Darling In The Franxx: História, personagens, segunda temporada e mais sobre o anime

Capa da Publicação

Darling In The Franxx: História, personagens, segunda temporada e mais sobre o anime

Por Equipe Legião dos Heróis

Lançado no começo de 2018, Darling in the Franxx rapidamente caiu no gosto do público, se tornando um dos animes mais populares do ano. Na trama protagonizada por Zero Two e Hiro, sobreviventes de uma guerra catastrófica precisam treinar jovens para defender a humanidade utilizando enormes mechas chamados de Franxx.

A história distópica chamou tanta atenção que muitos continuam aguardando sua continuação. Nesta lista, você vai ficar por dentro de tudo sobre o anime, seu universo e o que vem aí para a série no futuro!

Imagem de capa do item

Como é o universo de Darling In The Franxx?

Darling in the Franxx se passa em um futuro pós-apocalíptico onde grande parte da humanidade foi dizimada em uma terrível guerra, que levou os sobreviventes a abandonarem a superfície do planeta.

Nesse universo, adultos e crianças levam vidas muito diferentes. Enquanto os primeiros vivem em cidades tecnologicamente avançadas e são imortais, as crianças são chamadas de parasitas, criadas artificialmente, roubadas de sua individualidade e educadas apenas para pilotarem os Franxx. Para que possam cumprir sua tarefa de pilotar os mechas e protegerem a humanidade, as crianças são criadas em ambientes isolados apelidados de gaiolas de pássaros. Esses locais visam emular eras passadas para que os jovens pilotos desenvolvam as respostas emocionais necessárias para sua tarefa.

Explicando melhor como as coisas chegaram a esse ponto, a série revela que no século 21, descobertas em tecnologia de mineração aceleraram o progresso da civilização humana. Essa tecnologia permitia que energia fosse extraída do magma a baixo custo, podendo ser utilizada para tudo. Os cientistas que contribuíram para a descoberta, então, formam a APE, organização que passa a influenciar a economia e política do mundo com suas descobertas. Eventualmente, eles descobrem o caminho para a imortalidade, e muitas pessoas escolhem se tornarem imortais, mesmo que isso custe a elas a possibilidade de reprodução. Com o tempo, isso resulta em uma sociedade de adultos que veem procriação e relações entre si como obsoletas e indesejáveis.

Um culto de personalidade acaba se formando ao redor de Papa, o presidente da APE, que os humanos passam a adorar como um deus. Isso leva a organização a governar o restante da civilização, fazendo com que a humanidade abandone a superfície destruída da Terra em favor de cidades móveis fortificadas conhecidas como Plantations.

Imagem de capa do item

Os personagens de Darling In The Franxx

A série tem foco no Squad 13 (Esquadrão 13, em português), um grupo de dez parasitas. Diferente dos outros esquadrões, eles contam com Franxx feitos especificamente para eles.

O personagem principal, Hiro, era considerado um piloto prodígio até "perder" a habilidade de se sincronizar com sua parceira. Isso muda quando ele se torna o único a sobreviver mais de 3 missões trabalhando com Zero Two no comando do Franxx Strelizia, já que ninguém havia realizado esse feito antes. É revelado depois que Hiro costumava ser considerado um líder entre as crianças, tendo dado nomes a muitas delas. Ele também possui uma conexão especial com sua parceira, que é explorada ao longo da trama.

A própria Zero Two também tem muito destaque no anime. Uma piloto de elite, a misteriosa personagem é uma garota rebelde, além de ser considerada monstruosa por muitos devido à seu sangue klaxosaur. Sua reputação é ainda pior devido ao fim de todos os seus parceiros em pilotar Strelizia, já que todos antes de Hiro acabaram morrendo. Seu grande desejo é se tornar inteiramente humana, para que ela possa se reunir com uma pessoa importante de seu passado.

Goro é um garoto sensato e otimista, além de ser um dos outros pilotos de Franxx. Ele é amigo de infância de Hiro e Ichigo, sua parceira em pilotar o mecha Delphinium. Ele é considerado o segundo líder do esquadrão, se mostrando mais maduro do que os outros garotos.

Ichigo, a parceira de Goro, é a líder do Esquadrão 13. Emocional e muito franca, a garota é apaixonada por Hiro desde que ele deu um nome a ela. Isso a leva a ter grande preocupação por ele, principalmente devido à sua parceria com Zero Two e o fim que todos os pilotos anteriores que trabalharam com ela tiveram.

Os pilotos do terceiro Franxx do esquadrão, Argentea, são Zorome e Miku. O garoto é barulhento e desegradável, desdenhando daqueles que considera "elite" mas admirando os adultos e desejando se tornar um deles. Seu papel é o de alívio cômico do grupo, e ele está sempre discutindo com sua parceira.

Ela também é considerada barulhenta e por vezes desagradável, sendo uma pessoa extremamente direta. Apesar disso, Miku possui um lado mais sensível, frequentemente servindo como um sistema de apoio para seus colegas de equipe.

Em seguida, temos os pilotos do Franxx Genista. Originalmente, o mecha era comandado por Kokoro e Futoshi, mas este último trocou de parceira com Mitsuru.

Mitsuru é um garoto quieto e um tanto cínico, que esteve com Hiro e os outros desde a infância. Ele passou por um procedimento arriscado que visava melhorar suas habilidades como Parasita, e se mostra decepcionado quando descobre que Hiro se esqueceu da promessa que havia feito a ele quando os dois eram crianças.

Kokoro é uma garota dócil e gentil que gosta de cuidar da estufa da Gaiola de Pássaros. Após encontrar um livro sobre bebês, ela desenvolve uma fascinação pelo assunto, desejando ter um filho e deixar uma marca para o futuro. Ela se torna próxima de Mitsuru depois de descobrir sobre seu sofrimento, e os dois decidem se tornar parceiros.

Futoshi era o parceiro original de Kokoro, mas se torna parceiro de Ikuno em pilotar o Franxx Chlorophytum. Um garoto gentil que nutria uma grande paixão por Kokoro, ele se via como protetor de sua antiga parceira, e fica devastado quando ela decide trabalhar com Mitsuru.

Por fim, Ikuno é uma garota calma e sensata, que inicialmente pilotava ao lado de Mitsuru, mas que nunca se deu bem com ele. Melhor amiga de Ichigo, ela nutria um amor por sua colega, embora não fosse correspondida.

Imagem de capa do item

O que é a APE?

A já menciona APE é a organização que lidera a humanidade nesse universo. Além de Papa, outros membros importantes do grupo são adorados como deuses pelos humanos que ainda restam. Outros, mesmo que não sejam adorados da mesma forma, tem tarefas importantes em comandar os humanos.

Nana é uma das integrantes da organização, sendo a gerente da sede de combate dos parasitas. Assim, é ela quem cuida dos parasitas e age como uma espécie de mãe adotiva para eles, ao mesmo tempo em que é a responsável por tomar decisões difíceis sobre eles.

Hachi também supervisiona o Esquadrão 13 ao lado de Nana. Seu papel é o de comandante das operações de defesa, e embora se mostre estóico e direto, ele demonstra realmente se importar com as crianças.

O Dr. Franxx é um ciborgue que desenvolveu as unidades Franxx. seu nome real é Werner Frank, e ele também é responsável pela criação dos parasitas por meio de sua pesquisa com clones. No passado, ele tinha uma má reputação devido à falta de ética em seus experimentos com clonagem, mas foi este trabalho que o levou a conseguir uma parceria com a APE.

O já mencionado Papa é o presidente da APE. Toda a humanidade é leal e obediente a ele, o reverenciando como um deus ao mesmo tempo em que temem as consequências de quebrarem suas regras. Ele comanda o desenvolvimento e decisões relacionados aos parasitas.

Imagem de capa do item

Qual é a história de Darling In The Franxx?

A trama de Darling in the Franxx se passa no mundo pós-apocalíptico já descrito, onde a humanidade sofre sob a ameaça constante de criaturas conhecidas como klaxosaurs. Levados à beira da extinção, os humanos criam os parasitas para pilotarem mechas gigantes chamados de Franxx em pares com um menino e uma menina.

O parasita masculino é chamado de estame, enquanto a parasita feminina é chamada de carpelo, ambos sendo nomes das partes reprodutivas das plantas. Todos os parasitas são criados artificialmente, e têm períodos curtos de vida.

Um grupo de dez parasitas é colocado na formação do Esquadrão 13, uma equipe experimental. Um deles, o protagonista Hiro, era um prodígio candidato a piloto que falhou em completar seu programa de treinamento após não conseguir mais se sincronizar com sua parceira.

A cerimônia de graduação do esquadrão de Hiro é interrompida por um ataque, que mata o parceiro de Zero Two. Apesar de ela ser conhecida como um monstro por seu sangue klaxosaur e tendo a reputação de matadora de parceiros dado o fim que todos que tentam pilotar com ela encontram, Hiro se voluntaria para se tornar o novo parceiro da garota.

Imagem de capa do item

O anime

O anime tem direção de Atsushi Nishigori e foi lançado em 2018. Nishigori também foi responsável pela escrita do projeto ao lado de Naotaka Hayashi, com Masayoshi Tanaka no comando do design de personagens, Shigeto Koyama agindo como design de mecânicas, Hiroyuki Imaishi sendo o diretor na animação de ação e Asami Tachibana sendo a responsável pela música da produção.

Ao todo, o anime conta com uma única temporada de 24 episódios. A produção foi feita por uma parceria dos estúdios A-1 Pictures, Trigger e CloverWorks.

Imagem de capa do item

O mangá

Ao contrário do que acontece com muitas obras famosas, o anime foi a obra original, que posteriormente recebeu uma adaptação em mangá. Essa adaptação foi escrita por Code:000, contando com ilustrações por Kentaro Yabuki. Publicado pela Shueisha na Shonen Jump+, o mangá conta com 8 volumes no total, tendo sido finalizado em 2020.

De acordo com Yabuki, a versão em mangá é um "e se", mostrando uma versão alternativa dos eventos do anime. Assim, do volume 4 em diante, a trama conta com grandes divergências do final visto na versão original.

Imagem de capa do item

Onde ler e assistir Darling In The Franxx?

Atualmente, o mangá não pode ser lido por meios oficiais em português. A obra só foi licenciada para lançamento nos Estados Unidos este ano, e não tem previsão de chegada ao Brasil.

O anime pode ser assistido inteiramente de modo gratuito por meio da Crunchyroll. Uma versão dublada também está disponível no site, mas para acessá-la é preciso assinar a versão premium da plataforma.

Imagem de capa do item

Darling In The Franxx vai ter continuação?

Atenção: Este item contém spoilers do fim da série!

O final da história apresentada na primeira temporada faz com que uma possível continuação tivesse que ser um novo começo. Isso porque o anime acaba com Hiro e Zero Two se sacrificando para destruir o mundo dos VIRM, e os klaxosaurs retornando à Terra. Depois disso, os sobreviventes ajudaram a reconstruir o planeta, mas os VIRM juram que voltarão no futuro. Já os protagonistas aparecem reencarnados mil anos depois, se encontrando novamente.

Para que uma segunda temporada aconteça, a história precisaria ser um prequel com personagens diferentes ou dar sequência à trama seguindo a reencarnação de Hiro e Zero Two. É possível, no entanto, dar continuidade à história de acordo com o que é mostrado no fim e a deixa do retorno dos VIRM no futuro.

Imagem de capa do item

Vai ter a segunda temporada de Darling In The Franxx?

Até hoje não há confirmação de que uma segunda temporada vá acontecer. Apesar do sucesso de Darling In The Franxx, a série sofreu duras críticas quanto à sua segunda metade, particularmente o final. Dado o tempo que se passou desde o fim da série, a probabilidade de uma nova temporada se mostra cada vez mais remota.

Assim, é impossível deduzir quando uma segunda temporada seria lançada, caso ela chegasse a acontecer. Mesmo que mais episódios estivessem atualmente em desenvolvimento apesar da falta de anúncio, então ainda levaria algum tempo até o lançamento de outra temporada.

Imagem de perfil
Equipe Legião dos Heróis

"Você já dançou com o demônio sob a luz do luar?"