Batman: Qual o filme mais bem avaliado pela crítica? Confira a nota de todos os filmes da franquia

Capa da Publicação

Batman: Qual o filme mais bem avaliado pela crítica? Confira a nota de todos os filmes da franquia

Por Gus Fiaux

O Cavaleiro das Trevas está tendo sua chance de brilhar novamente nos cinemas graças a The Batman, longa que estreou na semana passada e já se tornou um queridinho entre muitos fãs. Com a proposta de se debruçar sobre a mitologia do herói e ressignificá-lo na cultura pop, o longa de Matt Reeves já foi confirmado como o início de uma franquia.

Agora, você já parou para pensar qual é o filme mais bem-recebido do Batman pela crítica especializada? E qual é o mais detonado? Nesta lista, nós reunimos os filmes do herói, do “pior” ao “melhor” de acordo com a aprovação do Rotten Tomatoes. Aqui, você verá o que os críticos acharam de cada um dos filmes do Cavaleiro das Trevas!

Para a lista manter um pouco de coesão e objetividade, estamos nos limitando aos filmes que foram lançados no cinema, mesmo se eles forem continuações de séries de TV. No entanto, deixamos de fora os longas animados produzidos pela DC Comics Warner Animation Studios, cujo lançamento principal se dá direto para DVD e mídias digitais.

Imagem de capa do item

Batman & Robin (1997)

Embora esteja sendo "redescoberto" nos últimos anos por muitos amantes do cinema de Joel Schumacher, o infame Batman & Robin ainda é tido como o pior filme do Cavaleiro das Trevas já feito - até porque, de trevas ele não tem nada. O grande carnaval em Gotham City apresenta figuras como a Hera Venenosa, o Senhor Frio e o Bane.

Estrelado por George Clooney, o longa afundou a saga do personagem, e como resultado a Warner deixou o Batman "na geladeira" por quase uma década. Os críticos dizem que o filme "tem piadas demais e não tem um cérebro", e isso justifica a média de 12% de aprovação (com 3,80 sendo a média das notas dadas) e 16% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016)

Embora tenha fiéis defensores até hoje, Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi a forma mais polêmica de continuar a história de Homem de Aço. Prometendo um grande embate entre o Cavaleiro das Trevas e o Último Filho de Krypton, o filme acabou sendo abarrotado de personagens e tramas na esperança de pavimentar o caminho para o Universo Estendido da DC.

E o resultado foi sentido pelos críticos, já que o filme tem apenas 29% de aprovação da imprensa especializada (com nota média de 5,00). Por outro lado, os fãs foram mais compreensivos - o que justifica os 63% de aprovação do público. No consenso do Rotten Tomatoes, podemos ler: "BvS afunda uma trama potencialmente boa em um furacão de efeitos visuais sombrios".

Imagem de capa do item

Batman Eternamente (1995)

Após algumas confusões nos bastidores, Tim Burton decidiu abandonar o projeto para um terceiro filme de sua franquia, mas a Warner não perdeu tempo e chamou Joel Schumacher para fazer Batman Eternamente, um filme que vinha com uma pegada mais infantil e absurda, enquanto nós éramos apresentados ao Robin, ao Charada e ao Duas-Caras.

O filme trazia Val Kilmer no papel de Batman, mas a mudança de tom não agradou os fãs e críticos. Dito como sendo "barulhento, lotado e às vezes chato", o filme foi elogiado pelas atuações de Jim Carrey e Tommy Lee Jones, conquistando 39% de aprovação dos críticos (com média de 5,10) e 32% por parte do público.

Imagem de capa do item

Batman (1989)

Em 1989, a Warner Bros estava determinada a criar uma grande franquia a partir da mitologia do Cavaleiro das Trevas. Após contratarem Tim Burton, tivemos o inesquecível Batman, que traz Michael Keaton no papel do herói, lado a lado com Jack Nicholson, que faz uma das versões mais cabulosas do Coringa.

Com 72% de aprovação dos críticos (com média de 6,70) e 84% por parte do público, o filme se tornou um clássico do cinema de heróis e é conhecido por sua ambientação gótica. A imprensa especializada concorda que o filme é "bem-sucedido como um entretenimento sombrio, embora o Coringa de Jack Nicholson frequentemente ofusque o herói principal".

Imagem de capa do item

Batman, o Homem-Morcego (1966)

Em 1966, logo após o final da primeira temporada da série de TV estrelada por Adam West e Burt Ward, a Fox lançou Batman, o Homem-Morcego, um filme que dá continuidade à história do seriado com seu jeitinho irreverente e cheio de piadas, mais inspirado pelos quadrinhos que surgiram na Era de Ouro das HQs e tinham um ar mais inocente.

O filme é um grande festival de participações especiais, trazendo vários vilões clássicos do herói - como o Charada, o Pinguim, a Mulher-Gato e, é claro, o Coringa. O resultado agradou os críticos, que disseram que o filme "eleva o camp a uma forma de arte". A aprovação do longa é de 79% entre os críticos (com média de 6,30) e 62% entre o público.

Imagem de capa do item

Batman: O Retorno (1992)

Por outro lado, se Tim Burton havia feito uma história de origem essencial para o herói, em 1992 ele estava de volta inserindo o Cruzado Encapuzado no mundo corrupto e criminoso com ainda mais força. Batman: O Retorno traz de volta o Cavaleiro das Trevas de Michael Keaton, dessa vez lutando contra o Pinguim e a Mulher-Gato.

Muito mais elogiado que seu predecessor, o filme foi aprovado por 80% da crítica especializada (com média de 6,70) e 73% do público. O consenso dos críticos diz que "a atmosfera sombria de Tim Burton, o herói imperfeito de Michael Keaton e o brilhante elenco fazem dessa continuação algo melhor que o filme original".

Imagem de capa do item

Batman Begins (2005)

Após o fracasso crítico e comercial de Batman & Robin, a Warner Bros. passou anos em busca de alguém que pudesse revitalizar e reformular o legado do herói nos cinemas. Assim, Christopher Nolan trouxe ao mundo sua visão mais "pé-no-chão" do personagem em Batman Begins, filme de 2005 que explora as origens do Cavaleiro das Trevas.

Em uma época onde o cinema de super-heróis ainda não era esse fenômeno que observamos atualmente, o filme conquistou a atenção de muitos e teve 84% de aprovação dos críticos (média de 7,70) e 94% do público. Entre as razões apontadas pelo consenso, temos: "sombrio, animador e inteligente, Batman Begins entende a essência de um herói definitivo".

Imagem de capa do item

Batman: A Máscara do Fantasma (1993)

Entre todas as adaptações do Cavaleiro das Trevas, uma que nunca sai da cabeça dos fãs é a icônica série animada, que foi ao ar de 1992 a 1995. E a criação de Paul Dini e Bruce Timm também acabou invadindo os cinemas com a estreia de Batman: A Máscara do Fantasma, que é ambientada nesse mesmo universo e oferece mais detalhes sobre o herói.

O filme é até hoje tido como uma das melhores interpretações de Bruce Wayne fora dos quadrinhos, e os críticos dizem que "o longa acerta no lugar em que muitas versões live-action falharam". Como resultado, ele tem 85% de aprovação da crítica especializada (com média de 7,00) e 88% por parte do público. Para quem ainda não viu, fica a recomendação!

Imagem de capa do item

Batman (2022)

O mais novo filme do Cruzado Encapuzado está em cartaz nos cinemas e já chegou com tudo. Ele pode não estar no topo da lista, mas definitivamente está em uma ótima posição, em quarto lugar. The Batman é dirigido por Matt Reeves e aposta em um clima maior de horror e suspense, inspirado por grandes clássicos do cinema noir.

O filme apresenta Robert Pattinson no papel do herói e conta com 86% de aprovação da crítica especializada (com nota média de 7,60) e 89% por parte do público geral. Descrito como "intrigante, sombria e violenta, The Batman é uma das melhores - e mais assustadoras - adaptações do herói da DC Comics".

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Lançado no mesmo ano que Os Vingadores se reuniam, o terceiro filme da trilogia de Christopher Nolan pode ter desapontado alguns fãs, mas foi um baita sucesso de crítica e entre o público geral. Aqui, acompanhamos o Batman deixando sua "aposentadoria" para enfrentar o perigoso Bane, que traz planos mortais para o povo de Gotham City.

Abrindo o pódio da nossa lista, O Cavaleiro das Trevas Ressurge conta com 87% de aprovação da crítica especializada (com média de 8,00) e mais 90% de aprovação do público. No Rotten Tomatoes, o consenso diz que o filme é "ambicioso, reflexivo e potente", e que encerra a trilogia de Nolan de uma forma espetacular.

Imagem de capa do item

LEGO Batman: O Filme (2017)

O segundo lugar do ranking vai para uma das gratas surpresas de 2017, que é LEGO Batman: O Filme, o primeiro spin-off de Uma Aventura LEGO, que tenta transformar o Cavaleiro das Trevas e toda sua vasta coletânea de aliados e inimigos em pequenos bonecos feitos com peças de montar. E por mais incrédulo que você fique, o resultado é sensacional.

O filme está bem mais disposto a zoar e satirizar os clichês e as dinâmicas dos quadrinhos do Batman, e acabou conquistando 90% dos críticos (média de 7,50), contra 80% do público. Considerado "insanamente divertido", o filme conta com a ilustre presença de vários heróis e vilões, como Coringa e a Mulher-Gato.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Não é surpresa para ninguém, mas até hoje o filme mais aclamado do herói é Batman: O Cavaleiro das Trevas, o segundo capítulo da trilogia criada por Christopher Nolan, no qual vemos o Batman, mais experiente, lutando contra o maior inimigo de sua vida: o Coringa. E enquanto isso tudo rola, Gotham segue sitiada e temos a apresentação do Duas-Caras.

O filme mudou toda a percepção sobre os filmes de super-heróis e provou que era possível fazer algo sério e genuinamente inteligente. Porém, não há como negar que o maior destaque vai para Heath Ledger, que deu seu sangue, suor e lágrimas para viver o Palhaço do Crime. O filme conta com 94% de aprovação dos críticos (média de 8,60) e 94% do público.