10 fatos e curiosidades sobre Dwayne Johnson, o The Rock

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Dwayne Johnson, o The Rock

Por Matheus Takahashi

Uma das figuras mais reconhecidas de Hollywood atualmente, Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, acumula fãs sempre onde passa, desde os ringues de luta-livre até às salas de cinema. Ator, lutador, filantropo, conheça algumas curiosidades sobre o homem mais eletrizante do entretenimento e que viverá o Adão Negro nos cinemas!

Imagem de capa do item

Quem é Dwayne Johnson?

Dwayne Douglas Johnson nasceu no dia 2 de maio de 1972 em Hayward, na região da Baía de San Francisco, na Califórnia, mas cresceu vivendo em outras localidades dos EUA, como Havaí, Carolina do Norte e Pensilvânia, até morar onde foi radicado, em Miami. Ao longo de sua juventude, Dwayne foi preso várias vezes por pequenos crimes, mas mudou de rumo na vida após praticar esportes no ensino médio.

Atualmente, ele tem 1,96 metro de altura, pesa aproximadamente 120 quilos e também tem cidadania canadense além da americana - seu pai, negro, nasceu no Canadá, e sua mãe tem origem samoana.

Imagem de capa do item

A família de Dwayne Johnson

Atualmente, Dwayne é casado com Lauren Hashian, com quem se casou em 2019, e os dois tiveram duas filhas, Jasmine e Tiana. Mas o ator teve uma outra filha em um casamento anterior, chamada Simone, com a também atriz Dany Garcia.

Um detalhe sobre a família de Dwayne é sua relação com a luta-livre. Seu avô materno, Peter Maivia, e seu pai, Rocky Johnson, foram lutadores, e alguns de seus primos também atuam hoje com luta-livre, sendo os mais reconhecidos Roman Reigns e Nia Jax.

Imagem de capa do item

Futebol Americano

Após o colegial, Dwayne Johnson se lançou no futebol americano universitário. Ele foi campeão nacional em 1991 pela Universidade de Miami, e, em 1995, chegou a ser considerado para o Draft da NFL, mas não foi escolhido.

Após ser novamente recusado em uma equipe canadense, Dwayne tomou aquela que seria a melhor escolha da sua vida: treinar para ser lutador profissional de luta-livre.

Ah, pros mais aficionados por futebol americano: ele jogava como defensive tackle.

Imagem de capa do item

A WWE

Em 1996, Dwayne estreava na luta-livre profissional, com o nome de ringue Rocky Maivia, em homenagem a seu pai e seu avô, respectivamente. Ele começou logo numa das maiores ligas da época, a World Wrestling Federation (WWF, que hoje é conhecida como a WWE).

Seu primeiro título na companhia também não demorou a chegar: já em 1997, ele conquistou o título de Campeão Intercontinental, derrotando um tal de Triple H, um dos lutadores mais famosos da história da franquia.

Imagem de capa do item

Por que Dwayne Johnson é chamado de The Rock?

O apelido The Rock veio no seu primeiro heel turn (em suma, quando o lutador passa a atuar como vilão), entre 1997 e 1998. Durante entrevistas e atuações no ringue, ele começou a se referir sempre na terceira pessoa, o que se tornou uma marca de seu personagem. Assim, aos poucos ele começou a ser anunciado apenas como The Rock.

A mudança de nome, que veio acompanhada de uma mudança no visual e na personalidade de The Rock, fez com que ele se tornasse uma das principais figuras da WWE e da chamada Attitude Era, ganhando fama para além dos ringues.

Imagem de capa do item

Golpes marcantes

Além de ter uma música-tema e gimmicks, os lutadores têm golpes específicos, que caracterizam seus personagens no ringue. Obviamente, isso não seria diferente com The Rock.

Ele tem duas assinaturas que o caracteriza nas lutas: a primeira é o Rock Bottom, onde ele derruba o oponente, jogando-o com as costas no chão, e o mais famoso, People's Elbow, na qual, com o rival no chão, ele dá uma senhora cotovelada, depois de correr para os lados opostos do ringue.

Imagem de capa do item

Rivalidades e conquistas na carreira como lutador

Ao longo de sua carreira como lutador, The Rock passou por uma enorme série de histórias e rivalidades marcantes. O mais conhecido de seus rivais foi "Stone Cold" Steve Austin, outro que também é bastante amado pelo público. Os dois protagonizaram, juntos, inúmeros momentos imortais na WWE, desde decisões de título e até mesmo um banho de cerveja.

Ao longo de sua carreira, que durou até 2002, e com um breve retorno de 2011 a 2013, The Rock foi dez vezes campeão peso-pesado, duas vezes campeão intercontinental, 5 vezes campeão de duplas e venceu o Royal Rumble de 2000, e entrou para o Hall da Fama da franquia em 2015.

Imagem de capa do item

Ida a Hollywood

O personagem de The Rock fez enorme sucesso, ao ponto de chamar a atenção de Hollywood. E, a partir de 2000, Dwayne Johnson passa a dividir seu tempo de ringue com as filmagens de filmes, dando início à sua carreira cinematográfica. Sua primeira aparição nas telonas foi em O Retorno da Múmia, interpretando o Escorpião Rei.

Porém, sua ida à Hollywood não foi a sua primeira experiência em frente às câmeras. Dwayne participou de alguns seriados da TV americana em episódios especiais, incluindo a série Star Trek: Voyager. Ao longo de sua carreira, ele também viria a fazer participações especiais em inúmeros shows e séries, desde Family Guy a Hannah Montana.

Imagem de capa do item

Papéis e filmes marcantes de The Rock

Como todo ator e atriz, The Rock teve papéis marcantes no cinema, em filmes que ficaram marcados pela sua presença. Entre seu primeiro grande papel, como o Escorpião Rei, até um de seus últimos, como o Doutor Bravestone em Jumanji, outros se destacam, como Hobbs, de Velozes e Furiosos, e Mitch, em Baywatch.

Outros filmes famosos estrelando o ator são Terremoto: a Falha de San Andreas, Planeta 51 e Moana, sendo os dois últimos como dublador. Dwayne Johnson também atua como produtor executivo em alguns de seus filmes.

Música-Tema

Todo mundo na WWE tem uma música-tema, que caracteriza a entrada de lutadores e convidados especiais nos eventos da franquia. E, para fechar a lista com estilo, eis a última versão da música-tema de The Rock, intitulada "Electrifying", em referência a um de seus apelidos, sendo o "Homem Mais Eletrizante de Todo o Entretenimento".

Tal apelido se justifica: não apenas por sua carreira em filmes e com luta-livre, mas pela sua personalidade e seu carisma com o público. E a comunidade geek terá a honra de vê-lo como o icônico Adão Negro, num papel à altura de Dwayne 'The Rock' Johnson.