Batman Que Ri: 10 fatos e curiosidades sobre o Batman maligno

Capa da Publicação

Batman Que Ri: 10 fatos e curiosidades sobre o Batman maligno

Por Matheus Takahashi

O arco Dark Nights: Metal, da DC, trouxe uma das versões alternativas do Batman mais surpreendentes e conhecidas dos últimos tempos: o Batman Que Ri, a prova viva sobre o que poderia acontecer se o Batman e o Coringa fossem fundidos em um só ser.

O vilão é muito mais do que um “Batman maligno”, tendo representado uma grande ameaça ao Multiverso da DC e aos principais heróis da editora com sua aparência sombria e seus feitos macabros.

Confira a seguir 10 fatos e curiosidades sobre o Batman Que Ri!

Imagem de capa do item

A primeira aparição do Batman Que Ri nos quadrinhos

A primeira aparição do Batman Que Ri nas HQs veio em Dark Days: The Casting #1, de setembro de 2017, que introduziu algumas das versões malignas do Batman na revista - Os Cavaleiros das Trevas, liderados pelo próprio Batman Que Ri. Nas revistas seguintes, relacionadas à saga, foram explicadas as origens e as motivações do vilão no Universo DC.

Imagem de capa do item

Qual é a origem do Batman Que Ri?

O Batman Que Ri é o Bruce Wayne da Terra-22, que foi forçado a matar o Coringa, para parar uma série de mortes que o vilão estava causando. O palhaço estava eliminando vários outros vilões do Batman e também infectando crianças em um hospital com a Toxina Coringa.

Porém, ao matar o vilão, o Batman acabou sendo infectado pela mesma toxina que foi usada nas crianças, que, em poucos dias, levaou Bruce à insanidade. Após isso, ele mata os membros da Batfamília e da Liga da Justiça, iniciando sua caminhada para se tornar o líder supremo de sua realidade.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades do Batman Que Ri?

O Batman Que Ri possui as mesma habilidade físicas do Batman, mas, além disso, ele também ganhou várias características do Coringa, por conta da toxina que o infectou - o que o tornou imune à dor e resistente à outras toxinas.

Ele também conta com boa parte do arsenal que o Batman costuma ter, como batarangues e seus veículos, além de também usar a perigosa Toxina Coringa ao seu favor.

Imagem de capa do item

A lista de vítimas do Batman Que Ri

A lista das vítimas do Batman Que Ri é bastante extensa. As primeiras vítimas foram os membros da Batfamília: Asa Noturna, Capuz Vermelho, Robin Vermelho e Batgirl. Em seguida, seus colegas da Liga da Justiça: Flash, Mulher-Maravilha, Gavião Negro, Caçador de Marte, Homem-Borracha e Tornado Vermelho.

Ele ainda fez com que o Superman, sob os efeitos de uma Kryptonita Preta, matasse Lois Lane, junto com seu filho, Jonathan. Batman que Ri também matou todos os membros da Corte das Corujas, o que o permitiu tomar a cidade de Gotham para si.

Imagem de capa do item

Os Cavaleiros das Trevas

Após dominar a Terra-22, o vilão se sentiu bastante limitado, sem ter mais o que conquistar. Porém, ele ganhou um novo propósito após conhecer Barbatos, o maligno Deus Morcego, que, com o objetivo de aglomerar várias realidades para o seu Multiverso Sombrio, criou os Cavaleiros das Trevas (em livre tradução do original Dark Knights).

O grupo é formado por outras versões terríveis do Batman, todos liderados pelo Batman Que Ri, com cada uma sendo uma "fusão" com outros vilões da DC. Bastante poderosos, os guerreiros eram conhecidos por levar o terror e a morte por todos os universos que atravessavam.

Imagem de capa do item

Os Robins Raivosos

Lembra das crianças infectadas com a Toxina do Coringa? Elas haviam sido enviadas para os Laboratórios S.T.A.R., onde seriam tratadas e uma cura seria desenvolvida.

Porém, com a ascensão do Batman Que Ri, o vilão capturou as crianças, vestiu-as em trajes do Robin e, desde então, as usa como bichos de estimação, e passando a chamá-los de Robins Raivosos. Bem bizarro!

Imagem de capa do item

Damian Sombrio

Dentre todos os membros da Batfamília, apenas Damian Wayne sobreviveu ao massacre de seu pai. Bruce o infecta com a toxina e decide transformá-lo em seu ajudante maligno.

Essa versão distorcida do Robin seguiu seu pai em sua jornada macabra através do Multiverso. Curiosamente, ele foi morto pelo Damian Wayne original, com uma ajudinha do Arqueiro Verde.

Imagem de capa do item

Chegada à Terra Primordial

Claro que um vilão como o Batman Que Ri não poderia deixar a Terra Primordial do Universo DC passar despercebida de seu objetivo de expandir o Multiverso Sombrio. Desta forma, ele e o exército de Barbatos lançam uma enorme ofensiva contra os heróis dessa Terra, mas, no final, todos são derrotados.

Apesar disso, o Batman Que Ri continua vivo, inclusive alimentando sua vontade de derrotar sua contraparte, o Batman original. Nas HQs mais recentes da revista Dark Knights: Death Metal, o vilão se aliou à Perpetua, uma das maiores entidades cósmicas da DC, em uma nova tentativa de expandir o Multiverso Sombrio.

Imagem de capa do item

O Sexteto Secreto

A passagem do Batman Que Ri pela Terra Primordial também resultou na criação do Sexteto Secreto do Multiverso Sombrio, após o vilão atacar alguns super-heróis com batarangues infectados. O grupo reuniu Shazam, Gavião Negro, Donna Troy, o Comissário Gordon, Besouro Azul e Supergirl, que se tornaram versões terríveis de si próprios.

Felizmente, os heróis infectados pelo Batman Que Ri são salvos e libertos da influência do vilão. O grupo foi desfeito ainda em maio deste ano, na revista Year of The Villain: Hell Arisen #4.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat 11

Apesar de ser um personagem relativamente recente, o Batman Que Ri já faz uma aparição em Mortal Kombat 11, sendo uma skin para Noob Saibot, um dos personagens mais sombrios da franquia de jogos de luta.

A roupa é bastante similar com o visual do vilão na HQs, e está disponível para download para qualquer um que obter o Pacote de Kombate do jogo. A skin foi disponibilizada após o lançamento do Coringa no jogo, sendo parte de um pacote de skins inspiradas em vilões da DC.