Beastars: 10 coisas que você precisa saber sobre o anime da Netflix

Capa da Publicação

Beastars: 10 coisas que você precisa saber sobre o anime da Netflix

Por Márcio Jangarélli

Nos últimos tempos, a Netflix vem distribuindo animes realmente incríveis! Um dos maiores sucessos – e o original mais popular do serviço no Brasil – é Beastars, com animais antropomorfizados, animação de fazer o olho brilhar e uma história que é uma montanha-russa de emoções.

Preparei essa lista para mostrar algum amor ao título e explorar um pouco mais da história do Legoshi nesse mundo animalesco. Quem vem junto tentar se tornar o próximo Beastar?

Imagem de capa do item

O que é Beastars?

Beastars é um mangá ilustrado e roteirizado por Paru Itagaki, publicado na Weekly Shonen Champion desde Setembro de 2016.

Com 21 volumes - encerrando sua história neste mês de Outubro - o título foi adaptado para anime em 2019, produzido pelo Estúdio Orange, distribuído pela Netflix e a Fuji TV no Japão. Mundialmente, a animação foi lançada como temporada completa pela Netflix em Março de 2020.

Essa história é ambientada em um mundo de animais antropomorfizados, que vivem em uma sociedade de estética um pouquinho retrô. Nela, acompanhamos a jornada de Legoshi, um lobo cinzento adolescente que se apaixona pela Haru, uma coelha anã branca, e os vários conflitos que essa relação traz.

Imagem de capa do item

Uma autora peculiar

Se a obra não parece única o suficiente para você, basta dar uma olhadinha na autora.

Extremamente reservada sobre sua vida pessoal, Paru Itagaki só faz aparições públicas usando uma máscara de galinha. E não é qualquer galinha, aliás. É um disfarce de Legom, uma das personagens de Beastars.

Filha de mangaká, Paru começou sua história de publicações em 2016 com Beast Complex, uma minissérie antológica que se passa no mundo de Beastars e mostra a história de personagens inéditos ou menores da linha principal.

Em 2019, a mangaká começou um novo título, autobiográfico, longe dos animais, chamado “Paruno Graffiti”.

Imagem de capa do item

Carnívoros e Herbívoros

Um dos fatores determinantes da história em Beastars é a relação entre os animais Carnívoros e os Herbívoros.

Vivendo juntos em sociedade, a trama discorre sobre instinto e contrato social, quando os Carnívoros precisam domar sua própria natureza para se encaixar no mundo, enquanto os Herbívoros vivem em um estado de medo e atenção constante do outro grupo.

No fim, ainda que coloque o romance mais ou menos infeliz como carro-chefe, Beastars é mais uma história sobre uma sociedade quase impossível tentando acontecer, seus impedimentos e concessões.

Imagem de capa do item

Animais mestiços

Isso ainda não foi muito mostrado no anime, mas um dos motores seguintes da história de Beastars serão os animais nascidos de duas espécies diferentes, os mestiços.

Diferente do mundo real, nesse universo espécies distintas podem se reproduzir, gerando filhotes com características dos dois pais. Essa dinâmica deve ser melhor explorada no futuro, incluindo discussões sobre racismo e autoaceitação na história.

Imagem de capa do item

Mercado Clandestino

Apresentado na primeira temporada de Beastars, o Mercado Clandestino ainda vai render muita história adiante no anime.

Nessa sociedade onde carnívoros são proibidos de comer outros animais, o Mercado Clandestino existe para vender carne “ilegalmente”. As autoridades fazem vista grossa para o lugar por ele manter parte da população na linha com seus instintos, ainda que abrigue crimes bizarros no seu interior.

Parte da carne vendida ali até vem de uma origem “decente”, fornecida por hospitais e necrotérios. No entanto, o Mercado Clandestino também acoberta uma rede de tráfico de animais vivos, núcleos mafiosos, entre outras coisas obscuras que, acreditem ou não, estarão nas próximas temporadas de Beastars.

Imagem de capa do item

Legoshi, o Lobo Cinzento

O protagonista dessa aventura toda é o Legoshi, um lobo cinzento depressivo e gentil, que tenta esconder ao máximo seus instintos carnívoros e leva uma vida bem reprimida.

De acordo com a autora, o nome do personagem vem do lendário ator húngaro-americano Béla Lugosi. Seu rosto foi modelado a partir do artista francês Mathieu Amalric e sua figura completa é baseada no ator japonês Kenichi Matsuyama - e, acreditem, se vocês pesquisarem os três, dá para notar a referência mesmo o Legoshi sendo, bom, um lobo.

Ainda que ele comece a história meio pra baixo, conforme sua relação com a Haru evolui e ele é forçado a confrontar alguns estigmas dessa sociedade, Legoshi vai adquirindo um certo gosto pela “justiça” - algo que determina o futuro do lobo adiante na trama.

Imagem de capa do item

Louis, o Cervo-Vermelho

O outro protagonista de Beastars é um espelho reverso do Legoshi. Louis, o Cervo-Vermelho, é o orgulhoso estudante exemplar da Academia Cherryton. Mesmo sendo um herbívoro, Louis age como um líder em todos os momentos, ainda que extremamente rígido e muitas vezes violento.

Louis serve de contraponto para a vida reprimida do Legoshi. Ele se recusa a ser visto como frágil, tem nojo de demonstrar qualquer fraqueza e vai impor sua vontade o máximo possível. Seu objetivo principal é ser o futuro Beastar, uma figura de liderança nessa sociedade..

Imagem de capa do item

Uma história colegial, romântica e policial?

Algo muito único de Beastars é o desenvolvimento da narrativa.

Começando como uma história colegial, com o dia-a-dia conturbado de Legoshi, Louis e Haru na Academia Cherryton, a trama vai adquirindo tons cada vez mais sérios e sombrios, se transformando lentamente em uma aventura quase policial - ainda que mantenha o romance e o aspecto mais “shonen” por todo o percurso.

Na verdade, em certo momento deixaremos a Academia Cherryton de lado e acompanharemos o Legoshi em uma jornada com detetives, policiais e se envolvendo ainda mais no submundo urbano.

Imagem de capa do item

Quem matou o Tem?

Seguindo o final da primeira temporada do anime, o próximo arco de Beastars deve explorar um evento que aconteceu lá no primeiro episódio e serviu de conflito inicial da trama: o assassinato do Tem, a alpaca.

Depois dos eventos com o Shishigumi e toda a violência do encerramento do ano um da animação, Legoshi toma para si a missão de investigar o assassinato do seu colega de teatro e capturar o culpado.

Imagem de capa do item

Segunda temporada confirmada!

E essa história já está confirmada para ser adaptada no anime! Beastars foi renovada para uma segunda temporada logo no final da da primeira, prevista para estrear no início de 2021!

A Netflix já divulgou até um pôster do novo ano do anime, mostrando que as coisas ficarão ainda mais sombrias a partir de agora. Você pode conferir o pôster clicando aqui.