David Fincher: Todos os filmes do diretor, do pior para o melhor

Capa da Publicação

David Fincher: Todos os filmes do diretor, do pior para o melhor

Por Jaqueline Sousa

Dono de um currículo invejável, é difícil encontrar uma produção de David Fincher que não extrapole as nossas expectativas. O diretor por trás de filmes como Clube da Luta (1999), Zodíaco (2007) e Garota Exemplar (2014) conquistou respeito e prestígio em Hollywood com seus thrillers impactantes, retornando ao centro dos holofotes recentemente com o lançamento de O Assassino.

Para comemorar o sucesso do novo longa-metragem, aproveitamos para ranquear todos os filmes de David Fincher, do melhor para o melhor, com base na média de aprovação de cada um no Rotten Tomatoes. Qual é o seu favorito? Não deixe de comentar!

Imagem de capa do item

12 - Alien 3 (1992)

Para quem gosta do trabalho de David Fincher, é praticamente um consenso que Alien 3 é o filme mais controverso da carreira do diretor. Integrante da franquia estrelada pela atriz Sigourney Weaver, o filme foi a estreia do cineasta na direção de longas-metragens e passou por uma série de problemas de bastidores que afetaram o desenvolvimento da produção.

Com diversas trocas de diretores e roteiristas (houve até mesmo filmagens sem roteiro), Alien 3 não agradou nem um pouco os fãs da franquia na época de seu lançamento. A crítica especializada também não morreu de amores pelo longa, apontando uma ausência de coesão na narrativa, apesar do filme expandir a mitologia desse universo.

Imagem de capa do item

11 - O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)

Inspirado no conto homônimo de F. Scott Fitzgerald, o filme O Curioso Caso de Benjamin Button tem um elenco de peso para contar a história de um homem que nasce idoso e rejuvenesce com a passagem do tempo. Estrelado por Brad Pitt e Cate Blanchett, o longa foi um sucesso de público na época de seu lançamento por ter impressionado com seus efeitos visuais.

No entanto, embora também tenha conquistado boa parte da crítica especializada, O Curioso Caso de Benjamin Button acaba caindo no ranking de melhores produções de David Fincher por esquecer do aspecto humano da história, deixando-a muitas vezes apática.

Imagem de capa do item

10 - O Quarto do Pânico (2002)

Com Jodie Foster e Kristen Stewart no elenco, O Quarto do Pânico é um thriller envolvente que acompanha a história de uma mãe e sua filha que são surpreendidas com uma invasão da casa por três criminosos. Escondidas no quarto secreto da residência, elas tentam sobreviver ao caos enquanto os bandidos tentam entrar no refúgio.

Embora seja “esquecido” por muitos no meio de tantos sucessos da carreira de Fincher, O Quarto do Pânico conquistou a audiência e a crítica por trazer um ótimo suspense, além de uma excelente direção do cineasta.

Imagem de capa do item

9 - Vidas em Jogo (1997)

Outro filme meio “esquecido” da filmografia de Fincher que conta com apoiadores fervorosos é Vidas em Jogo, um thriller do diretor que tem Michael Douglas e Sean Penn no elenco. Na trama, um banqueiro bem-sucedido recebe um estranho presente do irmão para participar de um jogo misterioso que o leva a temer por sua própria vida.

Vidas em Jogo não foi um grande sucesso de público quando chegou aos cinemas, mas a crítica especializada curtiu a condução de Fincher, destacando sua agilidade para conduzir suspenses.

Imagem de capa do item

8 - Clube da Luta (1999)

Mesmo que você nunca tenha assistido a Clube da Luta, provavelmente deve estar cansado de ouvir sobre a tal primeira regra do grupo (que é justamente não falar sobre o clube da luta). Considerado um clássico cult por muitos hoje em dia, o filme foi um divisor de águas na carreira de David Fincher, tornando-se ao longo dos anos um dos filmes mais influentes da sétima arte.

O que pode surpreender é que, quando Clube da Luta chegou às telonas, ele não foi tão bem recebido assim pelo público e pela crítica especializada, que criticaram a violência da produção. Com opiniões bastante polarizadas, o longa só conquistou seu status de prestígio quando passou a ser comercializado em DVD.

Imagem de capa do item

7 - Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Com uma das reviravoltas mais impactantes do cinema, Se7en: Os Sete Crimes Capitais é um dos filmes mais populares de David Fincher. A trama acompanha as investigações de dois detetives a respeito de uma série de assassinatos cujas vítimas representam os sete pecados capitais.

Estrelado por Brad Pitt e Morgan Freeman, o filme está recheado de ótimas performances em um enredo envolvente e repleto de momentos aterrorizantes conduzidos com maestria pelo diretor.

Imagem de capa do item

6 - Mank (2020)

Um dos trabalhos mais recentes de Fincher, Mank conta com o apoio de um elenco recheado de estrelas para apresentar a caótica história de Herman J. Mankiewicz, o roteirista de Cidadão Kane (1941), obra-prima do diretor Orson Welles e do cinema como um todo. O filme foi feito em parceria com a Netflix, com um lançamento limitado nas telonas.

Mank não foi exatamente um sucesso entre a maioria esmagadora do público, mas a crítica especializada rasgou elogios para a produção. Além do consenso apontar para as ótimas performances do elenco, que tem nomes como Gary Oldman, Amanda Seyfried, Charles Dance e Lily Collins, muitos elogiaram a condução de Fincher ao homenagear um grande clássico do cinema.

Imagem de capa do item

5 - O Assassino (2023)

Lançado neste ano, O Assassino vem agradando bastante os fãs de David Fincher (e os ouvintes de The Smiths). Estrelado por Michael Fassbender, o longa acompanha um matador de aluguel que parte em uma caçada internacional para enfrentar seus empregadores – e a ele mesmo.

Considerado pelos críticos um “anti John Wick", O Assassino conquistou a crítica especializada por resgatar as raízes de Fincher no gênero, com um trabalho metódico e formalista que é amplamente amparado pela incrível performance de Fassbender.

Imagem de capa do item

4 - Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011)

Inspirado no romance do sueco Stieg Larsson, o filme Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres tem Daniel Craig e Rooney Mara em um thriller brutal. A trama acompanha um jornalista e uma hacker que são contratados para investigar o paradeiro de uma jovem desaparecida há mais de 30 anos, mas as coisas começam a se complicar quando segredos de família ameaçam vir à tona.

Com um tom sombrio e melancólico, Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres mostra todo o domínio de Fincher no gênero que impulsionou seu nome na indústria, enquanto entrega performances impressionantes de Craig e Mara.

Imagem de capa do item

3 - Garota Exemplar (2014)

Chegando ao top 3 de melhores filmes de David Fincher, o terceiro lugar fica com Garota Exemplar. O filme é baseado no livro homônimo de Gillian Flynn, que conta a história de Amy Dunne (Rosamund Pike), uma mulher que desaparece no dia de seu aniversário de casamento, colando seu marido na mira das investigações enquanto ele tenta provar sua inocência.

Um dos filmes mais populares do cineasta, Garota Exemplar reúne o melhor da filmografia de Fincher para desenvolver uma trama sombria e com reviravoltas inteligentes que elevam ainda mais a obra original.

Imagem de capa do item

2 - Zodíaco (2007)

Zodíaco ocupa o segundo lugar do ranking com um dos suspenses mais interessantes dos últimos anos. Inspirado na história real da caçada ao serial killer conhecido como Zodíaco, o filme foca na investigação jornalística e policial para descobrir a identidade de um criminoso que enviava cartas misteriosas aos jornais de São Francisco na década de 1970.

Estrelado por Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, Zodíaco é um thriller que se apoia nos diálogos para impulsionar a atmosfera de suspense, apresentando uma extrema atenção aos detalhes que tornam a trama aterrorizante.

Imagem de capa do item

1 - A Rede Social (2010)

Em primeiríssimo lugar do ranking, A Rede Social (2010) é considerada por muitos a grande obra-prima de David Fincher. Apesar de não pertencer ao gênero pelo qual o diretor é mais conhecido, o drama que conta a história de como Mark Zuckerberg transformou uma ideia simples no Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, recebe uma enxurrada de admiradores até hoje.

Elogiado pelo roteiro preciso de Aaron Sorkin e a direção afiada de Fincher, A Rede Social faz um retrato peculiar da mente por trás da plataforma azul, assim como tudo aquilo que o fez se tornar um jovem bilionário praticamente da noite para o dia.