Dabi: 10 curiosidades sobre o vilão de My Hero Academia

Capa da Publicação

Dabi: 10 curiosidades sobre o vilão de My Hero Academia

Por Márcio Jangarélli

My Hero Academia continua apresentando personagens extremamente interessantes. Sejam heróis ou vilões, eles brilham em personalidade, carisma, design e nos fazem esperar ansiosos por quando teremos mais informações sobre cada um.

Na Liga dos Vilões, um dos antagonistas mais sensacionais é o misterioso e devastador Dabi. O vilão das chamas azuis chama a atenção do público desde que surgiu, com todo mundo especulando qual seria o passado do rapaz. Preparei essa lista para tentarmos desvendar um pouco essa figura enigmática. Vem comigo?

Imagem de capa do item

O que “Dabi” significa?

O codinome do vilão, cujo nome real não conhecemos ainda, tem algumas interpretações - todas elas bem macabras.

Os kanjis que compõem “Dabi” (荼毘) não são tão comuns assim no Japão. O primeiro, “荼”, pode significar “sofrimento”, enquanto o segundo, “毘”, pode ser lido como “ajuda” ou “salvamento”.

No entanto, “Dabi” como palavra está na frase “Dabi-ni-fusu”, que significa “Cremar o corpo”. Dessa interpretação, vem a tradução mais aceita do nome do vilão, “Cremação” - que faz sentido com os poderes de fogo do personagem e sua aura mórbida.

Imagem de capa do item

Quais são as motivações de Dabi como vilão?

Quando o Dabi entra para a Liga dos Vilões, ele afirma estar se inspirando no Stain, o Assassino de Heróis. Ele fica feliz em derrotar e humilhar aqueles que considera “heróis falsos” e quer destruir as estruturas estabelecidas pela sociedade de heróis.

No entanto, diferente do Stain, ele não liga para a transformação dessa sociedade. O Dabi literalmente quer ver o mundo queimar; ele compartilha o sentimento do Stain de que essa é uma terra hipócrita, de pessoas que não merecem o título que carregam, mas não quer mudar isso ou se preocupa com danos colaterais. Seu objetivo é mais parecido com o do Shigaraki, de fazer tudo desmoronar.

Imagem de capa do item

Dabi na Liga dos Vilões

Mesmo como parte da Liga dos Vilões e do que ela vai se tornar depois (sem spoilers do mangá aqui), o Dabi não parece ligar muito para os ideais dos seus companheiros - ainda que sejam parecidos.

Diferente dos outros membros da Liga, que se aproximam e realmente formam uma aliança, o Dabi mantém uma barreira ao se relacionar com aliados ou inimigos. Ele mesmo já afirmou que não se importa com os objetivos do Shigaraki ou com o resto do grupo e que só dá valor aqueles que considera forte o bastante para fazer a sua própria vontade se concretizar.

Se isso é verdade ou não, alguns eventos no mangá nos fizeram questionar a palavra do vilão. Mas aí é outra história.

Imagem de capa do item

Como os poderes de Dabi funcionam?

A individualidade do Dabi é extremamente poderosa, intitulada “Cremação”. Ele produz essas chamas azuis que parecem ser mais efetivas que o fogo de outros personagens com poderes parecidos, como o Shoto ou Endeavor.

Aliás, é um tipo de chama bem único e não vemos qualquer outro herói ou vilão usando algo parecido. Como uso, porém, não vimos nada além de uma manipulação “normal”, com rajadas, bolas de fogo e ataques em área.

Imagem de capa do item

Brincou com fogo? Vai se queimar

No entanto, como já vimos acontecer com o Shoto e o Endeavor, o corpo do Dabi não aguenta usar sua individualidade por um período longo de tempo. Se usar seu poder além da conta, o vilão acaba se queimando com a própria chama e sua temperatura corporal dispara.

Isso deve ser ainda pior para ele do que para os heróis citados.

Possivelmente, suas chamas são mais quentes que as dos Todoroki, causando uma reação mais severa ao uso prolongado. Muito fãs teorizam, inclusive, que as partes queimadas do corpo do Dabi vieram de um descontrole de poder que quase matou o vilão.

Imagem de capa do item

Duplicatas contra heróis profissionais

Mesmo limitado, ele é extremamente poderoso. É só lembrar que seus clones seguraram o Vlad e o Aizawa durante a invasão dos vilões no acampamento - e eles nem carregavam todo o poder do Dabi.

Durante o incidente, o Dabi foi clonado pela individualidade do Twice, que cria cópias idênticas até nos poderes, mas que são mais fracas e “frágeis” que os originais.

Ainda que os clones tenham desaparecido com pouco dano, eles foram capazes de atrasar dois heróis profissionais, professores da U.A., por um bom tempo, um feito considerável.

Imagem de capa do item

Não é para todo mundo

Por mais que o Dabi tenha toda essa aura de mistério, um design incrível e tudo mais - e desperte o interesse de toda a fanbase - ele não é lá um dos personagens mais populares de My Hero Academia. Pois é.

Nas pesquisas de popularidade, ele já esteve nas posições 28º, 34º e 19º. Para uma história com tantos personagens igual My Hero Academia, não é tão baixo assim - na verdade, é um número considerável. Provavelmente isso deve mudar quando o passado do vilão for explorado, quando, no momento, só temos mistério e teorias sobre ele.

Imagem de capa do item

Não se dá bem em viagens

Todo vilão tem seu ponto fraco e o Dabi não é exceção. Durante os eventos da vingança do Shigaraki contra o Overhaul, quando a Liga intercepta o comboio carregando o vilão capturado, descobrimos que o Dabi se enjoa fácil em veículos. Quem nunca, não é verdade?

Com o Spinner nervoso no volante, o Dabi, já aparentemente enjoado, fala para o colega parar de balançar o caminhão porque ele não se dá bem com veículos.

Imagem de capa do item

Sem choro

As marcas de queimadura e os “pontos” grosseiros no corpo do vilão sempre chamaram a atenção do público, principalmente porque parte do rosto do Dabi é composto de pele queimada. E isso influencia de uma maneira peculiar para aumentar sua carga dramática.

Dá pra ver que o Dabi não tem as pálpebras, né? Bom, pelo menos as de baixo - nem me pergunte como isso funciona. Os dutos lacrimais do vilão também foram queimados, fazendo com que seja impossível para ele chorar. Isso faz sentido para a personalidade e a história que está sendo construída para ele, mas, ainda assim, é bem triste e bizarro.

Imagem de capa do item

Touya Todoroki

Não tem como fazer essa lista sem falar sobre a grande teoria envolvendo o vilão - com alguns spoilerzinhos sobre o mangá, então, se não quiserem saber mais do que devem, parem aqui.

Desde que apareceu na história, por conta dos seus poderes, aparência, motivação e ações, os fãs teorizam que o Dabi tem alguma conexão com os Todoroki. Por algum tempo, a especulação era de que ele seria um filho bastardo do Endeavor ou algo assim, mas as coisas mudaram conforme fomos aprendendo mais sobre a família do Shoto.

Por algum tempo escutamos que houve outra grande tragédia entre os Todoroki, além do caso do Shoto e sua mãe. Enfim, nos eventos da visita do Midoriya e do Bakugo à casa do colega, descobrimos que ele tinha um irmão mais velho, o Touya, que morreu anos atrás - e por quem o Endeavor se sente extremamente culpado.

Nem preciso dizer que isso atiçou o fogo nos fãs de acreditar que o Dabi é o Touya, ainda vivo. Isso não foi explorado ainda, mas não é difícil imaginar como se encaixaria perfeitamente, visto que o vilão carrega um grande rancor de heróis, seus poderes são baseados em chamas, seu corpo queimado sugere um acidente no passado e o nome “Dabi” indica “cremação”.

Só o futuro nos dirá realmente se o Dabi realmente tem alguma relação com Touya Todoroki.