Como e onde estão os atores do elenco de Escola de Rock

Capa da Publicação

Como e onde estão os atores do elenco de Escola de Rock

Por Gabriel Mattos

Quando a nossa rotina era basicamente ir para a escola e fazer dever de casa todo dia, Escola de Rock surgiu, lá em 2003, como um grito de liberdade, uma janela para a vida que toda criança sonhava. Nele, Jack Black finge ser o professor de uma escola e transforma as tediosas aulas de matemática em energéticas aulas de puro rock.

O filme foi o trampolim na carreira de atores incríveis, mas hoje, 17 anos depois, muitos de seus talentos brilham fora dos holofotes. Vamos descobrir como e onde estão os atores do filme?

Imagem de capa do item

Jack Black como Dewey Finn

Dewey Finn viveu do rock a vida inteira, mas nunca foi muito bom. Ele está quebrado e acabou de ser expulso de sua banda quando vê uma oportunidade de ganhar grana fácil fingindo ser o professor de uma escola chique. Ele rapidamente subverte todas as regras da instituição, transformando seus alunos numa verdadeira banda e os ensinando que nem tudo na vida poder ser aprendido em um livro.

Foi Jack Black quem aceitou o desafio dar vida ao carismático Dewey. O ator já vinha construindo uma carreira sólida e o sucesso do filme só ampliou sua popularidade. Ele continua trabalhando como ator e dublador de filmes e jogos. Entre seus papéis mais conhecidos estão Po da franquia Kung Fu Panda, e os remakes de Jumanji e Goosebumps. Hoje aos 51 anos, Black é membro da banda Tenacious D e mantém um canal no Youtube, Jablinski Games, para se aproximar dos seus dois filhos.

Imagem de capa do item

Joan Cusack como Diretora Roz

A rígida Diretora Roz consegue fazer crianças chorarem quando está tentando acalmá-las. Ela está sempre zelando pelo nome da escola, mas acaba se descuidando ao contratar de última hora Dewey como substituto. Toda essa postura rígida e disciplinada esconde uma roqueira selvagem, domada pela pressão de cuidar dos filhos dos outros.

Joan Cusack tinha duas indicações ao Oscar quando aceitou interpretar a diretora Roz. Desde então, seus papéis mais importantes foram na televisão, onde foi nomeada diversas vezes pela série Shameless. Nos filmes, ela ainda deu voz à Jessie dos filmes de Toy Story e, mais recentemente, apareceu no filme adolescente Deixe a Neve Cair, da Netflix. Atualmente com 58 anos, é casada com Richard Burke e tem dois filhos.

Imagem de capa do item

Miranda Cosgrove como Summer

Summer é uma aluna ardilosa e dedicada que faz de tudo para tirar notas altas e se destacar. Ela é a que mais critica o método relaxado do professor substituto, mas quando ele diz que a banda de rock é um projeto obrigatório que vale nota, ela prontamente aceita. Summer funciona como empresária do grupo e a turma só consegue entrar para a Batalha das Bandas graças a suas artimanhas.

Escola de Rock foi o primeiro trabalho de Miranda Cosgrove nos cinemas e o filme alavancou a carreira da atriz. Depois do longa, ela entrou para o elenco de Drake e Josh como a pequena Megan. Logo depois, estrelou sua própria série, iCarly, no papel da protagonista Carly, pelo qual é conhecida até hoje. Aos 27 anos, Miranda segue na carreira de cantora e atriz, inclusive emprestando sua voz a personagens icônicos como a Margo da franquia Meu Malvado Favorito.

Imagem de capa do item

Kevin Alexander Clark como Freddy Jones

Freddy Jones — interpretado por Kevin Clark — começa como o estudante encrenqueiro que pega no pé de Dewey por chegar de ressaca no trabalho, mas, assim que o professor lhe dá confiança, ele se revela um grande baterista. Ele acaba se perdendo no caminho rebelde do rock e, no meio disso, lembra Dewey de que um pouco de responsabilidade não faz mal a ninguém.

Hoje com 31 anos, assim como seu personagem, Kevin se tornou um baterista da banda Robbie Gold. Ele ainda mantém contato com seus colegas de elenco e é particularmente próximo de Rivkah, a Katie do filme.

Imagem de capa do item

Rivkah Reyes como Katie

Katie, interpretada por Rivkah Reyes, é uma estudante com baixa autoestima que toca violoncelo até começarem as aulas do Sr. S. Ele lhe apresenta ao baixo e a talentosa garota se torna a primeira menina a entrar para a banda. Infelizmente, Rivkah não continuou a atuar depois do filme. Na verdade, a experiência acabou transformando sua vida em um pesadelo.

Após o filme, Rivkah teve que lidar com pais abusivos e uma série de traumas por causa do papel. Acabou desenvolvendo síndrome de impostor e passou a ter dificuldades em atuar. Hoje, com 27 anos, Rivkah superou essas dificuldades, voltou a atuar e cantar, mas o seu principal trabalho é em uma clínica estética.

Imagem de capa do item

Joey Gaydos Jr. como Zack

Zack tem um talento natural para o rock, mas está sempre levando bronca de seu pai que acha que música é uma perda de tempo. Ao longo do filme ele aprende a se impor e, inclusive, a turma toca uma música que ele escreveu na Batalha das Bandas. Zack tem seu próprio solo de guitarra, provando ao seu pai que ele é muito bom no que faz.

Zack foi interpretado por Joey Gaydos Jr.. O ex-ator acabou se envolvendo com drogas, e o problema escalou tanto que ele precisou roubar guitarras e outros instrumentos musicais para pagar suas dívidas. Joey foi preso quatro vezes só em 2019.

Imagem de capa do item

Robert Tsai como Lawrence

No filme, Lawrence cumpre bem o papel de minoria modelo. Ele é o garoto de origem asiática, bem reservado e inteligente, que toca piano e só faz coisas aprovadas pelos pais. Isso acaba lhe afastando do resto da turma. Ele não tem amigos, até que Dewey o chama pra banda e o ajuda a se enturmar.

O ex-ator Robert Tsai deixaria seu personagem Lawrence orgulhoso. Depois do filme, Robert entrou para a prestigiada Universidade de Darthmount, nos Estados Unidos. Ele ainda se apresenta como um exímio pianista, dessa vez em sua faculdade. Ele pretende fazer dois mestrados na área de humanas.

Imagem de capa do item

Maryam Hassan como Tamika

Tamika não gosta muito de ser o centro das atenções e não canta na frente dos outros até a metade do filme, mas quando solta a voz, ela encanta. Suas inseguranças quase a impedem de participar da primeira apresentação da banda, mas uma conversa bem sincera com Dewey consegue acalmar a garota.

Tamika é interpretada por Maryam Hassan. Depois do filme, Maryam preferiu assumir o anonimato e compartilha o mínimo possível de sua vida com o público. Suas únicas aparições desde então são em reuniões com o elenco do filme, com quem ainda mantém uma relação próxima.

Imagem de capa do item

Brian Falduto como Billy

O próprio Dewey chama o Billy de engomadinho da turma. Ele gosta de Liza Minnelli e exerce a função de estilista da banda. Billy aproveita o seu cargo para explorar sua criatividade, sugerindo visuais clássicos do rock, mas no final o estilo da banda acaba sendo os simplórios uniformes de escola.

Billy foi interpretado por Brian Falduto e o papel se tornou um grande fardo no seu crescimento. Brian cresceu sendo chamado por todos de “criança gay do Escola de Rock” em uma fase da sua vida em que ele nem sabia muito bem o que isso significava. O ator só foi abraçar sua sexualidade anos depois, quando se apaixonou por um rapaz. Atualmente com 28 anos, Brian é formado em artes cênicas e se tornou um cantor independente de música country.

Imagem de capa do item

Mike White como Ned Schneebly

Esse é o verdadeiro Sr. Schneebly! É ele quem Dewey, seu melhor amigo, finge ser quando aceita o trabalho na escola. Ned tem bancado a vida fanfarrona do amigo há anos com seu trabalho de professor, até que sua nova namorada tenta colocar rumo em sua vida. Ele não consegue se impor muito a princípio, mas no final a enfrenta para defender seu amigo quando é preciso.

Ned foi interpretado por Mike White. Você pode não lembrar tanto de seu rosto em outras produções, mas com certeza já assistiu algum dos filmes dos quais ele escreveu como roteirista. Entre eles temos o próprio Escola de Rock, como também Emoji - o Filme e A Escolha Perfeita 3.