Capa da Publicação

Aizawa Shota: 10 coisas que você precisa saber sobre o herói de Boku No Hero Academia

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Todo bom anime tem aquela figura do sensei cansado e badass, né? Narutinho tem o Kakashi, Dragon Ball tem o Piccolo e o Beerus e por aí vai. Um fenômeno com Boku no Hero não poderia ficar atrás e assim surge Aizawa Shota, um dos melhores personagens da obra.

Preparei essa lista para conhecermos melhor o Shota como herói, professor, aluno e pessoa. Ele é um dos personagens centrais de Boku no Hero, seja pela sua individualidade, sempre um ás na manga de qualquer estratégia, seja pela sua moral no trabalho heroico. Vem comigo?

Spoilers em frente, então cuidado!

Imagem de capa do item

O nome Aizawa Shota tem algum significado?

Sim, o nome do Aizawa tem alguns significados ligados aos poderes e personalidade do herói.

O primeiro nome dele, Shota, tem o kanji 消, “Sho”, que significa “apagar”. Já o sobrenome, Aizawa, é escrito com o kanji 相, “Ai”, que pode significar “recíproco” ou “conselheiro”. Ele carrega a profissão e a individualidade no nome.

Imagem de capa do item

De onde vem o codinome Eraser Head?

Foi o Present Mic quem deu o codinome de herói para o Aizawa. Os dois são melhores amigos desde a época de escola e, quando o Shota não escolheu um codinome para si, o Hizashi pensou em “Eraser Head” na mesma hora.

Além de estar ligado aos poderes do Aizawa, o codinome possui uma inspiração bem peculiar. O nome vem de Eraserhead, primeiro filme de David Lynch, de 1977, de terror surrealista. Ele conta uma história bizarra, em preto e branco, entre sequências de sonho e alucinação.

Quando o Aizawa ativa seus poderes ao máximo, seu cabelo começa a flutuar e lembra o penteado icônico do Henry, protagonista do longa.

Imagem de capa do item

Como funciona a individualidade do Aizawa?

A habilidade do Eraser Head é uma das mais úteis e poderosas dentro do universo de Boku No Hero. Ainda que tenha seus limites, poder cancelar individualidades em uma sociedade de individualidade é bem incrível, né?

O “Apagar” do Aizawa funciona através da visão. Ele pode cancelar a habilidade de qualquer indivíduo que entre em seu raio de visão, mesmo se estiverem longe. No entanto, o quirk só fica ativo enquanto ele mantiver os olhos abertos, ou seja, nada de piscar. O poder também seca os olhos dele mais rápido, assim, mantê-lo ativo por muito tempo vai da resistência do próprio Shota.

Essa individualidade apaga qualquer habilidade, menos as de indivíduos da classe mutante - quando modificações corporais são o quirk. O poder do Aizawa também funciona no One For All e no All For One.

Imagem de capa do item

Quais são os equipamentos do Aizawa?

Como a individualidade do Shota não é ofensiva, depende de condições específicas para manter os olhos dele abertos por mais tempo e o tornam um alvo fácil, ele depende também de equipamentos especiais para lutar.

A arma principal do Eraser Head são os “tecidos” que ele sempre carrega. Eles são feitos de fibra de aço, algodão e fibra de carbono, de maneira que possam ser manipulados facilmente e funcionem para agarrar e prender indivíduos.

Além disso, ele sempre carrega seus óculos especiais, presente de um amigo da sua época de UA, que impedem o inimigo de ver sua linha de visão e onde sua individualidade está atuando no momento.

Por fim, se é para realmente atacar, o Shota carrega uma grande faca presa em sua cintura. Ainda, ele sempre tem vidrinhos de colírio consigo, para manter os olhos úmidos.

Imagem de capa do item

Conhecendo Aizawa Shota

Que tal conhecer o Aizawa pessoa? Além de herói e professor, ele é humano de anime também.

O databook revela que o personagem tem 30 anos no início da história, 31 no momento corrente. O aniversário dele é em 8 de Novembro, ele tem 1,83m, gosta de gatos, dormir e não possui muitos móveis em sua casa.

Seu melhor amigo é o Present Mic, Hizashi Yamada, e ele é formado como Herói Profissional pela UA.

Imagem de capa do item

O Aizawa estudou na UA?

Pois é, como dito ali em cima, o Aizawa também passou pela UA quando estava e formando como herói. Ele era da classe A, a mesma sala da qual é responsável agora, e era colega de classe do Present Mic.

Durante sua época de colégio, ele levou uma rivalidade com um aluno da classe B, o Sensoji - que possui uma habilidade um tanto parecida com a do Bakugo. Sensoji, conhecido depois como Mister Blaster, desprezava o Shota e seu quirk não-ofensivo.

Depois de algum treino e com a ajuda de um amigo, o Oboro, ele conseguiu derrotar o Mister Blaster em uma briga.

Imagem de capa do item

Shota, Hizashi, Oboro e Nemuri

Durante a época de colégio, o Aizawa era amigo de nomes bem conhecidos de Boku no Hero. Ele era melhor amigo e colega de classe do Present Mic, a Midnight, Nemuri Kayama, era sua veterana e até o ajudou a conseguir o primeiro estágio e, claro, tinha o Oboro Shirakumo.

Oboro era um dos melhores amigos do Shota e o completo oposto do rapaz em personalidade. Ele foi criado com inspiração clara no Goku, de Dragon Ball, e seu poder era o de criar e manipular nuvens - tanto que ele lutava de forma muito parecida com o Goku criança, carregando até um bastão. Ah, seu codinome era “Loud Cloud”.

É o Oboro quem dá os óculos dourados para o Aizawa e os dois, junto do Present Mic, planejavam criar uma agência de heróis. Infelizmente a coisa não seguiu por aí.

Imagem de capa do item

Quem treinou o Aizawa?

Por indicação da Midnight, o Shota e o Oboro se juntaram a uma agência de heróis bem interessante durante sua época de estágio. Os três foram membros da Purple Revolution Agency, comandada pelo herói profissional His Purple Highness.

E, se você não notou de primeira, o His Purple Highness é inspirado pelo icônico Prince! Tanto pela fixação pela cor roxa, como o design do personagem, ele é uma grande homenagem ao artista.

Ele é quem ensina o Eraser Head a ser mais apresentável como herói, seja para as pessoas que ele salva, seja para a mídia. E é o His Purple Highness um dos primeiros a realmente reconhecer o valor do Shota no trabalho heroico, mesmo com uma individualidade passiva.

Imagem de capa do item

O que aconteceu com o Oboro?

Durante os estágios do segundo ano da UA, enquanto lutavam contra um vilão, o Oboro é atingido por uma pilha de entulhos de um prédio desmoronando e morre. Pelo menos, essa é a história que ouvimos até então.

Mais tarde, descobrimos que o Kurogiri, o indivíduo com poderes de teleporte da Liga dos Vilões, é um Nomu criado a partir do corpo do Oboro. Falando sobre sua “criação”, o Kyudai Garaki menciona que, quando os vilões capturaram o rapaz, na verdade eles estavam em busca do Aizawa, dando a entender que o acidente não seguiu como imaginávamos.

Perder o Oboro marcou o Shota pra sempre e o fez mais cuidadoso - ao ponto de reprovar alunos que ele acredita serem inaptos para o combate fora da UA como proteção.

Imagem de capa do item

Quem é o pupilo do Aizawa?

E, ainda que seja o responsável por toda a sala 1-A, o Aizawa tem um pupilo em particular, assim como o All Might tem o Midoriya. Por conta das várias semelhanças entre suas personalidades, ambições e poderes, o Eraser Head acolhe o Hitoshi Shinso como aprendiz.

O Shota ajuda o rapaz em sua transferência para o curso de heróis, o ensina a usar o tecido de captura como arma e até o guia na criação de seu próprio acessório heroico - uma máscara que modula e muda sua voz, para incrementar seus poderes de Lavagem Cerebral.

Imagem de perfil
Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.