está o novo trailer de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, lançado na madrugada desta terça-feira!

Imagem de capa do item

Celebridades atômicas!

O vídeo já começa com um monólogo de Kang, o Conquistador, que fala sobre o Homem-Formiga e suas missões. Ele diz que Scott Lang é um homem interessante e é um Vingador, e podemos ver cenas breves onde Scott caminha pelas ruas de São Francisco, e depois sai com a Vespa em um tapete vermelho.

Isso já demonstra uma grande mudança de status quo para o personagem, já que nos dois primeiros filmes ele era um herói desconhecido tentando se adequar ao mundo, e após os eventos de Vingadores: Ultimato, ele se tornou uma grande celebridade reconhecida. As últimas produções do MCU já dão pistas disso, como Ms. Marvel e Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Tal pai, tal filha

Em Quantumania, veremos uma Cassie Lang mais crescida e, dessa vez, interpretada por outra atriz, já que Kathryn Newton tomou o lugar de Emma Fuhrmann, que havia interpretado a personagem em Vingadores: Ultimato. Aqui, no entanto, tudo indica que Cassie está seguindo de perto os passos de seu pai.

A primeira vez que a vemos no trailer, ela está sendo liberada da cadeia, o que pode ser um indício de que Cassie tem feito pequenos atos criminosos, assim como seu pai antes dos eventos do primeiro Homem-Formiga. E ao que tudo indica, essa relação entre pai e filha será um dos motivos pelos quais Scott decide trabalhar para Kang, o Conquistador...

Imagem de capa do item

O visual clássico do Conquistador

O vilão interpretado por Jonathan Majors tem uma presença ainda maior no segundo trailer, deixando claro que será o principal antagonista do filme. Aqui, podemos vê-lo brevemente em seu visual clássico, com direito a roupas bem chamativas nas cores verde e roxo, além de uma máscara transparente, que deixa seu rosto inteiramente azul.

Essa máscara deve funcionar de uma forma bem parecida com o capacete do Homem-Formiga e da Vespa, permitindo que Kang possa respirar em ambientes subatômicos, onde as moléculas de oxigênio são grandes demais para serem absorvidas pelo corpo humano. E pelo visto, o Conquistador vai usar esse traje completo várias vezes, como vemos em outras cenas.

Imagem de capa do item

Scott contra o Tempo!

Embora os detalhes da trama ainda não estejam muito claros, já temos uma boa noção de qual será a história básica do filme. Pelo visto, Scott Lang se ressente por todo o tempo que perdeu em sua vida - desde as prisões que o fizeram se afastar de sua filha até o período de cinco anos em que passou no Reino Quântico, antes dos eventos de Vingadores: Ultimato.

Assim, ele é procurado por Kang, o Conquistador, que espera que ele faça alguma missão - e isso ainda não sabemos exatamente o que é -, e em troca, lhe dará a chance de recuperar o tempo perdido. No entanto, o tom pesado do teaser e as poucas aparições da Vespa também levam a crer que um dos heróis pode morrer e fazer com que Scott busque por um "reboot".

Imagem de capa do item

Referência a Shang-Chi?

O trailer mostra um pouco mais daquilo que supomos ser Cronópolis, a cidade comandada por Kang, o Conquistador nos quadrinhos, e feita com pedaços de diferentes temporalidades que ele "roubou" em suas aventuras. E aqui, muitos fãs acreditam que possamos ter conexões com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, sobretudo a primeira cena pós-créditos do filme.

Se você reparar bem, todas as estruturas da cidade de Kang são circulares e contam com inscrições muito detalhadas. Isso levou muitos fãs a criarem as teorias de que Kang está por trás, de alguma forma, dos Dez Anéis que Shang-Chi utiliza como arma, e que a cena pós-créditos do filme pode ser uma pista para o que veremos em Quantumania.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga no Formigaverso

Em dado momento, Janet Van Dyne fala sobre como Scott Lang não deve confiar em Kang, já que ele é um homem perigoso que pode não só "reescrever a existência" como também "extinguir linhas temporais". Isso nos leva a crer que a Vespa original já se deparou com Kang anteriormente, e sabe muito bem do que está falando.

Logo em seguida, podemos ver o que parece ser um efeito dos dons de Kang: Scott é "duplicado" e acaba ficando frente a frente com uma variante. Isso dá a entender que vamos conhecer versões muito diferentes do herói vindas do Multiverso, algo que ainda pode se conectar com a trama do segundo ano de Loki, que vai tratar mais dos diferentes universos da Marvel.

Imagem de capa do item

Pilha de Homens-Formiga

Aliás, logo depois da cena em que vemos dois Homens-Formiga, é possível notar Scott Lang subindo em uma pilha de centenas, talvez milhares, de Homens-Formiga. Isso acontece enquanto ele tenta alcançar um dispositivo em ação, mas ainda não sabemos exatamente o que isso significa dentro do enredo do filme.

No entanto, é bem curioso como a cena acaba fazendo referência a alguns momentos de Homem-Formiga, o primeiro filme de 2015, no qual o próprio Scott aprende a controlar formigas e precisa da ajuda delas para escalar grandes obstáculos. Aqui, ele está confinado no Reino Quântico, logo não poderá contar com a ajuda dos insetos.

Imagem de capa do item

Conheça... M.O.D.O.K.!

Quem faz sua primeira aparição no trailer é um dos vilões mais caricatos e amados da Marvel Comics. M.O.D.O.K. é visto brevemente usando uma vasta gama de armas enquanto ataca alguém que não podemos ver. Aqui, ele parece ter o visual que já havia vazado em algumas imagens promocionais, com uma couraça dourada cobrindo todo seu corpo.

Nos quadrinhos, M.O.D.O.K. é um cientista maluco líder da IMA - Ideias Mecânicas Avançadas, uma organização terrorista. Ele é um homem normal, mas acaba sendo gravemente transformado pelos seus súditos, e seu nome significa "Mental Organism Designed Only For Killing", ou "Organismo Mental Projetado Apenas para Matar", em tradução literal.

Imagem de capa do item

Deixou escapar, né?

Muitos não ficaram satisfeitos com o visual de M.O.D.O.K., já que ele não parece remotamente humano com a couraça dourada. Porém, outra cena do trailer mostra que essa carapaça deve ser uma espécie de armadura usada apenas na batalha, já que podemos ver um M.O.D.O.K. bem fiel às HQs, com um rosto humano gigantesco e braços e pernas "pequenos".

A cena acontece quando Kang, o Conquistador e alguns de seus asseclas escoltam o Homem-Formiga e a Vespa para ver algo misterioso. Bem no fundo, podemos ver M.O.D.O.K. flutuando atrás de Kang, o que prova que o vilão terá mais de um visual ao longo do filme e deve, de alguma forma, ser um lacaio do Conquistador.

Imagem de capa do item

Máscara quebrada

Vocês já sabem: no terceiro filme de cada herói da Marvel, algo importante deve ser destruído, seja um martelo, uma coleção de armaduras, uma Tia May e, no caso mais grave, os próprios Vingadores. E com o Homem-Formiga não vai ser diferente, já que no trailer, podemos ver Kang, o Conquistador despedaçando o capacete do herói.

Isso pode ter implicações graves, já que como estabelecemos, qualquer um que use as Partículas Pym para aumentar ou diminuir de tamanho precisa do capacete para conseguir absorver as moléculas de oxigênio ao seu redor. O resultado por ser a morte de Scott Lang, algo que já aconteceu nas HQs da Marvel e trouxe grandes impactos para a vida da Estatura.

Imagem de capa do item

Kang libera todo seu poder

A cena final do trailer mostra Kang, o Conquistador furioso, usando seus poderes para conjurar raios de energia. Aqui, ele usa seu visual clássico com direito à máscara que deixa seu rosto azul. Contudo, há detalhes no reino do vilão que merece destaque, já que ele vai comandar exércitos inteiros atrás de Scott Lang.

Como dissemos anteriormente, a Cronópolis dos quadrinhos e criada a partir de "pedaços" removidos de diferentes temporalidades, e muitos fãs já notaram que o trailer mostra algumas naves parecidas com as de Wakanda - o que pode ser um indício de que Kang já saqueou uma parte da nação do Pantera Negra em alguma linha temporal que já visitou.

Imagem de capa do item

"Uma nova Dinastia"

Por fim, há um detalhe interessante. É comum, em trailers, vermos alguns pequenos textos entre as cenas, apenas para dar um indício ao público do que esperar. No vídeo, temos a seguinte frase: "Em fevereiro, testemunhe o início de uma nova dinastia", entrecortada com várias sequências de ação e cenas do filme.

A escolha de palavras é interessante, já que em 2025 teremos o lançamento de Vingadores: Dinastia Kang, o próximo filme-evento do MCU, e já sabemos que Kang será uma parte crucial da Saga do Multiverso, como está sendo chamado o arco que compreende as Fases 4, 5 e 6 da franquia da Marvel Studios.

Levando em conta que uma das maiores reclamações dos fãs a respeito da Fase 4 é justamente a falta de conexões entre as franquias individuais e uma ausência de preparação de terreno para o que está por vir, é bem nítido que a Marvel e a Disney estão mudando o foco para a Fase 5, e com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, eles querem reafirmar isso.